Quais são as causas da transição demográfica?

Perguntado por: Miriam Joana de Machado  |  Última atualização: 27. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

Fatores que alteram as taxas de natalidade e de mortalidade de uma população são as causas da transição demográfica.

Quais as causas da transição demográfica?

Segundo este postulado, a transição demográfica se inicia com a redução da mortalidade, em função de conquistas associadas ao progresso técnico, tais como melhoria dos sistemas de saneamento (especialmente nas cidades) e o combate a doenças transmissíveis.

Quais os fatores responsáveis pela transição demográfica?

Quais as causas da transição demográfica?
  • o processo de urbanização mundial e a modernização dos centros urbanos;
  • a melhoria das condições de acesso à saúde e educação de uma população;
  • a emancipação e a maior participação das mulheres no mercado de trabalho;

Qual a principal consequência da transição demográfica?

Como citamos, o principal aspecto decorrente da finalização do processo de transição demográfica é o envelhecimento da população. Com a estabilização das taxas de natalidade e mortalidade, a sociedade entra em um cenário de envelhecimento natural, pois a expectativa de vida aumenta consideravelmente.

Quais os dois indicadores mais importantes para a transição demográfica?

Os indicadores de natalidade, fecundidade e mortalidade para 1980 revelaram essas grandes mudanças: todos eles tiveram seus níveis drasticamente reduzidos. A taxa de mortalidade infantil declinou para 83 óbitos por cada 1000 nascidos vivos e a esperança de vida ultrapassou o limite de 60 anos de idade.

Transição Demográfica - Geobrasil

21 questões relacionadas encontradas

O que é a transição demográfica e quais são suas principais causas e consequências?

Resumo sobre transição demográfica

Defende que a população não cresce de maneira uniforme e contínua, e que a explosão demográfica é um fenômeno momentâneo. Fatores que alteram as taxas de natalidade e de mortalidade de uma população são as causas da transição demográfica.

Quais as características da transição demográfica?

Resumo sobre transição demográfica

A transição demográfica descreve a mudança das taxas de natalidade e mortalidade de altas para baixas, impactando o crescimento populacional. Inicia-se com alta natalidade e mortalidade, seguida pela redução da mortalidade devido a avanços na saúde.

Qual impacto da transição demográfica no Brasil?

Além do impacto sobre o crescimento, o processo de transição demográfica também traz alterações relevantes na situação fiscal do país, pois tende a mudar a estrutura de receitas e despesas do governo. Essas mudanças, por sua vez, acabam afetando o crescimento econômico.

Quais são os desafios da transição demográfica?

A transição demográfica também desafia a previdência social, que precisa atender ao crescimento observado de 82,3 por cento da população idosa e 43,0 por cento da população adulta. Com tendência de um crescimento até a década de 40, o que pode demandar uma discussão dos rumos da previdência social.

Como o Brasil está em relação a transição demográfica?

O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.

Quem criou a teoria da transição demográfica?

Em 1929, Warren Thompson (1887-1973) desenvolveu o conceito de transição demográfica. O objetivo era a contestação da Teoria Demográfica Malthusiana, tomando por base a matemática.

Porque o Brasil está passando por um período de transição?

O Brasil passa atualmente por um processo de transição demográfica pois a população atualmente está passando pelo processo de envelhecimento. Observa-se na atualidade que a taxa de natalidade está reduzindo enquanto a expectativa de vida aumenta, o que demonstra maior quantidade de idosos do que adultos e crianças.

Quais são as 4 teorias demográficas?

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

Quais são as consequências do aumento da população?

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Como a demografia influência na economia?

Em síntese, a população não é um entrave, mas sim um fator impulsionador do take off do desenvolvimento. Se o PIB crescer 5% ao ano entre 2000 e 2030 teríamos o mesmo crescimento da renda per capita do período de ouro de 1950 a 1980. Esta taxa de crescimento não está distante das possibilidades do país.

O que aumenta a taxa de natalidade?

- A taxa de natalidade é elevada em decorrência dos problemas sociais vividos nesses países. - As políticas públicas referentes à saúde, educação e oportunidades de emprego são ineficientes. - Boa parte da população vive em situação de pobreza. - Faltam recursos básicos para viver.

Como se explica a transição demográfica e o envelhecimento da população?

O envelhecimento populacional pode ser explicado por dois fatores-chave: o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade. Nos últimos anos, o mundo assistiu a uma grande elevação da expectativa de vida ao nascer de sua população. Nos anos 1950, a expectativa de vida era de 46,8 anos.

Qual a situação atual da demografia brasileira?

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Quando falamos no processo de transição demográfica?

Quando falamos no processo de transição demográfica estamos nos referindo que está ocorrendo uma mudança na proporção dos diversos grupos etários que compõem o total da população.

Como a transição demográfica afeta as políticas de previdência social no Brasil?

Com a mudança da pirâmide etária, o Brasil terá um aumento do número de beneficiários em relação ao de contribuintes, o que ocasionará um aumento na dependência previdenciária ao longo do tempo.

O que causa o envelhecimento da população?

O aumento da expectativa de vida da população mundial e a diminuição das taxas de fecundidade e mortalidade trazem como consequência seu envelhecimento.

O que seria a explosão demográfica?

Resumo sobre explosão demográfica

No Brasil, a explosão demográfica ocorreu entre 1940 e 1960, que foi o intervalo de tempo em que o país registrou elevadas taxas de crescimento populacional. A queda da fecundidade e redução dos nascimentos ocasionou a desaceleração do crescimento populacional no Brasil.

O que é e para que serve a transição demográfica?

A transição demográfica é um processo pelo qual os países desenvolvidos já passaram, e os países em desenvolvimento estão passando. Trata-se de uma fase da dinâmica populacional, na qual uma sequência de ocorrências leva ao envelhecimento populacional e à estagnação do crescimento da população de um país.

O que causa o aumento da população?

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional. As populações mundial e do Brasil seguem tendência de desaceleração do crescimento.

Artigo anterior
Qual a diferença nos pés dos bípedes?
Artigo seguinte
Como saber a porcentagem de juros sobre um valor?