Quais são as causas das doenças respiratórias?

Perguntado por: Pedro Joel Mendes de Marques  |  Última atualização: 20. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

Fatores que podem causar doenças respiratórias
  • Infecções virais. ...
  • Poluição do ar e tabagismo. ...
  • Uso inadequado de medicamentos. ...
  • Ácaros, fungos, pelos de animais e pólen. ...
  • Ambiente seco e/ou pouco ventilados. ...
  • Falta de hidratação e má alimentação.

O que causa uma infecção respiratória?

O que causa infecção respiratória? Diversos tipos de microrganismos podem atuar como agentes infecciosos no sistema respiratório, incluindo vírus, bactérias e fungos. Eles podem ser inalados ou entrarem em contato com a boca, olhos ou nariz por contato com as mãos, objetos, líquidos e alimentos contaminados.

Quais as principais doenças do sistema respiratório?

Quais são as doenças respiratórias mais comuns em cada estação?
  • Sinusite;
  • Faringite;
  • Gripe;
  • Asma;
  • Rinite.

Quais são os sintomas de doenças respiratórias?

Os sintomas de doenças respiratórias mais comuns são:
  • Espirros;
  • Congestão nasal;
  • Coceira no nariz, olho ou garganta;
  • Irritação dos olhos;
  • Coriza;
  • Dor de garganta;
  • Falta de ar;
  • Tosse;

Quais são as doenças transmitidas por vias respiratórias?

Informações diversas sobre Caxumba, Coqueluche, Difteria, Escarlatina, Influenza, Meningites, Rubéola, Sarampo, Síndrome da Rubéola Congênita, Síndrome Respiratória Aguda Grave, Varicela.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS – A necessidade de estar sempre atualizado

34 questões relacionadas encontradas

Qual o maior causador das infecções respiratórias?

Infecções respiratórias podem ser causadas por vírus, como na gripe e na covid-19. Bactérias também representam potencial nocivo para as vias respiratórias, como no caso da tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch).

Quais são as 6 doenças respiratórias mais comuns?

Quais são as principais doenças respiratórias?
  1. Asma. A asma é uma doença muito comum em crianças do sexo masculino e ocorre devido a uma inflamação nas partes internas do pulmão, provocando inchaço e reduzindo a passagem do ar nestas estruturas. ...
  2. Rinite Crônica. ...
  3. Tuberculose. ...
  4. DPOC. ...
  5. Pneumonia. ...
  6. Gripe. ...
  7. Faringite. ...
  8. Bronquite aguda.

Qual é a doença mais perigosa do sistema respiratório?

1. Asma. A asma é uma doença crônica que atinge todas as faixas etárias, embora tenha maior acometimento em crianças.

Como tratar as doenças respiratórias?

Os tratamentos para as doenças respiratórias crônicas
  1. Inalação de corticosteróides para reduzir a inflamação nasal;
  2. Ventilação mecânica e líquida;
  3. Antibióticos e expectorantes para tratar as infecções bactérias e eliminar as secreções;
  4. Lavagem nasal;
  5. Cirurgias em casos graves de sinusite.

O que fazer para evitar doenças respiratórias?

Lavar as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e utilizar lenço descartável para limpar o nariz ou ao tossir. Estas são algumas das medidas básicas para evitar a transmissão de doenças respiratórias como a gripe.

Como diagnosticar doenças respiratórias?

Por meio de imagens de alta resolução, a tomografia de tórax, ou tc de tórax, é fundamental no diagnóstico e no acompanhamento de doenças respiratórias.

O que é uma doença respiratória?

Normalmente, as doenças respiratórias crônicas atingem o pulmão e são ligadas a inflamações de longa duração. Indivíduos expostos à poeira, poluição, fumantes e alérgicos estão no grupo de risco.

Quais as complicações respiratórias mais frequentes?

As complicações pulmonares frequentemente são agrupadas (pneumonia, insuficiência respiratória, atelectasia, broncoespasmo e exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica), tornando-se difícil avaliar individualmente os fatores de risco e as complicações desenvolvidas.

Qual o melhor remédio para desinflamar as vias respiratórias?

Resultados encontrados para Remédio para Infecções do Trato Respiratório Superior:
  • Azitromicina (Comprimido 500 mg) ...
  • Acomplia. ...
  • Micardis. ...
  • Micardis HCT. ...
  • Zitromax. ...
  • Azitromicina (Comprimido 500 mg) ...
  • Enbrel. ...
  • CEFACLOREN. catarrhalis ; Infecções do Trato Respiratório Inferior, incluindo pneumonia, causadas por S.

Quanto tempo dura infecção respiratória?

As infecções respiratórias de etiologia1 viral são conhecidas, popularmente, por viroses e apresentam quadro de manifestações clínicas menos graves. Ocorrem durante o inverno e, uma vez apresentando os sintomas, há uma regressão espontânea desse quadro dentro de cinco a sete dias.

Como desinflamar as vias respiratórias?

Broncodilatadores: ajudam a desobstruir as vias aéreas e melhorar a respiração. Comprimidos: com a substância teofilina, que ajuda a relaxar a musculatura dos pulmões para que ar entre mais fácil nas vias respiratórias.

O que ajuda a melhorar a respiração?

O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório. De modo geral, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como corrida, natação, ciclismo e dança.

Como saber se o pulmão está limpo?

Chiado no peito

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Quais são os órgãos que fazem parte do sistema respiratório?

Os órgãos do sistema respiratório são: fossas nasais, faringe (nasofaringe), laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Veja a seguir um pouco mais a respeito de cada um desses importantes órgãos: Observe os principais órgãos do sistema respiratório.

Qual o médico que cuida da respiração?

Para evitar que os sintomas da DPOC (Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva) afetem a qualidade de vida da pessoa, é imprescindível que o tratamento seja indicado por um especialista em doença pulmonar. Mas você sabe qual médico trata doenças no pulmão? É o pneumologista.

Qual o melhor antibiótico para infecção respiratória?

Azitromicina 500 mg 3 comprimidos | Zitromax | Tratamento De Infecção Do Trato Respiratório | EMS. Infecções do trato respiratório inferior, incluindo bronquite e pneumonia, infecções da pele e tecidos moles, otite média e infecções do trato respiratório superior, incluindo sinusite e faringite/tonsilite.

Qual a diferença entre pneumonia e infecção respiratória?

Pneumonias são infecções respiratórias que podem ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais frequente naqueles pacientes com a imunidade baixa, como crianças, idosos e pacientes com outras comorbidades.

Como saber se a infecção respiratória e viral ou bacteriana?

Ao assoar o nariz ou expectorar, verifique a coloração do corrimento. Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.

O que leva uma pessoa a ter asma?

– esforço físico; – aspectos emocionais; – exposição ao ar frio; – outras causas: alguns tipos de medicamentos, alguns alimentos, refluxo gastro-esofágico, causas hormonais, fatores relacionados ao trabalho ou a escola, asma provocada por outras doenças.

Qual o sintoma de infecção pulmonar?

Os sintomas incluem fadiga, perda de apetite, suores noturnos, febre, perda de peso e tosse com expectoração. O diagnóstico geralmente é determinado com uma radiografia torácica. As pessoas geralmente precisam tomar antibióticos por várias semanas até que o abscesso pulmonar desapareça.

Artigo anterior
Qual é o valor de 7 elevado a 2?
Artigo seguinte
Como cadastrar PPI no débito automático?