Quais são as características do processo saúde-doença durante a Idade Moderna?

Perguntado por: Ângela Vaz  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Na Era Moderna (séc. XVII e XVIII) o conceito baseava-se na química, onde as doenças eram provocadas por agentes externos ao organismo. Os processos que ocorrem no corpo são químicos, os melhores remédios para expulsar a doença também seriam químicos.

Quais as principais características sobre o processo saúde e doença?

A saúde, de fato, deve ser entendida como um componente da qualidade de vida, além de um direito social que se vincula inclusive ao bem comum. A doença, por sua vez, se refere a um conjunto de sintomas e sinais que podem afetar o bem-estar do paciente, seja num nível físico, mental ou mesmo social.

Quais os principais fatores do processo saúde-doença?

A concepção de saúde-doença mais enfatizada entre as lideranças estudantis foi a multicausal, representada majoritariamente por fatores relacionados à esfera do consumo. Sobressaem também concepções centradas no indivíduo, na subjetividade e de caráter idealista.

Como a saúde e a doença eram interpretadas na Idade Média?

Na Idade Média européia, a influência da religião cristã manteve a concepção da doença como resultado do pecado e a cura como questão de fé; o cuidado de doentes estava, em boa parte, entregue a ordens religiosas, que administravam inclusive o hospital, instituição que o cristianismo desenvolveu muito, não como um ...

Como era o processo saúde-doença na antiguidade?

Ainda na Antiguidade, acreditava-se que as doenças poderiam ser causadas por elementos natu- rais ou sobrenaturais. Nesse período, a compreensão das doenças era através da filosofia religiosa. Na me- dicina hindu e chinesa, a doença é resultante do desequilíbrio do organismo humano (causas naturalizadas).

Processo Saúde-Doença

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases do processo saúde e doença?

Há duas fases no desenvolvimento da história natural da doença: pré-pato- # gênico, que acontece antes de o indivíduo adoecer, e o patogênico, quan- do o indivíduo já manifesta os sintomas da doença e deve ser tratado.

Qual o processo de saúde-doença?

O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.

Qual o conceito de saúde na Idade Média?

Na Idade Média européia (476-1492), em especial no seu início, a medicina foi cultivada quase que somente nos mosteiros e voltava-se ao modelo de concepção da doença ligada ao pensamento mágico e a conceitos religiosos, correlacionando as doenças à ação demoníaca, como acontecia nos primórdios da medicina.

Quais foram as principais doenças que existiam na Idade Média?

Entre esta e a Peste Negra, várias epidemias surgiram com intensidade variada e localização aleatória, como: lepra, peste bubônica, varíola, difteria, sarampo, influenza, ergotismo, tuberculose, escabiose, erisipela, antraz, tracoma, malária.

Como era as doenças na Idade Média?

A peste era chamada de negra porque ela causava manchas negras na pele das pessoas, fruto das infecções provocadas pelo bacilo. Essa peste também ficou conhecida como bubônica por provocar bubões ou bubos, isto é, inchaços infecciosos no sistema linfático, sobretudo nas regiões das axilas, virilha e pescoço.

Quais são os modelos do processo saúde-doença?

1. Modelo Biomédico; 2. Modelo Processual; 3. Modelo Sistêmico; 4.

Quando surgiu o processo saúde-doença?

Tal teoria permanece até o século XIX; no entanto, “ao final do século XVIII, predominavam na Europa como forma de explicação para o adoecimento humano os paradigmas socioambientais, vinculados à concepção dinâmica, tendo se esboçado as primeiras evidências da determinação social do processo saúde-doença.

Quais são as 3 fases da história natural da doença?

História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).

Quais são as principais características da saúde?

Os atributos se relacionam às características ou qualidades da saúde e as dimensões da saúde compreendem o bem-estar físico, emocional, espiritual, ambiental, mental e social.

Como se deu a evolução do conceito de saúde?

A evolução do conceito saúde passou de estado de ausência de doença para um conceito positivo focado nos aspectos pessoais, físicos, mentais e sociais. Essa evolução permite relacionar a saúde com outros fatores, com a educação e o conhecimento do paciente sobre sua doença.

Quais são os 4 determinantes de saúde?

Nele, o campo da saúde pode ser dividido em quatro importantes elementos que interrelacionados influenciam nas condições de saúde dos indivíduos, quais sejam: biologia humana, ambiente, estilo de vida (ou comportamento dos indivíduos) e a organização dos serviços de saúde.

Que importância à saúde passou a ter na Idade Média?

Por meio da prática de dissecações, os médicos medievais puderam ter avanços em seus estudos sobre anatomia humana. Nesse sentido, realizaram descobertas sobre a função da bexiga, dos rins, das válvulas do coração e da maneira como a coluna vertebral controlava os músculos.

Qual foi a doença que mais matou na Idade Média?

Peste Negra (também conhecida como Grande Peste, Peste ou Praga) foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351.

Como a Igreja explica as causas das doenças na Idade Média?

As enfermidades passaram também a ser relacionadas com a ideia do pecado e, portanto , vistas como punição divina aos maus atos. Assim, durante a Idade Média, quase não houve entre os europeus avanços e conquistas importantes no campo da saúde.

Como era vista a saúde na Idade Média?

A saúde era precária, mas as pessoas medievais não gostavam de sujeira. Ninguém precisa dizer que a higiene na Idade Média era abismal comparada com hoje. As ruas das cidades eram tomadas por lixo, esterco de cavalo, urina. Fezes humanas serviam de esterco, e esse esterco levava à reprodução de parasitas.

Qual o conceito moderno de saúde?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Como era realizado os atendimentos de saúde na Idade Média?

Na idade média, o serviço de enfermagem era atividade caritativa, realizada por religiosas e leigos, com o objetivo de salvação das almas. Os hospitais eram lugares de exclusão dos pobres e moribundos, que necessitavam de assistência e representavam um empecilho na sociedade.

Qual a teoria do processo saúde-doença fundamenta essa explicação?

Há 2.500 anos, o médico grego Hipócrates explicava o processo saúde-doença por meio do que ele chamou de Teoria dos Miasmas, que dizia que as doenças são transmitidas pelo ar, águas e outros locais insalubres.

Qual é a diferença entre saúde e doença?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o termo saúde diz respeito ao perfeito bem estar físico, mental e social do indivíduo e não apenas à ausência de doença. Já a doença se caracteriza como um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam o indivíduo, alterando o seu estado normal de saúde.

Como evoluiu a definição de saúde e doença ao longo da história?

Os conceitos de saúde e doença evoluem historicamente em função de fatores como contexto sócio-cultural, político e econômico, evidenciando a evolução da experiência humana.

Artigo anterior
Qual a saudação de Iansã?
Artigo seguinte
Onde fica a casa que Dom Pedro morou?