Quais são as correntes que definem a relação de consumo?

Perguntado por: Renato Monteiro de Brito  |  Última atualização: 9. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (3 avaliações)

Visto que o CDC é abrangente ao definir consumidor, porém, vago, existem três correntes doutrinárias que buscam definir de maneira mais clara o conceito de consumidor, sendo elas a finalista, a maximalista e a finalista aprofundada, as teorias discutem quanto ao consumidor destinatário final, sendo essa a principal ...

Quais os tipos de relação de consumo?

A relação contratual é aquela na qual um consumidor assinou um contrato de prestação de serviço ou adquiriu um produto diretamente do fornecedor. Já a extracontratual seria a relação entre fornecedores e pessoas que não possuem contrato de consumo diretamente.

Quais os 3 elementos da relação de consumo?

É a relação de consumo é o “tripé” formado por consumidor, fornecedor e produto/serviço.

O que identifica uma relação de consumo?

Consumir é adquirir produtos e serviços colocados à disposição do consumidor. Quando a aquisição é feita por pessoa física (para seu uso pessoal), existe a presunção de que esteja caracterizada uma relação de consumo, que será regulada pelas regras do Direito do Consumidor.

Como estão classificados os elementos da relação de consumo?

Toda relação de consumo deve ter obrigatoriamente três elementos, o elemento subjetivo, que é a relação entre o consumidor e o fornecedor, o objetivo (o produto ou serviço) e finalístico – o consumidor deve ser o destinatário final.

Elementos da Relação de Consumo – Com o Professor Fernando Capez

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os quatro tipos de consumo?

Tipos de consumo
  • Consumo essencial e supérfluo.
  • Consumo individual e coletivo.
  • Consumo privado e público.
  • Consumo final e intermédio.
  • Consumo sustentável.

Qual é o objeto da relação de consumo?

Como já referido, o objeto da relação de consumo será o fornecimento de um produto ou a prestação de um serviço. O Código cuidou de defini-los, fazendo-o da seguinte forma: a) Produto: “é qualquer bem móvel ou imóvel, material ou imaterial”, (parágrafo 1º, do art. 3º da lei 8.078/90).

O que não é relação de consumo?

Não há relação de consumo quando se discute contrato firmado entre pessoas que não se encaixam nos conceitos de consumidor e fornecedor ditados pela legislação consumerista.

São considerados elementos da relação jurídica?

A doutrina costuma evidenciar a relação jurídica a partir de três elementos, a saber: os sujeitos, o objeto e o vínculo jurídico. Quanto aos sujeitos, diz-se que uma relação jurídica só pode existir entre duas ou mais pessoas. Sujeitos da relação jurídica seriam, pois, as pessoas naturais ou jurídicas.

O que caracteriza o consumo exemplifique?

O consumo se caracteriza pela aquisição de suprimentos para saciar as necessidades básicas do homem. A vida dos seres humanos têm uma relação entre produção e consumo desde sempre. O conceito, dessa forma, se relaciona a uma ação individual.

Qual é o nome da Lei que protege as relações consumeristas?

A Lei nº 8.078/90 (CDC), entrou em vigor em 11 de março de 1991, há vinte e cinco anos, trazendo um espectro de regulamentações sobre as relações consumeristas, nunca antes visto na história legislativa do Brasil, em sintonia com a Constituição Federal brasileira de 1988, tornou-se um extraordinário marco em termos de ...

O que é a Política Nacional das relações de consumo?

O artigo 4º do CDC traz a chamada Política Nacional das Relações de consumo. São nada menos do que diretrizes e princípios que nortearão o sistema de consumo, acrescido a ferramentas previstas para a efetivação desses objetivos.

Qual é o conceito de consumidor?

Consumidor – pessoa física ou jurídica destinatária final do produto ou serviço. Fornecedor – toda pessoa física ou jurídica que produz, monta, cria, constrói, transforma, importa, exporta, distribui ou comercializa produtos ou serviços.

O que diz a Súmula 297 do STJ?

Anos mais tarde, em 2004, o STJ aprovou a Súmula 297, segundo a qual “o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras”. É daquele mesmo ano a Súmula 285, que estabelece para os contratos bancários posteriores ao CDC a incidência da “multa moratória nele prevista”.

Qual é a importância do código do consumidor para as relações de consumo?

O Código de Defesa do Consumidor visa proteger os direitos daqueles que adquirem produtos e serviços. Sua importância é enorme, uma vez que os clientes são considerados a parte vulnerável nas relações de consumo. Bem como, podem ser lesados por práticas abusivas, tanto por parte de empresas quanto de fornecedores.

O que é responsabilidade objetiva nas relações de consumo?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de produtos ou serviços possui responsabilidade objetiva (arts. 12 e 14), ou seja, deve responder por prejuízos causados a terceiros independentemente da existência de culpa.

Qual é a relação entre consumo e consumismo?

Diferença entre consumo e consumismo

No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo.

O que é responsabilidade civil nas relações de consumo?

Neste sentido, a responsabilidade civil decorrente de relação de consumo é de natureza objetiva, não dependendo de culpa para sua ocorrência, possuindo como requisitos apenas a comprovação do dano, a prestação de serviço defeituoso e o nexo de causalidade entre o dano e os defeitos relativos à prestação do serviço.”

Quais são os fatores que influenciam o consumo?

Fatores ligados às questões psicológicas e emocionais podem impactar diretamente nos hábitos de compra dos consumidores, seja por um trauma, uma necessidade ou até mesmo por algum tipo de preconceito. Algumas pessoas, por exemplo, têm receio de fazer compras online e serem vítimas de alguma fraude.

O que Karl Marx fala sobre o consumismo?

RESUMO: O capitalismo depende do consumo, e a sociedade capitalista é refém do consumismo. O consumo exagerado se transforma em consumismo, ou seja, as pessoas passam a adquirir produtos e serviços muito além daquilo que seria considerado essencial para a sua sobrevivência.

Qual é a lei do direito do consumidor?

L8078compilado. LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Art.

Qual é a diferença entre consumo e consumismo?

Diferente do consumo, o consumismo não é utilizado para sanar necessidades essenciais ou garantir conforto e qualidade. A diferença entre eles é basicamente: consumo = necessidade ou compras planejadas; consumismo = desejo ou compras feitas de forma desenfreada.

O que é a vulnerabilidade do consumidor?

A vulnerabilidade é o conceito que fundamenta todo o sistema consumerista, o qual busca proteger a parte mais frágil da relação de consumo, a fim de promover o equilíbrio contratual. A vulnerabilidade da pessoa física consumidora é presumida (absoluta), mas a da pessoa jurídica deve ser aferida no caso concreto.

Artigo anterior
Quais são as unidades simples?
Artigo seguinte
Como saber se o ROI é bom?