Quais são as características dos répteis?

Perguntado por: Bruno Telmo de Amorim  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Quais são as principais características dos répteis?

Esses animais não possuem glândulas e sua pele pode ser recoberta por placas, escamas, plastrões e carapaças. Essa característica permite que os répteis tenham grande vantagem em ambientes secos, tais como os desertos. Os répteis possuem sistema digestório completo e seus representantes, na sua maioria, são carnívoros.

Qual é a classificação dos répteis?

Classificação dos répteis

Os répteis podem ser divididos em quatro linhagens: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).

Como os répteis são classificados Cite uma característica de cada grupo?

Esses animais têm a pele recoberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores: lacertílios e ofídeos. Lacertílios - Compreendem os lagartos, os camaleões e as lagartixas, répteis de corpo alongado, com a cabeça curta e unida ao corpo por um pequeno pescoço.

Quem são os répteis?

Os répteis podem ser classificados em quatro grupos: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).

Características gerais dos Répteis - Vertebrados - Biologia

29 questões relacionadas encontradas

Quais os répteis do Brasil?

Répteis
  • Aperema (Rhinoclemmys punctularia)
  • Cascavel (Crotalus durissus)
  • Cobra-do-milho (Pantherophis guttatus)
  • Cotiarinha (Bothrops itapetiningae)
  • Iguana-verde (Iguana iguana)
  • Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria)
  • Jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata)
  • Jacaré-do-Pantanal (Caiman yacare)

Quais são os animais anfíbios?

Podemos dividir os anfíbios em três grupos: Anura (sapos, rãs e pererecas), Caudata ou Urodela (salamandras) e Gymnophiona ou Apoda (cobras-cegas). Atualmente são conhecidas mais de seis mil espécies de anfíbios.

Quais são os três grupos de répteis?

Os répteis, como tradicionalmente reconhecidos, formam um agrupamento heterogêneo de tetrápodes amniotas ectotérmicos que inclui três linhagens principais, os Testudines (cágados, tartarugas e jabutís), os Squamata (lagartos, serpentes e cobras-cegas) e os Crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais).

Quanto à classificação dos répteis complete as frases Utilizando-se as palavras listadas abaixo?

8) Quanto à classificação dos Répteis, complete as frases, utilizando-se das palavras listadas abaixo. a) A Ordem _____________ reúne animais endêmicos da Nova Zelândia: as tuataras. b) A Ordem _____________ reúne, dentre outros animais, os gaviais e jacarés.

Quais são as ordens da classe dos répteis?

Existem quatro ordens de répteis: Chelonia, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia.

Como identificar répteis?

Pele. A pele dos répteis é seca e sem glândulas, o que a torna grossa e impermeável. A resistência e impermeabilidade se deve, principalmente, à abundância de queratina. Com a pele que possuem, os répteis evitam a perda de água e são capazes desse modo de sobreviver mesmo em ambiente extremamente áridos.

Qual é a classificação de Lagarto?

Os lagartos são tetrápodes, ou seja, vertebrados com quatro membros locomotores e, apesar de algumas linhagens atuais possuírem apenas dois ou nenhum membro locomotor, os ancestrais de todas as espécies de lagartos são tetrápodes.

Qual é o animal invertebrado?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

O que os répteis se alimentam?

Em geral, os répteis são carnívoros. Eles comem insetos, aves, sapos, camundongos e peixes. Alguns perseguem suas presas, outros se escondem e esperam que elas se aproximem. Algumas cobras injetam peçonha, ou veneno, em suas presas.

Qual característica é comum entre répteis e anfíbios?

Anfíbios e répteis compartilham algumas características. Os dois grupos são vertebrados — ou seja, possuem coluna vertebral — e têm sangue frio — isto é, dependem de fontes externas para manter-se aquecidos. Além disso, passam pelo menos parte do tempo fora da água.

Qual é o habitat dos répteis?

As tartarugas e crocodilos são, na sua maioria, aquáticos, enquanto os lagartos e serpentes são na maior parte terrestres e arborícolas. Existem exceções interessantes: algumas tartarugas não apenas vivem longe da água, mas vivem em regiões desérticas e algumas serpentes marinhas têm uma existência totalmente aquática.

Qual é a importância ecológica dos répteis?

Os Répteis são animais que representam extrema importância para a ecologia por serem controladores de diversas outras espécies de invertebrados e vertebrados, mantendo assim o equilíbrio ecológico.

É notório que os aspectos evolutivos de répteis e suas principais características apresentadas possibilitaram uma melhor adaptação ao ambiente terrestre sendo elas?

Considerando os aspectos evolutivos de répteis e as principais características apresentadas pelos mesmos, que possibilitaram uma melhor adaptação ao ambiente terrestre, pode-se afirmar que apresentam: A) Endotermia e circulação sanguínea fechada. B) Fecundação interna com ovos pequenos sem vitelo e endotermia.

Como se denominam os animais com esse tipo de metabolismo dos répteis?

Animais exotérmicos necessitam de fontes externas para essa manutenção. ... Animais exotérmicos: não conseguem manter a temperatura de seus corpos dentro de uma faixa ideal, necessitando de fontes externas para essa manutenção. Exemplos: muitas espécies de répteis e peixes.

Quais são os répteis mais conhecidos?

São exemplos de répteis: tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto.

Quantas espécies de répteis existem no Brasil?

O Brasil é o terceiro maior celeiro de diversidade de répteis. Em todo o território nacional, já foram descritas 795 espécies, quantidade que situa o país atrás apenas da Austrália (1.057) e do México (942) – no mundo, são aproximadamente 11 mil espécies de répteis catalogadas.

Quais são os anfíbios mais conhecidos?

Os anfíbios mais conhecidos são os sapos, rãs e pererecas: os representantes da Ordem Anura. Eles não possuem cauda na fase adulta. Já os da Ordem Caudata, ou Urodela, representados pelas salamandras, apresentam corpo e cauda longa.

Quais são os animais anfíbios e répteis?

Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).

O que é um animal vivíparo?

Em outros termos, os animais vivíparos são aqueles que mantêm o embrião dentro do corpo materno, local onde ocorre o seu desenvolvimento. Entre as características dos seres que apresentam viviparidade, é possível destacar: A nutrição do embrião é feita por meio do sangue materno; Transporte de nutrientes.

Artigo anterior
Pode tomar antibiótico com antigripal?
Artigo seguinte
Como mandar muitas fotos por email?