Quais são as causas que provocam a aquaplanagem?

Perguntado por: Ricardo Rafael Baptista Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)

A aquaplanagem é um “fenômeno” em que o carro começa a deslizar sobre uma camada de água, perdendo o contato com o solo. Normalmente, a causa principal é o desgaste excessivo dos pneus, embora a velocidade do veículo também influencie a situação.

O que é aquaplanagem porque ela ocorre?

A aquaplanagem ocorre quando a água cria uma fina camada sobre a pista, fazendo com que os pneus percam atrito com o solo e o veículo deslize sem controle. Nem é preciso dizer que, se o motorista não reagir corretamente, pode causar um acidente grave.

Quais são os principais tipos de aquaplanagem?

Aquaplanagem Viscosa: é o fenômeno mais comum em cabeceiras, pista de taxi e a marca determinada para o pouso, devido a grande presença de poeira, óleo e borracha, que aumenta a viscosidade do pavimento, dificultando o contato dos pneus com a pista.

Quais são os perigos da aquaplanagem?

Quais são os riscos da aquaplanagem? Os principais riscos da aquaplanagem são os acidentes, já que a perda de aderência provocada pela camada de água gera descontrole para o motorista e problemas para si próprio e para os outros condutores na pista. Esse efeito pode ser percebido na frenagem e no trajeto do veículo.

Como fazer para evitar aquaplanagem?

Como evitar:
  1. Verifique a calibragem dos pneus mensalmente. A calibragem dos pneus abaixo de 30% do recomendado aumenta muito o risco de aquaplanagem.
  2. Verifique o desgaste dos pneus e a profundidade da banda de rodagem mensalmente. ...
  3. Reduza a velocidade ao se aproximar de grandes poças ou de água parada.

Aquaplanagem; Ergonomia; Causas de Acidentes; Transferência de Massa

20 questões relacionadas encontradas

O que significa aquaplanagem e como evitar?

A aquaplanagem é um fenômeno físico, que acontece quando o carro perde o contato com o solo, por conta de uma camada de água que fica debaixo do pneu. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, deixando o motorista vulnerável e sem controle do veículo.

O que é a direção defensiva?

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Como agir com aquaplanagem?

Caso a aquaplanagem ocorra é importante manter a calma e estar preparado para agir de forma correta:
  1. Retire imediatamente o pé do acelerador assim que sentir que o carro já não está mais sob seu controle.
  2. Não pise no pedal do freio bruscamente.
  3. Segure firme o volante para manter as rodas retas.

Quais são as condições adversas?

Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Existem várias condições adversas e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.

Quais são as condições adversas da via?

As principais condições adversas da via são: Sinalização inadequada ou ineficiente. Aclives ou declives acentuados. Vegetação na pista, prejudicando a visibilidade da sinalização ou invadindo a via.

Qual a diferença de aquaplanagem ou hidroplanagem?

Aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecido em Portugal como lençol de água, é um fenómeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma fina camada de um qualquer fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer com lama), os pneus perdem o contato com o asfalto.

O que é aquaplanagem ou hidroplanagem?

A aquaplanagem, também chamada de hidroplanagem, é um fenômeno que pode acontecer quando o veículo passa sobre uma superfície molhada. À medida que percorre a via, o automóvel perde contato com o solo devido à existência de uma camada de água entre os pneus e a pista.

São elementos básicos da via?

As técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.

Quais as 8 condições adversas?

Chuva, vento, frio, calor, neblina, granizo e cerração são alguns deles, e podem atrapalhar bastante a condução do veículo, especialmente em estradas. Em caso de chuva, a pista pode ficar muito escorregadia, formando-se até poças d'água que prejudicam os freios do carro.

O que é necessário para uma direção defensiva?

Dicas de direção defensiva
  1. Prezar pela segurança. Prezar pela segurança deve ser uma máxima quando se fala em direção defensiva. ...
  2. Esteja preparado. ...
  3. Respeite as placas. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Manutenção periódica e preventiva. ...
  6. Habilidade. ...
  7. Conhecimento em direção defensiva.

O que é distância de reação?

Distância de Reacção: Durante o tempo de reacção, o veículo continua a movimentar-se (à mesma velocidade), percorrendo uma determinada distância, avaliada em metros. Esta é tanto maior quanto mais elevada for a velocidade a que se circula. A distância percorrida durante o tempo de reacção chama-se Distância de Reacção.

O que fazer quando a ventos laterais fortes em uma rodovia?

Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos e o condutor deve reduzir a velocidade imediatamente. Segundo especialistas em direção defensiva, em caso de ventos transversais ao carro, o ideal é abrir as janelas e redobrar a atenção.

O que é direção defensiva exemplos?

Conforme o Manual de Habilitação, disponibilizado no site do DETRAN, a direção defensiva é: “uma forma de dirigir que permite identificar antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com os ocupantes do seu veículo, com o seu veículo e com os outros usuários da via.”

Qual é o objetivo da direção defensiva?

A direção defensiva possui duas linhas de frente para propiciar uma postura defensiva do condutor. Ela trabalha prevenindo problemas e acidentes e ela trabalha corrigindo problemas e acidentes.

Quais o 5 elementos da direção defensiva?

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva
  • Estar instruído sobre as leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer condições adversas da pista;
  • Compreender as condições de clima e tempo.

Quando o veículo está sendo ultrapassado o condutor deve fazer o quê?

b) Ao ser ultrapassado, o condutor deverá acelerar a velocidade do seu veículo.

Qual a velocidade para aquaplanagem?

O recomendável é não passar dos 80 km/h. Abaixo dessa velocidade é quase impossível ocorrer aquaplanagem, mesmo que a sinalização da via indique velocidade superior.

Como não derrapar o carro?

Como evitar o risco de derrapagem? A primeira dica que o Eduardo dá é reduzir a velocidade em casos de chuva. “Dependendo da via onde você estiver, é indicado diminuir pelo menos 30% da velocidade. Ou seja, em uma pista de 100 km/h, tem que dirigir a 70 km/h”, explica.

Quais são os 3 fatores básicos que devem estar presentes na mente do condutor?

Três fatores são responsáveis por esse número: falha humana, veicular e condições de vias. Desses, 90% da responsabilidade das falhas humanas, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Qual o principal elemento do trânsito?

Direção defensiva, ou direção segura, é a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, pois é assim que atuaremos na preservação da vida, da saúde, do meio ambiente e do nosso patrimônio.

Artigo anterior
Qual é o sinal de adição?
Artigo seguinte
O que acontece se não declarar criptomoedas?