Quais são as condições para que ocorra a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do Recém-nascido?
Perguntado por: Nádia Mota de Pires | Última atualização: 22. Juni 2025Pontuação: 5/5 (1 avaliações)
No caso da eritroblastose fetal, o problema surge quando a mãe Rh negativo, previamente exposta, tem uma gestação de um filho Rh positivo. A mãe pode ser sensibilizada ao antígeno D por uma gestação prévia de um filho Rh positivo ou por exposição a hemoderivados.
Quais são as condições para que ocorra a eritroblastose fetal?
Conhecida como Eritroblastose Fetal, a Doença Hemolítica Perinatal (DHPN) se manifesta quando mãe e bebê possuem sangue incompatíveis. Nesses casos, se faz necessária a adoção de uma série de medidas para evitar complicações que vão desde a anemia até o aborto.
Quais são as condições necessárias para a ocorrência de eritroblastose fetal?
Para que ocorra eritroblastose fetal, a mãe deve ser Rh negativo e produzir anticorpos contra as hemácias de seu filho Rh positivo.
O que causa a doença hemolítica do recém-nascido?
A Doença Hemolítica Perinatal pode ser causada pela incompatibilidade do sistema ABO, mas em geral quando a mãe é O e o bebe é A ou B.
Para que ocorra a possibilidade da eritroblastose fetal doença hemolítica do recém-nascido é preciso que o pai a mãe e o filho tenham que fenótipo?
(FEI-SP) Para que ocorra a possibilidade de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sanguíneos: a) Rh+, Rh-, Rh+.
Eritroblastose fetal/Doença hemolítica do recém nascido - Fisiologia Humana
Que tipo de fator Rh deve apresentar respectivamente a mãe e o feto para gerar incompatibilidade?
A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo.
O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?
A incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho pode causar uma doença muito perigosa para a criança: a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica perinatal (DHPN). Essa condição causa um quadro grave no bebê, podendo levar à anemia e até insuficiência cardíaca. Meu sangue é O negativo.
O que causa eritroblastose?
O que causa a eritroblastose fetal? Na maioria dos casos, ela ocorre devido a uma incompatibilidade entre o fator Rh da mãe e de seu filho.
Porque país que são Rh não podem ter filhos Rh+?
Quando a mãe tem o RH negativo e o pai tem o positivo, o organismo da mulher fica sensibilizado ao fator RH positivo e começa a produzir anticorpos contra essa hemácia. Sendo assim — e isso somente na segunda gravidez —, se o filho tiver o RH positivo, ele pode ter uma anemia ao longo da gestação.
Para que ocorra a eritroblastose fetal qual deverá ser o tipo sanguíneo da mãe e do pai?
Pessoas Rh negativo não possuem o antígeno D, enquanto pessoas Rh positivo o possuem. No caso da eritroblastose fetal, o problema surge quando a mãe Rh negativo, previamente exposta, tem uma gestação de um filho Rh positivo.
É possível um bebê nascer com o tipo de sangue diferente dos pais?
Pode um filho nascer com o sangue diferente dos pais? Há uma exceção interessante, que pode estar por trás de casos em que um filho O de fato tenha nascido de pais AB – ou de outras combinações de pais e filhos que pareceriam geneticamente impossíveis a um primeiro olhar.
Como evitar a doença hemolítica do Recém-nascido?
Prevenção da doença hemolítica do recém-nascido
Para evitar que uma mulher com sangue Rh negativo desenvolva anticorpos contra os glóbulos vermelhos do feto, ela recebe uma injeção de um preparado de imunoglobulina anti-D (Rh0) aproximadamente na 28ª semana de gestação e novamente 72 horas após o parto.
Para que um casal possa ter filhos com sangue?
O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê.
Quais são as doenças hemolíticas?
A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma doença que se caracteriza pela destruição de glóbulos vermelhos causada pelos próprios anticorpos do organismo, os chamados “autoanticorpos”. Existem três tipos diferentes de anemia hemolítica: quente, fria e mista.
Quando a mãe tem sangue positivo e O filho negativo?
Principais consequências da incompatibilidade sanguínea no sistema Rh entre mãe e feto. A gestante dificilmente terá algum sintoma. Porém, seu bebê poderá enfrentar consequências graves. A mais comum é a anemia fetal que, por sua vez, desencadeia uma série de outros problemas para o feto.
Qual é o procedimento usual para salvar a vida do recém-nascido com eritroblastose fetal?
Normalmente, os cuidados com o recém-nascido afetado pela doença envolvem a fotossensibilização (luz néon, que destrói a bilirrubina) e a substituição do sangue Rh+ da criança por sangue Rhֿ.
Quem é o+ pode ter filho a +?
“Eu tenho o sangue O+ e meu marido é A+, qual é a tipagem dos nossos três filhos?” Quando os progenitores têm sangue O+ e A+ os filhos podem ter os seguintes tipos sanguíneos: O+; A+; O- ou A-.
Quem é o+ pode ter filho o?
Quem é o+ pode ter filho o? Todos os tipos de sangue são compatíveis para gerar filhos.
Quem é A+ pode ter filho?
Se os pais forem A+, existe uma chance de 18,75 a 25% de terem filhos O+. Converse com o seu médico.
Pode acontecer a eritroblastose fetal apenas?
e) A eritroblastose fetal ocorre apenas em filhos Rh negativos. Alternativa “c”. Para que ocorra a produção de anticorpos anti-Rh, é necessário o contato prévio de uma pessoa Rh negativo com sangue positivo. Sendo assim, em uma primeira gestação não ocorre a eritroblastose.
O que significa Coombs Direto positivo no recém-nascido?
Esse resultado pode estar relacionado a condições como doença hemolítica do recém-nascido, anemia hemolítica autoimune e reações transfusionais.
Quais os cuidados de enfermagem para a gestante com incompatibilidade do fator Rh?
Quando ocorre algum tipo de incompatibilidade sanguínea entre a gestante e o concepto, seja por antígenos do sistema ABO ou pelo sistema Rh, faz-se necessária a realização da terapêutica preventiva de isoimunização com imunoglobulina anti-D, a fim de evitar complicações materno-fetais.
Qual a combinação de sangue que não pode ter filhos?
- O sangue da mãe é Rh negativo E.
- O sangue do pai é Rh positivo E.
- O sangue do bebê é Rh positivo.
Qual melhor sangue O+ ou o?
Características do tipo sanguíneo O
Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+. Portanto, ele é considerado o tipo de sangue mais seguro, uma vez que pode servir para os muitos tipos sanguíneos, tendo maior capacidade de salvar vidas.
De quem o filho herda o sangue?
A definição do tipo sanguíneo de uma criança depende de quais genes ela herda dos pais. As possibilidades são as seguintes: Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O.
Quais foram os anos que o Brasil viveu sob o regime da ditadura?
O que combina com biquíni azul?