Quais são as complicações da lipoaspiração?

Perguntado por: Marta Luana Gonçalves  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

9 principais riscos da lipoaspiração
  • Hematomas. Os hematomas são uma das complicações mais comuns deste tipo de cirurgia e caracterizam-se pelo surgimento de manchas roxas na pele. ...
  • Seroma. ...
  • Flacidez. ...
  • Alteração da sensibilidade. ...
  • Infecção. ...
  • Trombose. ...
  • Perfuração de órgãos. ...
  • Grande perda de sangue.

Quais os perigos da lipoaspiração?

“Podemos elencar embolia gordurosa (oclusão de pequenos vasos por gotículas de gordura), seroma (excesso de líquido que fica retido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação), hematomas, irregularidades de relevo cutâneo, infecção, entre outros.”

Porque lipoaspiração pode matar?

Perfuração dos órgãos

No geral, ela acontece, principalmente, quando a cirurgia é feita em clínicas não qualificadas. Pois, é necessário que a lipoaspiração seja mal executada para que aconteça perfuração dos órgãos que estão por baixo da camada de gordura. Porém, quando isso acontece, existe um elevado risco de morte.

Porque não fazer lipoaspiração?

Não adianta investir numa lipoaspiração se você está com o peso totalmente fora de controle, ou seja, a cada dia a balança registra um peso maior. A lipoaspiração não é um método de emagrecimento, nem a solução definitiva para perder peso e ficar magro. Se engordar volta a acumular gordura!

Como é a dor da lipoaspiração?

Nos primeiros dias a seguir à lipoaspiração, é normal sentir dor e apresentar algumas marcas roxas, assim como é comum que o local operado, a ferida e a pele em volta, fiquem inchados até ao final do 1º mês, devido ao processo de cicatrização.

LIPOASPIRAÇÃO: Os 7 Principais Riscos | Dr. Flávio Quinalha

43 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura as dores da lipoaspiração?

Em geral, o paciente pode retornar às atividades cotidianas em até sete dias. O desconforto maior e a dor acontecem nos dois primeiros dias. O edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) persistem por até 15 a 21 dias, sendo que esse prazo pode variar dependendo de cada paciente.

Quanto tempo para passar a dor da lipo?

Para o seu alivio, o médico pode prescrever analgésicos e repouso durante a primeira semana. Após a cirurgia é comum que o local operado fique com manchas vermelhas, que se tornam roxas com o tempo, mas desaparecem em cerca de 20 dias.

Quantos quilos pode se perder em uma lipoaspiração?

Lipo emagrece, mas o foco de resultado da cirurgia é perder medidas. Confira o Antes e Depois da Lipoaspiração aqui! Você pode até achar menos 3 quilos na balança pouco, mas dificilmente acredite que 20 cm a menos na sua cintura é uma quantidade pequena.

Qual mais perigoso abdominoplastia ou lipo?

Os princípios da lipoaspiração

A lipoaspiração geralmente é menos invasiva que a cirurgia de abdominoplastia e oferece recuperação mais rápida. Na lipoaspiração, toda a gordura é sugada por meio de uma cânula, ou seja, não é feito nenhum corte na pele.

Quem não pode fazer lipo?

Quem não deve fazer
  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Pacientes com IMC igual ou superior a 30,0 Kg/m2;
  • Indivíduos com antecedentes de problemas cardíacos como ataque cardíaco ou AVC;
  • Pacientes com anemia ou outras alterações no exame de sangue;
  • Doentes com doenças crônicas como lúpus ou diabetes grave, por exemplo.

Qual é a cirurgia mais perigosa?

Segue algumas das pesquisadas em sites de artigos médicos, em nenhuma ordem particular:
  • Miectomia Septal. Uma cirurgia para desentupir os músculos congelados do coração. ...
  • Cirurgias bariátricas / bypass gástrico. ...
  • Reparo da Dissecção Aórtica Torácica. ...
  • Cistectomia da bexiga. ...
  • Cirurgia da Osteomielite Espinal. ...
  • Craniectomia.

Quantas pessoas morreram por lipoaspiração?

Estudos reconhecidos internacionalmente apontam que a taxa de mortalidade para lipoaspiração é de 19 mortes para cada 100 mil cirurgias realizadas.

Qual o risco de morte em uma abdominoplastia?

Apesar de ser um risco da abdominoplastia bastante raro, a necrose é grave. Ela consiste na morte do tecido devido à falta de sangue. O paciente vai perceber a região mais escura e abertura da cicatriz. O risco de necrose é maior em pacientes fumantes, com diabetes ou infecções.

Quanto tempo depois da lipo pode dar embolia?

Na maioria dos casos, os trombos se formam nas primeiras 48 horas até cerca de 7 dias depois da cirurgia, causando vermelhidão na pele, calor e dor, sendo mais comum nas pernas.

Fez lipo e morreu?

Após fazer uma hidrolipo na segunda-feira (24), Rosimery de Freitas Dário, de 50 anos, passou mal e morreu na terça-feira (25), em Duque de Caxias (RJ). De acordo com familiares da mulher, o médico que fez a cirurgia teria fugido após perceber que ela estava morta. As informações são do G1.

Qual lipo é mais segura?

Por isso, a lipo laser é bem menos agressiva e proporciona ao paciente mais segurança e conforto. O tratamento é menos dolorido, a recuperação é mais rápida, e os edemas e cicatrizes também são bem menores.

Qual a melhor cirurgia para perder barriga?

Abdominoplastia ou Lipoaspiração: qual a melhor opção para obter a tão sonhada 'barriga perfeita' Você quer um abdomen mais bonito e bem definido? Uma cirurgia plástica pode ser a solução. As duas principais cirurgias indicadas para melhorar a aparência do abdômen são a lipoaspiração e a abdominoplastia.

O que pode dar errado em uma abdominoplastia?

O erro médico em procedimento estético, seja de abdominoplastia ou lipoaspiração, depende da comprovação da culpa em sentido estrito – negligência, prudência ou imperícia – do cirurgião plástico que operara o(a) paciente.

Qual a diferença da lipoaspiração e da abdominoplastia?

A principal diferença entre os procedimentos está nos resultados proporcionados por cada um deles. Isso porque a lipoaspiração combate a gordura localizada, enquanto a abdominoplastia retira o excesso de pele e flacidez na barriga.

Quanto é 1 kg de gordura?

Já 1 kg de gordura, é a palma da sua mão.

Quanto equivale 1 kg de gordura?

Em 1 Kg de gordura há 7.700 Kcal. Para redução de 500 gramas (0,5 Kg) de tecido adiposo por semana é preciso reduzir 550 calorias da ingestão alimentar diária.

É preciso emagrecer antes de fazer lipoaspiração?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o emagrecimento não é o resultado da lipoaspiração. Na verdade, é um requisito que o paciente esteja dentro do peso adequado para que a cirurgia seja feita, já que sua finalidade é modelar o corpo através da retirada de gordura localizada.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma lipoaspiração?

Tempo médio de recuperação: lipoescultura/lipolaser

O tempo médio varia entre duas semanas e um mês, dependendo da quantidade de gordura retirada da região. As primeiras 48h são fundamentais e ditam o restante do processo. Nesses dois dias, é preciso muito repouso e evitar esforços.

O que é bom para desinchar de uma lipo?

Por esse motivo, é importante seguir algumas dicas para acabar com o edema.:
  1. Use uma cinta de compressão.
  2. Tome medicamentos anti-inflamatórios prescritos pelo médico.
  3. Hidrate o corpo tomando muita água.
  4. Faça uma dieta balanceada.
  5. Recorra às sessões de drenagem linfática manual.

Quanto tempo leva para desinchar de uma lipoaspiração?

A intensidade do inchaço e o tempo que ele demora para passar pode variar muito de uma pessoa para outra e de acordo com a forma como ele foi tratado. No caso da lipo, pode durar um pouco mais que os outros. Geralmente, o inchaço desaparece entre 4 a 6 semanas, podendo perdurar ainda por cerca de 6 a 8 meses.

Artigo anterior
Quantos parágrafos tem o texto João e Maria?
Artigo seguinte
Quais as desvantagens do custeio ABC?