Quais são as colocações pronominais possíveis?

Perguntado por: Yara Letícia Silva Branco  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos. O pronome pode estar em três posições distintas em relação ao verbo: Não pare agora...

Quais são as colocações pronominais?

Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.

Quais são as três colocações pronominais possíveis?

Agora, a colocação pronominal pode ser feita das seguintes formas:
  • Em próclise: quando o pronome é colocado antes do verbo; Exemplo: Não nos deram o décimo terceiro ano passado.
  • Em mesóclise: quando o pronome é posicionado no meio do verbo; ...
  • Em ênclise: quando pronome é colocado depois do verbo.

Quais as três colocações possíveis do pronome átono oblíquo em relação ao verbo?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo: Próclise - o pronome vem antes do verbo. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos. ...

Quais são os 3 casos de colocação pronominal e explique os de acordo com sua posição?

A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Colocação Pronominal [Prof Noslen]

16 questões relacionadas encontradas

O que é pronominal exemplos?

A colocação pronominal faz referência à posição dos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, se, o(s), a(s), lhe(s), nos, vos. ... Próclise: o pronome surge anterior ao verbo. Exemplo: Não me faça perder sua confiança.

Quando ocorre a próclise?

Próclise é quando o Pronome Oblíquo Átono é posicionado antes do Verbo. O uso de Próclise é recomendado: ... Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: Ele está me ajudando muito.

Quando se coloca o pronome oblíquo átono depois do verbo acontece?

Isso ocorre porque os pronomes átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as) podem assumir três posições diferentes numa oração: antes do verbo, depois do verbo e no interior do verbo. ... Essas três colocações chamam-se, respectivamente: próclise, ênclise e mesóclise.

O que é pronome oblíquo átono?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Quando os verbos apresentarem as terminações -r, -s ou -z, os pronomes o, os, a, as assumirão as formas -lo, -la, -los, -las: Poderíamos comprá-los.

O que puxa o pronome oblíquo?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.

O que atrai a próclise?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.

Quais os tipos de locução verbal?

A seguir, veja exemplos de locuções verbais formadas pelos verbos auxiliares utilizados com frequência em nossa Língua Portuguesa:
  • Ir: “Vou olhar”
  • Estar: “Queria estar dormindo”
  • Ser: “Fui ver”
  • Haver: “Deve haver”
  • Ter: “Tinha falado”
  • Fazer: “Fiz acordar”

Quando é palavra atrativa?

Há palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.

Quando usar próclise e Mesoclise?

A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

a) O pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar. Ex.: Haviam-me convidado para a festa. b) Se antes da locução verbal houver palavra atrativa, o pronome oblíquo ficará antes do verbo auxiliar.

Como saber quando usar o pronome antes ou depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Qual a diferença entre os pronomes átonos e oblíquos?

Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração. ... Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.

O que é um pronome pessoal átono?

Pronomes oblíquos átonos ou pronome pessoal oblíquo átono (me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos, vos) são pronomes que indicam pessoas e funcionam nas orações como objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal.

Quais são os pronomes oblíquos exemplos?

* Os pronomes oblíquos “o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas” funcionam somente como objeto direto. Exemplos: Convidei a garota para passear. Convidei-a para passear.

Onde colocar o pronome oblíquo?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Quando usar o pronome oblíquo te?

Ele te contou tudo. No enunciado, o sujeito da oração “ele” executou a ação (“contar”) ao complemento “te”, que representa a 2ª pessoa do singular. Por isso, “te” é um pronome oblíquo. Como não é necessária nenhuma preposição acompanhando o pronome, trata-se de um pronome oblíquo átono.

É correto utilizar um pronome oblíquo átono no início da oração?

Uma perguntinha para você: É correto iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono? A resposta é simples: não, pelo menos não nos textos escritos que pretendem adequar-se à norma culta da língua. Na oralidade e nos gêneros literários, o pronome oblíquo átono no início da oração está liberado.

O quê pronome neutro?

Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.

O que é a Proclise em português?

Próclise = pronome antes do verbo

- Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. ... Obs: se houver vírgula depois do advérbio, ele eixa de atrair o pronome.

O que é mesóclise exemplos?

Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. ... Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo. Exemplos: Desenhar-te-ei nos meus sonhos.

Artigo anterior
Quais os sintomas de quem tem problemas na próstata?
Artigo seguinte
O que e polvilho doce em portugal?