Quais são as classificações dos platelmintos Cite um exemplo de cada?

Perguntado por: Vasco Frederico Gonçalves Miranda  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Classificação dos platelmintos
Dentre estas, podemos citar as tênias e o esquistossomo, enquanto de vida livre, podemos citar a planária. Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea.

Quais as três classes de platelmintos de um exemplo de cada?

Classe Trematoda - parasitas, a maioria dos ciclos de vida inclui a presença de um hospedeiro intermediário. Exemplo: Schistosoma mansoni; Classe Turbellaria - animais de vida livre, sendo a maioria de ambiente aquático, apenas alguns terrestres, são predadores e necrófagos. Exemplo: planárias.

Como exemplo de platelmintos podemos citar?

Como exemplo de platelminto parasita do homem, podemos citar: ... Saginata) são espécies de platelminto da classe Cestoda. Esses animais vivem no intestino humano, causando a chamada teníase. Os platelmintos são animais que tradicionalmente são divididos em três classes, apesar de alguns sistematas considerarem quatro.

Quais são as principais características dos platelmintos?

São animais invertebrados que não possuem crânio e vértebra

Os Platelmintos pertencem ao grupo dos animais invertebrados, conhecidos como Filo dos Platelmintos ou Filo Platyhelminthes. Possuem a simetria bilateral, de corpo achatado e formato corporal dorsoventral, são ainda, triblásticos e acelomados.

Quais são as quatro ordens dos platelmintos?

Os platelmintos apresentam quatro ordens: a Turbellaria, com as planárias (que podem ser de ambientes terrestres úmidos ou marinhas e de água doce), os Trematoda, que são os parasitas causadores de muitas doenças como o esquistossomo, e a classe Cestoda, que apresenta as tênias.

Classificação dos Platelmintos - Turbellaria, Cestoda e Trematoda - Platelmintos - Zoologia

18 questões relacionadas encontradas

Qual a estrutura do platelmintos?

Estrutura. Os platelmintos são animais dotados de órgãos definidos. Possuem o mesoderma, uma terceira camada de tecidos localizada entre a epiderme e o revestimento interno do intestino. O mesoderma dá origem aos órgãos e sistemas diferenciados, como os músculos, o sistema reprodutor e o sistema excretor.

Quais são os exemplos de platelmintos?

São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria.

Quais são as características gerais dos platelmintos e dos nematelmintos?

Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).

Quais são as principais características que diferenciam os platelmintos dos nematódeos?

A mais marcante de todas é a presença de tubo digestório completo, com ânus e boca. Essa é uma característica presente nos nematelmintos e ausente nos platelmintos, que possuem apenas a boca. Além disso, a embriologia também é diferente. Enquanto os nematelmintos são pseudocelomados, os platelmintos são acelomados.

Quais as principais características dos nematódeos?

Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima). ... Entre o intestino e a parede corporal existe o pseudoceloma.

Quais as afirmações corretas sobre os platelmintos?

Os platelmintos são animais triblásticos e acelomados, e por possuírem o corpo achatado não possuem sistema respiratório e nem sistema circulatório diferenciado. O sistema nervoso desses animais é mais desenvolvido que nos cnidários e proporciona melhor coordenação de movimentos complexos.

O que são nematelmintos dê exemplos?

Os nematelmintos são chamados de vermes cilíndricos ou alongados. ... São exemplos de vermes nematelmintos as Lombrigas e os Ancilostomas, causadores, respectivamente, da Ascaridíase e da Ancilostomose.

Quais são os animais pertencentes ao filo dos platelmintos?

Planária, tênia e esquistossomo são os representantes mais conhecidos do Filo dos Platelmintos (Platyhelminthes). São animais invertebrados de corpo alongado e mole, achatados dorsoventralmente.

Quais as principais classes e subclasses do filo platyhelminthes?

O filo é dividido nas classes Turbellaria que possui exemplares em água doce, salgada e terra; Trematoda com indivíduos parasitas cujos estágios larvais de poucas espécies nadam em lagos e rios por curto período; Monogenea e Cestoidea que também possuem representantes parasitas.

Quais as diferenças entre nematódeos e platelmintos sendo ambos helmintos vermes?

O platelminto tem o corpo fino, dorsoventralmente achatado. Os nematelmintos têm o formato mais cilíndrico e uma ponta fina e cônica em uma das extremidades.

Qual é a classificação dos platelmintos?

Classificação dos platelmintos

Podemos identificar quatro classes nesse filo: Turbellaria, Trematoda, Cestoda e Monogenea. Na Turbellaria temos organismos apenas de vida livre, incluindo-se nesse grupo as planárias. Já as classes Trematoda, Cestoda e Monogenea apresentam apenas representantes parasitas.

Quais são os platelmintos e nematelmintos?

Platelmintos - Vermes de corpo achatado, em forma de fita; Nematelmintos - Vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis. Anelídeos - Vermes de corpo dividido em anéis.

Quais as características gerais dos nematelmintos e as principais doenças transmitidas?

Doenças Causadas por Nematelmintos: Enterobiose ou Oxiuríase: Parasita - Enterobius vermiculares Sintomas - Prurido anal Transmissão - alimentos contaminados e auto infestação.
  • Enterobiose ou Oxiuríase: ...
  • Filariose ou Elefantíase: (não tem cura) ...
  • Amarelão ou Opilação ou Ancilostomose: ...
  • Ascaridose ou Ascaridíase:

O que são os nematódeos?

Nematódeos são animais de simetria bilateral, de corpo geralmente fusiforme, às vezes subcilíndricos ou esféricos, com tubo digestivo com- pleto, sem traços de metamerisação, com musculatura interrompida nas linhas medianas e laterais, campos longitudinais, e geralmente com sexos separados, acarretando algumas vezes ...

Quais são as doenças causadas por platelmintos?

  • Doenças causadas por platelmintos.
  • 1-Esquistossomose ou Barriga d´água (CICLO HETEROXÊNICO)
  • 2- Teníase (solitária): CICLO HETEROXÊNICO.
  • Carne com cisticerco (larva)
  • Filo Platyhelminthes.
  • Classe Cestoda. Verminose. •Teníase.
  • Carne com cisticerco (larva)
  • CISTICERCOSE.

Onde são encontrados os platelmintos?

Há platelmintos que vivem livremente, em ambientes aquáticos ou em ambientes terrestres úmidos. Um exemplo de animal de vida livre é a planária. A tênia e o esquistossoma são vermes parasitas, ou seja, dependem de um outro ser vivo, denominado hospedeiro, para sobreviver.

Quais são as estruturas sensoriais presentes nos platelmintos?

O sistema nervoso dos platelmintos é chamado ganglionar, formado por dois gânglios nervosos, que estão ligados a dois cordões nervosos ventrais e longitudinais, que são ligados por comissuras transversais e que percorrem toda a região ventral, até a parte posterior do verme.

Como é a circulação dos platelmintos?

Os platelmintos não têm sistema circulatório. Os nutrientes são distribuídos pelo corpo por difusão na maioria do casos apresenta um sistema que leva a distribuição de todo o fluído pelo corpo, levando dessa forma os nutrientes necessários para a sobrevivência.

Como é o sistema reprodutor dos platelmintos?

A reprodução dos platelmintos (filo platyhelminthes) varia de acordo com a espécie. Os tubelários são hermafroditas simultâneos, possuindo um aparelho reprodutor adaptado à fertilização interna e à deposição de ovos.

Qual a importância dos platelmintos para o meio ambiente?

A importância ecológica dos platelmintos está associada a sua grande capacidade de parasitar outros organismos e provocar doenças, como a teníase, a cisticercose e a esquistossomose.

Artigo anterior
O que é certificação em gestão da qualidade?
Artigo seguinte
Como um brasileiro pode entrar em Oxford?