Quais são as categorias econômicas da receita orçamentária?

Perguntado por: Tomás Castro Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

Quais as classificações da receita orçamentária?

As receitas orçamentárias podem ser classificadas segundo os seguintes critérios: (a) Quanto à procedência; (b) Quanto à fonte e destinação dos recursos; (c) Quanto à apuração do Resultado Primário; (d) Quanto à natureza econômica.

Quais são as classificações orçamentárias?

No modelo orçamentário brasileiro são observadas classificações para a despesa e para a receita. Da despesa, as principais são: classificação institucional, classificação funcional e programática, de natureza da despesa e por fonte de recursos; da receita, classificação por natureza de receita e por fonte de recursos.

Quanto à classificação econômica da receita?

A classificação econômica da receita orçamentária é estabelecida pela Lei nº 4.320/64 para sustentar o conceito com base no ingresso de recursos financeiros e não pelo reconhecimento do direito, conforme o princípio contábil da competência de registro.

O que é categoria econômica no orçamento?

CATEGORIA ECONÔMICA: a despesa orçamentária, assim como a receita orçamentária, é classificada em duas categorias econômicas: 3 - DESPESAS CORRENTES: classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

Orçamento Fácil - 16 - Classificações Orçamentárias - Receitas e Despesas - Primárias e Financeiras

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as categorias econômicas da despesa?

A Lei n.º 4.320/64 classificou a despesa orçamentária em duas categorias econômicas: Despesas Correntes, que compreendem as de pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida interna e externa e outras, observadas os conceitos existentes nos dispositivos legais e normas pertinentes em vigor.

São consideradas entradas no orçamento financeiro?

Fluxo de entradas: - aumento de capital; - empréstimos bancários; - descontos de duplicatas; - recebimento de juros; - recebimento de dividendos.

O que é classificação de receita?

Agrupamento que identifica a origem dos recursos, se orçamentários ou extra-orçamentários. Busca identificar a origem dos recursos segundo o fato gerador.

Quanto à categoria econômica correntes e de Capital?

1. Categoria Econômica. 3 – Despesas Correntes: as que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. 4 – Despesas de Capital: as que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

Como classificar contabilmente?

De forma geral, a empresa deve classificar as contas contábeis com base na avaliação da natureza, liquidez e função dos ativos, e dos montantes, natureza e prazo dos passivos.

Como são classificadas as receitas e despesas?

Quanto à categoria econômica, a receita pode ser dividida em Receitas Correntes (código 1) e Receitas de Capital (código 2): Adendo: lembre-se que código 3: Despesas Correntes e código 4: Despesas de capital. Veja aqui. Receitas Correntes: estas são as receitas arrecadadas dentro do exercício.

Quanto às categorias econômicas das despesas Essas podem ser classificadas em correntes e de capital?

As despesas orçamentárias, quanto à categoria econômica, podem ser classificadas como despesa corrente e de capital. As despesas orçamentárias, classificadas no grupo de despesas sob o título de investimento, são enquadradas quanto a sua natureza em despesas correntes.

O que é receitas correntes e de capital?

Receita Corrente – É o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender às despesas classificáveis em despesas ...

Quanto à classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil?

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.

O que é considerado como receita no setor público?

6 - de acordo com o Regulamento Geral de Contabilidade Pública, a receita pública engloba todos os créditos de qualquer natureza que o governo tem direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos de que derivem direitos a favor do Estado.

Quais são os tipos de receitas públicas?

A receita pública se divide em dois grandes grupos: as receitas orçamentárias e as extraorçamentárias.
  • Receita orçamentária.
  • Receita extraorçamentária.
  • Estágio da realização da receita.

Quais são as fases da receita pública?

A legislação estabelece as seguintes fases para a receita: previsão, lançamento, cobrança, arrecadação e recolhimento.

Como é composto o orçamento financeiro?

O orçamento de uma empresa geralmente é composto por: Orçamento ou projeção de vendas. Orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis (fretes, comissões, impostos, etc.) Orçamento de custos da produção.

São exemplos de contas de entrada?

- Entradas – contas a receber, dinheiro de sócios, empréstimos, vendas, saldo de aplicações, cheques à vista, cheques pré-datados, entre outras.

Como funciona o orçamento financeiro?

O orçamento financeiro pessoal é o valor aproximado de tudo o que você gasta durante um período e a renda obtida. Geralmente, as pessoas utilizam o mês como referência. Sendo assim, o seu principal objetivo é saber se as suas despesas mensais são compatíveis com os seus ganhos.

Como pode ser classificada a despesa pública?

101, de 04 de maio de 2000, conhecida como a Lei de responsabilidade Fiscal (LRF) classifica a despesa pública em duas categorias, as despesas obrigatórias de caráter continuado e as despesas com pessoal (as derivadas de contratos ou outras despesas com pessoal).

O que é classificação funcional da despesa?

Classificação Funcional da Despesa

Entre os tipos de classificação da despesa, está a classificação funcional, que busca informar em que grande área de atuação governamental a despesa será realizada. Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção a que se vinculam.

O que são as receitas correntes?

19 - Outras Receitas Correntes: são os ingressos correntes provenientes de outras origens, não classificáveis nas anteriores. 191 - Multa e Juros de Mora: registra o valor da receita arrecadada com penalidades pecuniárias decorrentes da inobservância de normas.

É exemplo de receita de Capital?

Termo: Receita de Capital

São exemplos as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas e as receitas da conversão em espécie de bens e direitos.

É considerada receita corrente?

11, § 1º São Receitas Correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.

Artigo anterior
Quantos dias a mãe pode pegar atestado para cuidar do filho?
Artigo seguinte
Como casar no civil em outro país?