Quais são as competências específicas da área de Linguagens e suas tecnologias?
Perguntado por: Mário César de Magalhães | Última atualização: 25. April 2022Pontuação: 5/5 (10 avaliações)
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Quantas são as competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias?
Portanto, as sete competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias são definidas em articulação com as competências gerais da Base e os componentes da área.
Quais são as competências específicas de Linguagens e suas Tecnologias para o ensino médio?
- Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas. ...
- Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que. ...
- Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer,
O que são as competências específicas?
As competências específicas promovem a articulação entre as áreas tanto de forma horizontal, integrando os componentes curriculares, quanto vertical, na progressão dos Anos Iniciais aos Anos Finais e na continuidade das experiências dos alunos.
O que prevê a BNCC para a área de linguagem e suas Tecnologias?
A BNCC da área de Linguagens e suas Tecnologias busca consolidar e ampliar as aprendizagens previstas na BNCC do Ensino Fundamental nos componentes Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa – observada a garantia dos direitos linguísticos aos diferentes povos e grupos sociais brasileiros.
As 7 Competências Específicas de Linguagens e suas Tecnologias-BNCC
O que a BNCC fala sobre linguagem?
Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos quatro componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.
Que atividades podem ser propostas de acordo com a área de Linguagens pela BNCC para o Ensino Médio?
A estrutura proposta pela BNCC se assemelha a essa organização. No novo documento, as habilidades estão agrupadas em quatro diferentes práticas de linguagem: Leitura, Produção de Textos, Oralidade e Análise Linguística/Semiótica.
Quais as competências específicas da BNCC?
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Quais são as competências específicas de língua portuguesa?
Competências específicas. Na disciplina de Língua Portuguesa, é necessário garantir a cada aluno, em cada ciclo de escolaridade, o desenvolvimento de competências específicas no domínio do modo oral (compreensão e expressão oral) , do modo escrito (leitura e expressão escrita) e do conhecimento explícito da língua.
O que é competência geral e competência específica?
A competência geral tem a ver com o resultado final que se espera ao fim de todo o conjunto que forma a BNCC. Quanto às competências específicas de área, são as competências de cada área do conhecimento, mas que ainda assim terão uma comunicação direta com as competências gerais.
Quais são as competências específicas de língua portuguesa para o Ensino Médio?
Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em dife- rentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.
Quais as competências do Ensino Médio?
Ensino Médio
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
O que são as competências gerais do Ensino Médio?
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhe- cimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cida- dania e do mundo do trabalho.
Quantas são as competências específicas de língua portuguesa para o Ensino Fundamental?
Ela possui 10 competências que precisam ser trabalhadas. E ainda, a BNCC tem cinco áreas de conhecimento, entre elas, a Área de Linguagens.
É a quantidade de competências gerais apresentadas na BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular é o documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil. A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”.
Quais são as áreas de Linguagens?
Na Base Nacional Comum Curricular (BNC), a área de linguagens reúne quatro componentes curriculares: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, arte e educação física.
Quais são as competências?
- Organização. Quando o assunto é competência profissional, a organização é uma habilidade essencial. ...
- Autoconfiança. ...
- Trabalho em equipe. ...
- Relacionamento interpessoal. ...
- Liderança. ...
- Pensamento criativo. ...
- Conhecimento Técnico. ...
- Proatividade.
O que é competência na Língua Portuguesa?
Competência 4: Desenvolver a capacidade de produzir sentido por meio da produção de textos escritos, de diversos tipos e gêneros, considerando diferentes situações de comunicação. 1.
Quais são as quatro competências linguísticas?
Resumo: Há algumas décadas, o ensino de Línguas tem como principal objetivo desenvolver as quatro habilidades comunicativas nos aprendizes, a saber: Ouvir, Falar, Ler e Escrever.
Qual a sexta competência da BNCC?
Competência 6: Trabalho e Projeto de vida.
O que é competência e habilidade exemplos?
Liderança, comunicação, foco em resultados e capacidade de organização são alguns exemplos. As habilidades, por outro lado, são qualidades que uma pessoa tem naturalmente para fazer alguma coisa. Ou seja, enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade geralmente é algo da própria pessoa e nasce com ela.
Como trabalhar a linguagem no ensino fundamental?
Para construir esse conhecimento, a indicação é levar à sala de aula situações reais de uso da língua, para que as crianças tenham bons motivos para escrever. Ainda que elas não estejam plenamente apropriadas do sistema de escrita alfabética, o professor pode adotar estratégias.
O que a BNCC propõe para o ensino de língua portuguesa?
Na BNCC, Língua Portuguesa propõe o desenvolvimento das capacidades envolvidas na produção, recepção, tratamento e análise das linguagens que contribuem para a participação significativa e crítica do aluno nas diversas práticas sociais de linguagem.
Como trabalhar as múltiplas linguagens na Educação Infantil?
As diferentes linguagens são recursos que permeiam no desenvolvimento infantil, e os professores devem estar preocupados em desenvolver atividades que avance nesse processo de conhecimento, tais como: leituras visuais e audiovisuais gerenciada por meio da contação de história, sendo importante proporcionar as crianças ...
Quais são os impactos da BNCC área de linguagens na escola?
Trata-se também de ampliar as culturas que circulam na escola para além das que são tradicionalmente valorizadas, incluindo-se as práticas próprias das culturas juvenis, na direção de propiciar uma formação para a diversidade como preconizado pelos documentos curriculares.
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