Quais são as cinco disciplinas de Peter Senge?
Perguntado por: Rafaela Bianca Oliveira de Alves | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)
As cinco “disciplinas” intitulamse: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Grupo e Pensamento Sistêmico.
Quais são as 5 disciplinas de Peter Senge?
- Domínio pessoal.
- Modelos mentais.
- Construção de uma visão compartilhada.
- Aprendizagem em equipe.
- Pensamento sistêmico.
O que são as cinco disciplinas?
Peter Senge, autor de vários livros nesta área, desenvolveu o conceito das cinco disciplinas, a saber: Maestria Pessoal, Aprendizagem em Equipe, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Pensamento Sistêmico. Estas disciplinas quando desenvolvidas, podem garantir a organização uma maior competitividade no mercado.
Qual a quinta disciplina Segundo Peter Senge?
A quinta disciplina - raciocínio sistêmico - é o alicerce da organização que aprende. É fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este é um grande desafio, pois é muito mais difícil integrar novos instrumentos do que aplicá-los separadamente.
Quais são os princípios da aprendizagem de Peter Senge?
Ainda segundo Senge (1999, p. 17), “as cinco disciplinas básicas do aprendizado (domínio pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, aprendizado em equipe e pensamento sistêmico) são os meios pelos quais esse ciclo de aprendizado é ativado.
As cinco disciplinas de Peter Senge
Quais são as cinco características para definição da aprendizagem organizacional segundo Peter Senge?
Peter Senge identificou cinco (5) disciplinas ou componentes básicos de uma organização que aprende (learning organization): 1) pensamento sistêmico; 2) maestria pessoal dos colaboradores; 3) modelos mentais; 4) visão compartilhada; e 5) aprendizado em equipe.
São características das organizações de aprendizagem Segundo Senge?
São elas: o domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe, e pensamento sistêmico, a que se tem mais ênfase é o pensamento sistêmico por ser considerado como "o alicerce de organização que aprende".
Qual a quinta disciplina?
Segundo Senge, é vital que todas as disciplinas se desenvolvam em conjunto. “Por isso o pensamento sistêmico é a quinta disciplina, aquela que integra as outras, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática.
Quais são os cinco componentes necessários para transformar uma organização em uma organização que aprende?
Nesse contexto, para Peter Senge, existem cinco novas tecnologias componentes que estão gradualmente convergindo para inovar as organizações que aprendem, são elas: Pensamento sistêmico, Domínio pessoal, modelos mentais, a construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe.
O que são modelos mentais Peter Senge?
O escritor Peter Senge, no livro A Quinta Disciplina, definiu modelos mentais como “pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influenciam nossa maneira de compreender o mundo e nele agir”.
O que é disciplina nas organizações?
A disciplina (enquanto consistência e repetição) e a organização (como estruturação e planejamento) não representam um fim em si mesmo, mas um meio para realizar algo. Delas derivam ações para alcançar um resultado (objetivo). A busca por este resultado (objetivo) é que justifica as atitudes adotadas no dia a dia.
O que é disciplina organizacional?
É a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência, de ver a realidade objetivamente, expandir capacidades para obter os resultados desejados e estimular os outros a fazer o mesmo.
O que é uma organização que aprende?
Organizações que aprendem (Learning Organization)
Para Peters apud Morais (1998), a definição de organização que aprende é uma estrutura e uma filosofia para institucionalizar e sistematizar a contínua aprendizagem, o melhoramento contínuo e a contínua revitalização.
Quais são os principais agentes do aprendizado organizacional?
No mundo corporativo, os seres humanos são os principais agentes de transformação, pois, por meio de suas atuações, tomam decisões que permitem mudanças que afetam tanto a vida particular de cada sujeito como também a vida da corporação e da própria sociedade.
Qual o objetivo da aprendizagem organizacional?
Aprendizagem organizacional consiste no uso de ferramentas, metodologias e processos que possibilitam o ensino corporativo com a finalidade de otimizar os conhecimentos e capacidades dos colaboradores.
O que é uma visão compartilhada?
O que é visão compartilhada? ... De acordo com o autor, a visão compartilhada refere-se ao estabelecimento de objetivos e metas comuns e compartilhadas, deixando de lado o pensamento individual. Seu foco é o de alcançar o sucesso da organização através do esforço coletivo de todos, desde a liderança até os colaboradores.
Quais são as características de uma organização que aprende?
As organizações que aprendem possuem cinco características principais, que são: o pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, uma visão compartilhada e de aprendizagem equipe.
Qual a característica mais importante em uma organização que aprende?
Pensamento Sistêmico: é considerada a disciplina mais importante da organização que aprende. Trata-se de compreender as forças e inter-relações que moldam o comportamento de sistemas.
O que é aprendizagem organizacional é como ela ocorre?
A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados extraordinários que almeja no mercado em que atua.
O que é ser sistêmico?
Significado de Sistêmico
adjetivo Capaz de afetar inteiramente um organismo; generalizado.
O que é o domínio pessoal?
Domínio Pessoal
É a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias e transformar sonhos em realidade. É o alicerce espiritual da organização que aprende. Comprometimento com o próprio aprendizado, aprofundando o crescimento e visão pessoal.
O que é aprendizado em equipe?
A Aprendizagem Baseada em Equipes tem o foco nos trabalhos em grupo que favorecem um ambiente cooperativo. Dessa forma, aspectos como a comunicação, o aprendizado ativo dos alunos e a capacidade de argumentação ganham destaque com essa prática.
Como as organizações conseguem aprender?
A partir da conscientização, as organizações podem se tornar capazes de aprender - e esse é um pré-requisito para a sobrevivência. A inteligência organizada em rede é o elo que falta no aprendizado organizacional e a organização consciente pode ser à base da fugaz organização capaz de aprender.
Quando falamos de organizações que aprendem o que queremos dizer com isso?
Por isso mesmo, iniciamos este post dizendo: as organizações que aprendem, de verdade, são aquelas que conseguem criar espaços de diálogo e reflexão. Isso quer dizer que conseguem fazer bem o processo de Externalização do Conhecimento.
O que é o conhecimento organizacional?
Conhecimento organizacional é o tipo de ativo da empresa para o qual nenhum valor pode ser nomeado. Quando os indivíduos agrupam seu conhecimento dentro de uma organização, esse conhecimento pode dar vantagens à organização sobre outras no mesmo segmento de mercado, e isso é diferencial competitivo.
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