Quais são as denominações para a lesão da medula espinhal?

Perguntado por: Diogo Jaime de Cruz  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (9 avaliações)

As lesões da medula espinhal causam dano ou disfunção nervosa de uma das seguintes formas: Choque por uma lesão por impacto (tal como uma queda ou colisão) Pressão (compressão) pelos ossos partidos, inchaço ou um acúmulo de sangue (hematoma)

Quais são as lesão da medula espinhal?

Existem quatro tipos de lesão medular : cervical, torácica, lombar e sacral. Em geral, quanto mais alto na coluna vertebral ocorre a lesão, mais disfunção a pessoa experimenta. Lesões da medula espinhal cervical geralmente causam perda de função nos braços e pernas, resultando em tetraplegia.

Quais são os tipos de lesão medular?

As lesões medulares são divididas em duas categorias etiológicas, sendo traumáticas ou não-traumáticas. Entretanto, nota-se que as traumáticas, de longe, são as causas mais frequentes de lesões na medula em populações adultas.

Qual a divisão da medula espinhal?

A medula espinhal tem a forma de um cordão arredondado e dela se originam 31 pares de nervos espinhais. A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal.

Que áreas são anatomicamente afetadas na lesão da medula espinal?

Lesões cervicais (pescoço)

Quando as lesões da medula espinhal ocorrem na área do pescoço, em que são classificadas como lesões cervicais, os sintomas podem atingir principalmente os braços, as pernas e a parte central do corpo.

Sistema Nervoso: Lesões da medula espinal (Paraplegia e tetraplegia) - Anatomia - VídeoAula 012

27 questões relacionadas encontradas

O que ocorre se uma pessoa sofrer uma lesão na medula espinhal?

Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação. Contudo, as crianças podem sofrer lesões da medula espinhal em que os nervos sofrem de disfunção apenas temporária e brevemente.

Como ocorre a lesão medular?

As lesões na medula espinal ocorrem quando uma força física direta lesa vértebra, ligamentos ou discos da coluna espinal, causando hematoma, esmagamento ou ruptura do tecido da medula espinal; e quando a medula espinal é penetrada (p. ex., por bala ou ferimento com faca).

Qual o nome da estrutura terminal da medula espinhal?

O filamento terminal é formado por pia-máter, uma das membranas que formam as meninges. ... Elas recebem o nome de dura-máter, aracnoide e pia-máter. Assim como o encéfalo, na medula espinhal é possível observar uma região mais clara e outra mais escura.

Como é uma medula espinhal?

A medula espinhal é uma porção de tecido nervoso que está localizada no interior do canal vertebral, sem, no entanto, ocupar toda a coluna. Em um indivíduo adulto, ela se estende do forame magno (cavidade craniana que se comunica com o canal vertebral) até a junção da primeira e segunda vértebras lombares.

O que é uma medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

O que é o que é lesão medular?

Uma lesão é classificada como completa quando não há função motora ou sensitiva preservada no segmento sacral. Numa lesão incompleta as funções motora e sensitiva estão preservadas no nível do segmento sacral.

Como saber o nível da lesão medular?

Uma lesão de nível mais alto resulta numa maior área corporal comprometida: o Cervicais: comprometimento dos membros superiores, tronco e membros inferiores. São eles: C1, C2, C3, C4, C5, C6 ou C7. o Torácicas: comprometimento do tronco e membros inferiores.

Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?

O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.

Quais os tipos de lesões na coluna vertebral?

Entre as lesões da coluna vertebral mais características entre os atletas destacam-se as seguintes: - instabilidades da coluna cervical; - tetraparesia transitória; - apofisite da coluna toracolombar; - espondilólise traumática; - fraturas do arco vertebral.

Qual a diferença da lesão tetra é a lesão para?

Enquanto a paraplegia afeta apenas as pernas, a tetraplegia, também conhecida por quadriplegia, é diagnosticada quando a lesão na medula compromete o movimento dos 4 membros, os braços e as pernas, e o tronco. Saiba mais sobre a tetraplegia e como é feito o tratamento.

O que é a medula espinhal onde se localiza e quais suas funções?

Composta por células nervosas e localizada no canal interno das vértebras, a medula espinhal é um cordão cilíndrico, que fica logo abaixo das costelas. A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.

Onde fica a medula da coluna?

A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Na maioria dos adultos, a coluna vertebral é composta por 33 vértebras (ossos individuais que formam a coluna).

Onde termina a medula espinhal?

A medula espinal é uma continuação do tronco cerebral. Ela se estende do forame magno na base do crânio até à vértebra L1 / L2, onde termina como cone medular. Um fino fio denominado filum terminale se estende da ponta do cone medular até a primeira vértebra coccígea (Co1) e ancora a medula espinal em seu lugar.

Onde encerra a medula espinhal?

A medula espinhal

Ele se estende do forame magno na base do crânio até a vértebra L1 / L2, onde termina como o cone medular.

O que é o espaço epidural?

O espaço epidural é o espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral, sendo ocupado por tecido conjuntivo frouxo, gordura epidural e plexo venoso vertebral interno.

Quando ocorre a paraplegia?

O que é paraplegia? As paraplegias ocorrem quando as vias motoras e sensitivas que percorrem a medula espinhal são interrompidas por um acidente ou outro motivo qualquer, geralmente no nível da coluna dorsal ou lombar. Essa interrupção pode ser completa ou incompleta, levando assim a diferentes repercussões e sintomas.

Quais são as principais sequelas da lesão medular?

2.2 Seqüelas da Lesão Medular

Ainda podem ocorrer outros comprometimentos indiretos como depressão, hipotensão ortostática, disreflexia autonômica, espasticidade muscular, osteomielite, trombose venosa profunda, espasmos de músculos flexores, ossificação heterotópica, osteoporose, síndrome dolorosa e atelectasia.

O que causa lesão na coluna?

Lesões na coluna são causadas, na maioria das vezes, por traumas ou acidentes que podem romper uma vértebra e pressionar ou destruir a circulação interna da medula espinhal. A coluna vertebral é uma pilha de ossos chamados vértebras ligadas por articulações e separadas por discos de cartilagem.

Por que uma lesão na medula espinhal pode causar paralisia?

Porque ela pode cortar, comprimir ou danificar a medula espinhal, uma massa de tecido nervoso que conecta o cérebro ao corpo e vai da base do crânio até a segunda vértebra lombar.

Qual é vértebra que a pessoa fica Tetraplegica?

Lesões na coluna cervical um pouco acima da sexta vértebra deixam o indivíduo tetraplégico e acima de C4 interrompem o controle da respiração e ele para de respirar instantaneamente.

Artigo anterior
Como converter Ufesp em reais?
Artigo seguinte
Quais são as principais características do sistema muscular?