Quais são as causas excludentes de ilicitude?

Perguntado por: Ricardo Sá  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

Causas de exclusão da ilicitude
  • Estado de necessidade.
  • Legítima defesa.
  • Estrito cumprimento de dever legal.
  • Exercício regular de direito.
  • Excesso.

Quais são as excludentes de ilicitude?

Significado de Excludentes de ilicitude
  • Ilicitude e excludentes de ilicitude. Sabendo o significado de ilicitude, fica mais fácil compreender as causas de exclusão da ilicitude. ...
  • Estado de necessidade. ...
  • Legítima defesa. ...
  • Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

São causas excludentes de ilicitude exceto?

São excludentes de ilicitude, previstas no Código Penal Brasileiro, EXCETO. O estado de necessidade e a legítima defesa. ... O estado de necessidade, a legítima defesa, o consentimento do ofendido e o estrito cumprimento de dever legal ou o exercício regular de direito.

São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa?

A legitima defesa é causa de exclusão de ilicitude que consiste em repelir injusta agressão, atual ou iminente, a direito próprio ou alheio, usando moderadamente dos meios necessários. Não há, aqui, uma situação de perigo pondo em conflito dois ou mais bens, na qual um deles deverá ser sacrificado.

O que exclui a legítima defesa?

De acordo com o Código Penal, a legítima defesa é um excludente de ilicitude, ou seja, quem age em legítima defesa não comete um crime, por isso, não há pena. A exclusão da ilicitude ocorre devido a uma agressão injusta ao bem jurídico próprio ou alheio.

Direito Penal - Art 23, III, CP - Causa de Exclusão da Ilicitude

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais elementos da legítima defesa?

25 do Código Penal revela a dependência da legítima defesa aos seguintes requisitos cumulativos: (1) agressão injusta; (2) atual ou iminente; (3) direito próprio ou alheio; (4) reação com os meios necessários; e (5) uso moderado dos meios necessários.

São causas de exclusão da ilicitude nos termos do Código Penal?

As causas legais de exclusão da ilicitude, previstas na parte geral do Código Penal, são estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento de dever legal, exercício regular de direito e consentimento do ofendido.

São hipóteses de exclusão da culpabilidade exceto?

São hipóteses de exclusão da culpabilidade, EXCETO: a) inexigibilidade de conduta diversa na coação moral irresistível. b) erro inevitável sobre a ilicitude do fato. c) estado de necessidade.

Qual é o artigo 23?

23. Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. Art.

Qual é o artigo 22?

Art. 22 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o carater criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Qual é o artigo 25?

Art. 25 — Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

O que é o artigo 29 do Código Penal?

- Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. § 1º - Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.

O que é excludente de ilicitude e culpabilidade?

Diferentemente da excludente de culpabilidade, excludente de ilicitude é a circunstância que afasta o aspecto ilícito, ou antijurídico, do ato. É importante notar que um ato pode ser tipificado sem ser antijurídico. ... 23 do Código Penal, as causas excludentes de ilicitude são: Art.

O que é artigo 28 Código Penal?

28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes pena.” (grifos não constantes no original).

São causas que excluem o crime ea culpabilidade respectivamente?

São causas que excluem o crime e a culpabilidade, respectivamente: a) omissão da lei e arrependimento eficaz. b) estado de necessidade e legítima defesa. c) desconhecimento da lei e exercício regular de direito.

São exemplos de excludentes da culpabilidade a menoridade coação moral irresistível e obediência hierárquica?

São causas excludentes de culpabilidade, a obediência hierárquica e a coação moral irresistível. O erro inevitável sobre a ilicitude do fato é causa excludente de antijuridicidade. São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa, o estado de necessidade e a inimputabilidade por doença mental.

São componentes da tipicidade exceto?

São elementos do fato típico, exceto: conduta. resultado.

Quantas e quais são as excludentes de ilicitude no Brasil?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

São elementos indissociáveis ao reconhecimento da legítima defesa?

São os requisitos da legítima defesa: a) a reação a uma agressão atual ou iminente e injusta; b) a defesa de um direito próprio ou alheio; c) a moderação no emprego dos meios necessários à repulsa; e d) o elemento subjetivo.

Quais os elementos que compõem a culpabilidade?

Elementos da Culpabilidade
  • Imputabilidade penal.
  • Potencial consciência da ilicitude.
  • Exigibilidade de conduta diversa.

O que é considerado legítima defesa?

O artigo 25 do Código Penal define legítima defesa: "Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem".

O que é causa de exclusão da culpabilidade?

A excludente de culpabilidade é uma das situações onde o sujeito que cometeu um crime é afastado ou excluído da culpa de tê-lo cometido. Isso quer dizer que houve um ato ilícito e tipificado como tal no Código Penal, mas o agente que o cometeu não é responsável pela culpa de tê-lo cometido.

Qual o conceito de culpabilidade?

A culpabilidade, enquanto estrutura do crime, é usualmente compreendida como a censurabilidade do autor do injusto, ou seja, o juízo de reprovação sobre aquele que praticou fato típico e antijurídico e poderia e deveria ter agido de acordo com o Direito.

Quem tem direito ao benefício do artigo 29?

Segurados que receberam benefícios por incapacidade de 2002 a 2009 foram prejudicados e têm direito à correção. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai pagar a revisão do artigo 29, também chamada de revisão dos auxílios, entre os dias 1º e 7 de maio deste ano, segundo informou o órgão previdenciário.

O que é a participação de menor importância?

A participação de menor importância é aquela de pouca relevância causal, aferida exclusivamente no caso concreto, com base no critério da equivalência dos antecedentes (conditio sine qua non).

Artigo anterior
O que provoca fungos no corpo?
Artigo seguinte
Como fazer para isolar o som de um ambiente?