Quais são as características do discurso indireto?

Perguntado por: Margarida Fernandes de Matias  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

As principais características do discurso indireto são: É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador; A narração é sempre feita na 3. ... O narrador também utiliza as suas próprias palavras para reproduzir as reações e personalidade das personagens.

Quais as características do discurso direto e indireto?

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.

Quais as características do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

Quais as características do discurso direto *?

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão. ... É reproduzida fielmente a fala da personagem.

O que é discurso indireto com exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes

39 questões relacionadas encontradas

Quais os sinais de pontuacao mais utilizado no discurso indireto?

Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem. Esse tipo de discurso normalmente utiliza verbos de elocução, que apresentam relação com o verbo "dizer" como falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, dentre outros.

Como se faz o discurso indireto?

O discurso indireto:
  1. é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.
  2. é construído na mesma frase, não havendo mudança de linha ou de parágrafo;
  3. é feito na 3.

Como se faz um discurso direto?

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

São características do discurso indireto exceto?

Questão 3. Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. ... As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.

São características do discurso direto exceto?

As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Como fazer uma crônica com discurso indireto?

Características do discurso indireto
  1. É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador;
  2. A narração é sempre feita na 3. ...
  3. Ocorre com a intervenção do narrador como intermediário entre as personagens e o leitor;

Quais são as características do discurso filosófico?

CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO

O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua critica razão, com a argumentação lógico-racional.

Porque discurso indireto?

O discurso indireto ocorre quando o narrador da história diz ou escreve o que outro personagem disse. Portanto, o narrador utiliza suas próprias palavras para transmitir a ou as falas de um ou demais personagens. Esse tipo de discurso será sempre feito na 3ª pessoa.

Quais são os tipos de discurso?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.

Em qual passagem e empregado o discurso indireto livre?

O discurso indireto livre é empregado na seguinte passagem: a) Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo.

São características do gênero narrativo?

São características do gênero narrativo: ... Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens. d) O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo.

Quando transformamos um discurso direto?

Quando transformamos um discurso direto (direct speech) que está no tempo verbal simple present para discurso indireto (indirect speech), o tempo verbal a ser utilizado deve ser o simple past, como no exemplo a seguir: Mary said, I study every day. (simple presente) Mary said she studied every day.

Como é produzida a fala das personagens pelo discurso direto e indireto?

No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. ... No discurso indireto, o narrador "conta" o que a personagem disse. Conhecemos suas palavras indiretamente.

Quais são os três tipos de discurso?

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

O que é discurso direto no inglês de um exemplo?

Discurso direto (direct speech) – quando relatamos o que alguém disse, usando as mesmas palavras que a pessoa utilizou: She said, “I love you.” => Ela disse “eu te amo.” ...

Qual a finalidade de um discurso?

Trata-se do ato verbal e oral de se dirigir a um público, com o objetivo de comunicar ou expor algo, mas também de persuadir. Para a linguística e as ciências sociais, o discurso é uma forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Qual a característica do discurso científico?

A finalidade do discurso científico se caracteriza por uma visada demonstrativa, um querer estabelecer uma verdade para a qual é necessário desenvolver uma atividade de argumentação que situa alguns tipos de ra- ciocínios (axiomas e regras) e a escolha de argumentos que devem desempenhar o papel de prova.

Quais são as características do discurso mitológico?

O Discurso Mitológico é aquele que utilizava-se de explicações mitológicas (sem fundamento científico) para explicar os fenômenos naturais e as questões universais que afloraram no mundo antigo.

Quais são as características do discurso religioso *?

O discurso religioso é aquele que faz ouvir a voz de Deus ou de seus enviados (profeta, pastor, padre), essa é a principal caracte- rística desse discurso (Orlandi, 1996). locutor está no plano espiritual (Deus), e o ouvinte está no plano temporal (os adoradores).

Artigo anterior
O que é racional e irracional?
Artigo seguinte
Onde ver o nome do dispositivo?