Quais são as causas de uma embolia pulmonar?

Perguntado por: Samuel Ferreira Campos  |  Última atualização: 2. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo de sangue localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta e bloqueia um vaso do pulmão (artéria). O bloqueio impede a passagem de sangue e causa a morte progressiva da parte afetada, resultando em dor ao respirar e intensa falta de ar.

O que leva uma pessoa a ter embolia pulmonar?

A embolia pulmonar é geralmente causada por um coágulo de sangue, embora outras substâncias também possam formar êmbolos e bloquear uma artéria. Os sintomas de embolia pulmonar variam, mas, geralmente, incluem falta de ar.

Como se origina a embolia pulmonar?

A embolia pulmonar, também chamada de tromboembolismo pulmonar, é uma doença com potencialidade fatal. Ela ocorre em decorrência de um bloqueio em uma ou mais artérias dos pulmões. Essa obstrução pode ser causada por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.

Qual a chance de sobreviver a uma embolia pulmonar?

Pacientes com doença cardiopulmonar preexistente têm maior risco de morte, mas jovens e/ou pacientes saudáveis podem sobreviver à embolia pulmonar que oclui > 50% do leito pulmonar.

Quais são os 4 tipos de embolia?

EMBOLIA GORDUROSA - TROMBOEMBOLIA - EMBOLIA GASOSA - EMBOLIA LÍQUIDO AMINÓTICO - TIPOS DE EMBOLIAS.

O que é Embolia Pulmonar? Sintomas e Tratamentos.

42 questões relacionadas encontradas

Qual é a embolia mais perigosa?

Esse tipo de obstrução da artéria é provocado pela presença de bolhas de ar nos vasos sanguíneos. A embolia pulmonar gasosa é um tipo de obstrução da artéria e é provocada pela presença de bolhas de ar nos vasos sanguíneos.

Como saber se estou tendo uma embolia pulmonar?

Sintomas da Embolia Pulmonar
  1. Falta de ar que aparece de repente e piora com o esforço;
  2. Dor no peito aguda ao inspirar profundamente;
  3. Dor no peito ao tossir ou se inclinar;
  4. Tosse seca com expectoração de sangue ou não.
  5. Febre baixa;
  6. Palpitações no peito.

É possível reverter embolia pulmonar?

No caso de uma embolia pulmonar maciça, o tratamento para restaurar o fluxo sanguíneo é urgentemente necessário. A heparina dilui o sangue, mas as medicações mais novas que quebram ativamente os coágulos (trombolíticos) podem agir mais rapidamente e podem ser mais eficazes.

Quanto tempo uma pessoa fica com embolia pulmonar?

O tempo mínimo de tratamento da embolia pulmonar previsto é de 6 meses e o de trombose venosa de membro inferior é de 3 meses.

Quantos dias dura embolia pulmonar?

Dor constante - de 5 a 7 dias - e falta de ar.

O que piora a embolia pulmonar?

Causas. São fatores de risco para a embolia pulmonar a imobilidade prolongada, cirurgias extensas, câncer, traumas, anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós-parto, varizes, obesidade, tabagismo, insuficiência cardíaca, idade superior a 40 anos, DPOC e distúrbios na coagulação do sangue.

O que fazer para evitar a embolia pulmonar?

Evite o excesso de peso - pessoas obesas têm duas vezes mais risco de tromboembolismo venoso. Quanto maior o peso, maior o risco. Evite a imobilidade - faça atividade física regularmente e evite ficar imóvel por longos períodos, seja sentado, agachado ou com as pernas cruzadas.

Qual exame de sangue para saber se tem embolia pulmonar?

Exames de sangue

Um exame de sangue que mede um produto da dissolução de coágulos, denominado dímero D é frequentemente pedido no pronto-socorro. Níveis elevados são quase sempre presentes em embolia pulmonar, mas podem ser encontrados por outras causas. O teste tem valor quando é normal.

Qual a causa mais comum de morte por embolia pulmonar?

Causas. O tipo mais frequente de êmbolo é um trombo que se produz numa veia da perna ou da pélvis. Esses coágulos tendem a formar-se quando o sangue circula lentamente ou está parado, como acontece quando alguém permanece na mesma posição durante muito tempo.

O que acontece quando a pessoa morre de embolia pulmonar?

A embolia ocorre quando um coágulo localizado nos membros inferiores se solta e migra para o pulmão, entupindo os vasos desse órgão. Esse bloqueio não permite a passagem de sangue do coração para o pulmão, comprometendo a oxigenação do corpo e provocando uma queda na função pulmonar.

Quais os cuidados que se deve ter quando se tem embolia pulmonar?

Deite-se e não se mova. Não ande ou dirija para o hospital ou consultório médico; Se você teve uma embolia pulmonar aguda e está tomando anticoagulantes, quando receber alta do hospital, pergunte quando precisa consultar um médico novamente e quais cuidados deve tomar.

Qual é o tipo de embolia mais comum?

Embolia direta: é a mais freqüente.

Qual o primeiro sinal de embolia pulmonar?

Algumas pessoas têm dor no tórax. A frequência cardíaca pode ficar acelerada, irregular ou ambos. Em algumas pessoas, particularmente aquelas com êmbolos muito grandes, os primeiros sintomas de embolia pulmonar são sensação de desmaio iminente ou perda da consciência.

Onde é a dor embolia pulmonar?

Sintomas. Os sintomas típicos da embolia pulmonar são a falta de ar e uma dor no peito que piora quando se respira profundamente. Outros sintomas são a tosse, tonturas, uma coloração azul na pele e perda de consciência. As pessoas com um coágulo de sangue na perna também podem ter vermelhidão e inchaço da perna.

Qual exame detecta embolia?

Exames de imagem e diagnóstico

Ela pode iniciar com radiografias do tórax e ultrassom Doppler das veias dos membros inferiores para o diagnóstico de tromboses profundas. Porém, o exame de imagem que mais auxilia no diagnóstico de embolia pulmonar é a angiotomografia.

Quem tem embolia pulmonar sobrevive?

A embolia pulmonar é uma das ocorrências médicas mais graves que existem: a cada 100 casos registrados no Brasil, 22 acabam sendo fatais para os pacientes. Para que este número diminua, é imprescindível que ela seja detectada o mais cedo possível.

Quem tem mais chance de ter embolia pulmonar?

Mulheres sedentárias têm mais chances de ter embolia pulmonar, revela estudo. O sedentarismo aumenta o risco das mulheres de apresentar embolia pulmonar, uma causa comum de doenças cardíacas, segundo uma pesquisa publicada na revista britânica British Medical Journal (BMJ).

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Como é a dor nas costas de embolia pulmonar?

Caracteriza-se por ser uma dor localizada que piora com movimentos específicos, esforços físicos ou após longos períodos em uma mesma posição. É comum sentir essa dor na região lombar, cervical ou dorsal, podendo irradiar para as extremidades próximas.

Como é a dor na perna da embolia pulmonar?

O inchaço é unilateral e assimétrico, ou seja, uma das pernas fica mais volumosa que a outra. No caso da embolia pulmonar, os sinais clínicos são dor no peito, falta de ar e, em alguns casos, tossir sangue.

Artigo anterior
Qual o valor da multa por cobrança indevida?
Artigo seguinte
O que piora a costocondrite?