Quais são as contribuições que são substituídas pela CPRB contempladas na desoneração de folha de pagamento?
Perguntado por: Gabriel Lima Morais | Última atualização: 16. April 2025Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)
A desoneração da folha de pagamento é a substituição da Contribuição Previdenciária Patronal, imposto incidente sobre o total da remuneração dos colaboradores, pela CPRB.
O que a CPRB substitui?
Esse regime, também conhecido como CPRB, é a substituição da CPP de 20% por outro percentual sobre a receita bruta da empresa, variável conforme atividade ou produto.
O que muda na desoneração da folha de pagamento?
A desoneração da folha substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A ideia é que esse mecanismo reduza os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.
O que é desoneração da folha de pagamento CPRB?
O que é a desoneração da folha de pagamento? A desoneração da folha de pagamento é um benefício fiscal. Basicamente, se trata da possibilidade de substituir o pagamento dos 20% de contribuição previdenciária patronal básica da folha de pagamento por uma alíquota menor sobre a receita bruta da empresa.
O que é contribuição previdenciária patronal CPRB?
A sigla CPRB corresponde à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - instituída pelo art. 8º da Lei 12.546/2011. Utiliza-se também o termo "Desoneração da Folha de Pagamento" para caracterizar o tributo, pois, em tese, a CPRB tende a ser menor que a contribuição previdenciária calculada sobre a folha.
Desoneração da Folha de Pagamento
Como é pago o CPRB?
Como é a forma de recolhimento da CPRB? A CPRB é apurada tal como se apura a contribuição ao PIS e a COFINS, sendo paga até o 20° dia do mês seguinte ao da competência.
Quais setores se enquadram na desoneração da folha de pagamento?
- Confecção e vestuário.
- Calçados.
- Construção civil.
- Call center.
- Comunicação.
- Empresas de construção e obras de infraestrutura.
- Couro.
- Fabricação de veículos e carroçarias.
Como é feita a desoneração da folha de pagamento?
Para declarar a opção pela desoneração da folha de pagamento, deve constar na DARF, Documento de Arrecadação da Receita Federal, os códigos 2985 e 2991, constam na Lei 12.546 citada anteriormente e se refere à contribuição previdenciária sobre a receita bruta.
Quem se beneficia com a desoneração da folha de pagamento?
A desoneração da folha permite a empresas de 17 setores substituírem a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. Todos esses setores empregam, atualmente, cerca de 9 milhões de trabalhadores.
O que o que significa desoneração da folha?
Trata-se de um sistema diferenciado de contribuição patronal ao INSS. No modelo padrão, a empresa precisa recolher 20% sobre a folha de pagamento. No alternativo, a alíquota varia entre 1% e 4,5% e incide sobre a receita bruta.
Quem deve pagar o INSS patronal?
O percentual a ser recolhido pelo empregador é de 8% sobre o salário e 0,8% em razão de ,riscos ambientais do trabalho, de acordo com o artigo 24 da lei 8.212/91.
Qual a Lei da desoneração da folha de pagamento?
Não é para todas as empresas, apenas para aquelas que se enquadrarem nas atividades econômicas ou que fabricarem produtos industriais listados na Medida Provisória, além daquelas já beneficiadas pela Lei nº 12.546/2011, que inaugurou a desoneração da folha.
O que é contribuição substituída?
A Tributação Previdenciária substituída, se dá pelo fato de que a empresa, a CPP da empresa no Simples Nacional é arrecadada a partir do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Dessa maneira, a CPP da folha é substituída pela CPP calculada a partir da receita bruta.
O que é contribuição previdenciária substitutiva?
A Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), ou simplesmente Contribuição Previdenciária Substitutiva, possui como aspecto material (fato gerador) o auferimento de receitas.
O que é contribuição previdenciária não substituída?
Em outras palavras, o recolhimento não é feito com base na receita bruta, mas sim baseado na folha de pagamento. É por isso que fala-se em “tributação previdenciária não substituída”, porque não há a substituição da CPP calculada sobre a folha por aquela calculada sobre a receita bruta.
Porque Lula vetou a desoneração da folha de pagamento?
O veto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (23). Lula argumentou que a proposta é inconstitucional por criar renúncia de receita sem apresentar o impacto nas contas públicas, como manda a legislação.
Quais são os 17 setores beneficiados pela desoneração da folha?
Os setores que pedem a desoneração são os seguintes: confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação (TI), tecnologia da informação e ...
Como funciona a desoneração da folha no Simples Nacional?
A desoneração da folha de pagamento, criada pela Lei n° 12.546/2011, permite que empresas optem por contribuir para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de recolher 20% sobre a folha de pagamento.
Quais as vantagens da desoneração da folha para a economia?
Segundo o aspecto econômico, sociológico e também no campo dos empregos, a desoneração da folha de pagamentos otimiza a empregabilidade — ao contrário do que poderá ocorrer se o Congresso não derrubar o veto. Um outro ponto que eu gostaria de ressaltar refere-se a uma imagem simbólica do economista Richard Kern.
Como saber se a empresa se enquadra na desoneração da folha?
Empresas que amparam a decisão em optar ou não pela desoneração devem levar em consideração o faturamento e o valor do INSS devido pela empresa sobre a folha de pagamento (contribuição patronal). Com estas informações em mãos o empreendedor poderá aplicar as alíquotas e confrontar os resultados para saber qual o menor.
Até quando posso optar pela desoneração da folha?
A desoneração atual tem validade até 31 de dezembro de 2023, ou seja, o projeto aprovado determina a prorrogação de 1º de janeiro de 2024 até 31 de dezembro de 2027.
Quais são os tipos de contribuição?
Existem diversos tipos de contribuições, como a Contribuição Social. É nessa categoria que encontram-se tributos como o PIS e a Cofins, que incidem diretamente sobre o faturamento das empresas; a CSLL, que incide sobre o lucro; e a Contribuição Previdenciária, que incide sobre a folha de pagamento.
O que é recolhimento da contribuição previdenciária?
É o desconto realizado da remuneração dos servidores para custear o regime de previdência ao qual estão vinculados. É realizado de forma compulsória, mensalmente, a partir da aplicação do percentual previsto para o respectivo regime sobre o salário de contribuição.
O que é incidência de contribuição previdenciária?
Incidência de contribuição: Quando o adicional é pago juntamente com a remuneração de férias gozadas, na vigência do contrato de trabalho. Não-incidência de contribuição: Quando o adicional é pago relativamente às férias indenizadas integrais e/ou proporcionais, na rescisão do contrato de trabalho (art.
Como comprovar deficiência mental?
Quais são os seis processos de gestão de pessoas?