Quais são as causas de lesões celulares?

Perguntado por: Salomé Mariana Fernandes de Oliveira  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (8 avaliações)

A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.

Quais são as principais formas de lesão celular?

Tipos de lesão celular
  • Lesão celular reversível: Efeito de danos ligeiros ou transitórios. A eliminação dos estímulos patológicos ou a restauração do suprimento crítico permitem que a célula retorne ao estado basal. ...
  • Lesão irreversível: “Ponto de não retorno”: a célula não pode ser recuperada → morte da célula.

Quais podem ser os agentes físicos de lesão celular?

3) Agentes físicos - trauma mecânico, queimaduras, radiação solar, choque elétrico. 4) Agentes químicos - álcool, medicamentos, poluentes ambientais, venenos, drogas ilícitas. 5) Agentes infecciosos - vírus, bactérias, fungos.

Qual o principal causador da morte celular?

A morte celular ocorre após uma lesão celular irreversível, que pode ter diferentes causas, e é importante no estudo do câncer, doenças auto-imunes e neurodegeneração. O processo é caracterizado basicamente pela perda da integridade da membrana plasmática da célula e consequente fragmentação do núcleo celular.

Quais as duas maneiras que uma célula pode chegar a uma lesão celular?

Inicialmente a lesão se manifesta por meio de alterações funcionais e morfológicas reversíveis. Porém, conforme ocorre a progressão do dano, esse processo pode culminar em alterações irreversíveis e, portanto, morte celular que pode ser por duas vias: apoptose e necrose.

Causas de lesões celulares: Aula 04 [Atualizado 2021]

44 questões relacionadas encontradas

Quais as principais causas de lesão celular Cite dois exemplos de cada causa descrita?

As causas mais comuns de lesões celulares são: ausência de oxigênio (hipóxia); agentes físicos (traumas, temperatura, radiação, choque); agentes químicos e drogas; agentes infecciosos; reações imunológicas; distúrbios genéticos e desequilíbrios nutricionais.

Quais são os três tipos de morte celular?

Os processos de morte celular podem ser classificados de acordo com suas características morfológicas e bioquímicas em: apoptose, autofagia, necrose, mitose catastrófica e senescência4-6. Alterações na coordenação desses tipos de morte celular estão implicadas na tumorigênese7.

Quando a lesão celular morte celular inflamação?

Quanto à lesão celular, morte celular, inflamação e readaptação, é correto afirmar que: A privação do oxigênio celular (hipóxia) também pode ser chamada de isquemia. A hipóxia/isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial ou da drenagem do tecido afetado.

Quais são as lesões celulares Reversiveis?

A lesão reversível é uma adaptação onde a função celular é estimulada ou reduzida de modo que não altera seu funcionamento, a causa depende de vários fatores e essa alteração em tamanho e/ou quantidade está diretamente ligada a função de homeostasia, as células se adaptam diante uma situação de estresse.

Quais são as principais alterações Ultraestruturais da lesão celular?

Características ultraestruturais:
  • Alterações citoplasmáticas: Degranulação, tumefação e posterior precipitação de fosfato de Cálcio na membrana interna das mitocôndrias, marcando o "ponto de não retorno". ...
  • Alterações nucleares:

Quais as consequências da lesão celular?

Inicialmente a lesão se manifesta por meio de alterações funcionais e morfológicas reversíveis. Porém, conforme ocorre a progressão do dano, esse processo pode culminar em alterações irreversíveis e, portanto, morte celular que pode ser por duas vias: apoptose e necrose.

O que pode causar a apoptose?

A apoptose pode ser desencadeada por diversos fatores: ligação de moléculas a receptores de membrana, agentes quimioterápicos, radiação ionizante, danos no DNA, choque térmico, falta de fatores de crescimento, baixa quantidade de nutrientes e níveis aumentados de espécies reativas do oxigênio (ROS).

Quais são os principais mecanismos de defesa das células contra lesões?

Fagocitose, liberação de mediadores inflamatórios, ativação de proteínas do sistema complemento, bem como síntese de proteínas de fase aguda, citocinas e quimiocinas são os principais mecanismos na imunidade inata.

O que acontece quando falta ATP?

DEPLEÇÃO DE ATP

Causada principalmente por hipóxia, a falta de ATP ativa a glicólise anaeróbica, que leva à diminuição do glicogênio, ao aumento da produção de ácido lático, e redução do pH celular, resultando na condensação da cromatina nuclear.

Como é definida a morte celular?

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.

Quem ativa a apoptose?

A apoptose tem como principal mecanismo a ativação das caspases. As caspases possuem cisteína no seu sítio ativo e são responsáveis por clivar proteínas com resíduos de ácido aspártico.

O que acontece com a célula quando a lesão celular é irreversível?

Já a lesão celular irreversível é caracterizada por mudanças mais significativas na estrutura e função da célula, que não podem ser recuperadas mesmo com a remoção da causa subjacente. Isso inclui alterações nas organelas celulares, ruptura da membrana celular, danos ao núcleo da célula e morte celular.

Quais os tipos de degeneração que as células podem sofrer após lesão?

- Degeneração Hidrópica: acúmulo de água e eletrólitos (sódio, principalmente). - Degeneração Hialina: acúmulo de proteínas no interior das células. - Degeneração Gordurosa/Esteatose/Lipidose: acúmulo de lipídeos dentro das células. - Degeneração Glicogênica: acúmulo de carboidratos dentro das células.

Qual a diferença entre adaptação e lesão celular?

As células podem sofrer adaptação celular por meio de mecanismos como hipertrofia, hiperplasia, atrofia, metaplasia e displasia. Lesão celular: ocorre quando as células são expostas a condições adversas que excedem sua capacidade de adaptação, resultando em danos celulares.

O que acontece no início da inflamação e após a lesão celular?

Dessa forma, a inflamação é um mecanismo de defesa que visa cessar a causa inicial da lesão celular e as conseqüências de tal lesão. Logo, o processo inflamatório cessa quando os agentes agressores e os mediadores que foram secretados são destruídos. Esse processo pode ser dividido em agudo ou crônico.

Onde ocorre a apoptose?

Ela acontece quando, no interior da célula, há materiais que devem ser renovados. Dessa maneira, esses resíduos são compactados em membranas e coletados pelo sistema imunológico. Deve-se destacar que a morte das partículas não é desencadeada por traumas, mas tem o objetivo de fazer a manutenção dos órgãos e tecidos.

Qual o papel da mitocôndria na lesão e morte celular?

As mitocôndrias contêm enzimas que produzem apoptose, e que adiam o processo. Por exemplo, a família de proteínas Bcl-2 adiam a apoptose. Estas enzimas encontram-se na membrana externa das mitocôndrias.

Quais os tipos de lesões reversíveis?

A lesão reversível é uma adaptação onde a função celular é estimulada ou reduzida de modo que não altera seu funcionamento, a causa depende de vários fatores e essa alteração em tamanho e/ou quantidade está diretamente ligada a função de homeostasia, as células se adaptam diante uma situação de estresse.

Como podem ser classificadas as causas das lesões?

Quanto à causa, as feridas podem ser: - Cirúrgicas, feridas provocadas intencionalmente, mediante: Incisão: quando não há perda de tecido e as bordas são geralmente fechadas por sutura; Excisão: quando há remoção de uma área de pele (por exemplo: área doadora de enxerto); Punção: quando resultam de procedimentos ...

O que causa necrose e apoptose?

Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular. Necrose e apoptose são processos diferentes, sendo a necrose o estágio final e irreversível da célula ou conjunto de células (tecido).

Artigo anterior
Quantos kg bagagem de mão TAP?
Artigo seguinte
É dever do advogado contratar honorários advocatícios em valores aviltantes?