Quais são as características do pensamento filosófico racional?

Perguntado por: Mara Gonçalves Cruz  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

O que é racionalismo quais as suas principais características?

O racionalismo é o rival do empirismo, a doutrina de que todo conhecimento vem e deve ser testado pela experiência sensorial. Contra essa doutrina, o racionalismo sustenta que a razão é uma faculdade que pode se apegar a verdades além do alcance da percepção sensorial, tanto na certeza quanto na generalidade.

Como é o pensamento lógico racional?

O pensamento lógico é a combinação da capacidade de análise que permite aprofundar os componentes de uma realidade, assim como é racional porque segue um processo sequencial onde a tese secundária se encontra baseada na tese principal. Deste modo, fica estabelecida uma estrutura de ideias mutuamente consistentes.

O que é pensamento racional na filosofia?

As ideias racionalistas opõem-se, no âmbito da teoria do conhecimento, às teorias formuladas pelos filósofos empiristas, que acreditavam que todo o conhecimento advinha unicamente da experiência prática do ser humano. Os racionalistas, por sua vez, admitem que a única fonte do conhecimento é a racionalidade pura.

Quais as características do pensamento racional?

Os racionalistas defendem que as ideias surgem da pura e simples capacidade racional e impulsionam o intelecto, formando os conhecimentos com base nas leis universais da razão.

Características do pensamento filosófico

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do empirismo?

Características do empirismo

O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.

O que é correto afirmar sobre o racionalismo?

O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente, tal como a causa da origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.

O que é um pensamento irracional?

Um pensamento irracional é definido como aquele que suscita respostas emocionais muito desagradáveis. Estas podem variar desde a raiva até a amargura ou o terror, são de longa duração e fundamentadas em termos absolutistas (com o uso de advérbios como nunca ou sempre).

Por que surgiu o pensamento racional?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

O que é racionalismo e empirismo na filosofia?

Racionalismo e empirismo: diferença

O empirismo e o racionalismo são considerados duas correntes de pensamento filosófico opostos. Enquanto o empirismo valoriza as ciências experimentais, o racionalismo busca explicar os fenômenos a partir do estudo das ciências exatas.

O que significa uma pessoa lógico racional?

Pessoa que tem raciocínio, que pensa antes de tomar certas atitudes.

Qual a necessidade da lógica para o pensamento racional?

Portanto a lógica é um ramo da Filosofia que cuida das regras do pensamento racional ou do modo de pensar de forma organizada. A aprendizagem da lógica não constitui um fim, mas, um meio. Ela só tem sentido enquanto meio para garantir que nosso pensamento chegue a conhecimentos verdadeiros.

Como lógica e racionalidade estão ligadas?

Lógica e racionalidade foram tomadas como conceitos fundamentais em filosofia. O racionalismo filosófico em sua forma mais extrema é a doutrina de que o conhecimento pode ser fundado na razão pura, enquanto o logicismo é a doutrina de que os conceitos matemáticos, entre outros, são redutíveis à lógica pura.

Quais as principais características do racionalismo e empirismo?

O racionalismo e o empirismo são escolas de pensamento que buscam explicar a forma como os seres humanos adquirem o conhecimento, porém elas têm filosofias fundamentalmente opostas. Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial.

Qual é a importância do racionalismo?

O Racionalismo foi importante elemento do mundo Moderno para superar o mundo Medieval, pois privilegia a razão em detrimento das experiências do mundo sensível, ou seja, o método mítico como se tinha acesso ao conhecimento durante a Idade Média. Assim, o Racionalismo é baseado na busca da certeza e da demonstração.

Como surgiu o pensamento racional?

Os sumérios foram os primeiros povos a instituir a racionalidade como força emanada do comércio, a partir dos templos religiosos. Foi através dos Ziggurates (templo de degraus) que se desenvolveu todo um sistema racional de contabilidade, de escrita e de administração das cidades.

Foram influências para o surgimento do pensamento racional na Grécia antiga?

Isso significa que a sociedade grega reunia características favoráveis a essa forma de expressão pautada por uma investigação racional. Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.

O que marca o surgimento da filosofia e seu caráter racional?

O que marca o surgimento da Filosofia é seu caráter racional. Os homens passam de uma explicação mitológica do mundo para uma explicação racional. Ao perceberem as contradições e limitações dos mitos, eles reformulam e racionalizam as narrativas míticas, transformando-as em uma explicação inteiramente nova e diferente.

O que é pensamento racional e irracional?

Racional é o ser que pensa, raciocina, que age segundo a razão. Racional serve para descrever o Homem de uma forma geral, e é uma característica que o separa dos restantes animais. O antônimo de racional é irracional, que alguém que é estúpido ou tem uma atitude que revela a falta de raciocínio.

Como lidar com pensamentos irracionais?

Escreva os pensamentos que passam pela sua mente e aprenda a observar como se fosse outra pessoa, como se os pensamentos fossem uma nuvem e você os observasse. Tente identificar os pensamentos distorcidos e os substitua por alternativas mais racionais, e então perceba seu estado de humor quando faz isso.

O que são pensamentos positivos alternativos?

Um pensamento alternativo surge de uma visão aumentada de si mesmo ou da situação na qual você se encontra. Ele é freqüentemente mais positivo que o pensamento automático, mas não é a mera substituição por um pensamento positivo, pois o mero pensamento positivo tende a ignorar as informações negativas.

É correto afirmar que o racionalismo cartesiano?

Sobre o racionalismo cartesiano, é correto afirmar que a) sua concepção sobre a existência de Deus exerceu grande influência na renovação religio- sa da época. b) sua valorização da clareza e distinção do conhecimento científico baseou-se no irraciona- lismo.

O que é a ética racionalista?

Ética racionalista

Neste caso, o pensamento racional é capaz de compreender o que é o bem, guiando as atitudes, definir o que é bom ou mau, certo ou errado, seja para a vida individual ou em sociedade.

Qual seria a principal característica do empirismo que se tornou base da ciência?

Quais são as características do empirismo? O termo empirismo vem do grego empeiria, que significa experiência. Isso já revela a principal característica dessa teoria: o conhecimento é adquirido por meio da experiência prática. Quanto mais vastas e ricas forem as experiências, mais profundo e amplo será o conhecimento.

O que é empirismo de exemplo?

O empirismo é uma teoria do conhecimento que defende que todo saber humano advém das experiências sensoriais. Logo, um indivíduo quando nasce é uma tábula rasa, e tudo o que ele sabe será aprendido ao longo de sua vida.

Artigo anterior
O que é o som é como nós ouvimos?
Artigo seguinte
Qual é o objeto de estudo da mecânica?