Quais são as características do Direito de Família?

Perguntado por: Leticia Eva Coelho de Barbosa  |  Última atualização: 22. April 2025
Pontuação: 5/5 (9 avaliações)

O Direito de Família também possui características peculiares, eis que integrado pelo conjunto de normas – constitucionais e infraconstitu- cionais – que regulam as relações jurídicas familiares, baseado em elevados interesses morais e de bem-estar social; portanto, tem um cunho social e ético acentuado.

Quais são os princípios do Direito de Família?

Princípio da proteção da dignidade humana. Princípio da solidariedade familiar. Princípio da igualdade entre os filhos. Princípio da igualdade entre cônjuges e companheiros.

Quais são os direitos dos familiares?

O Direito de Família trata de assuntos que afetam, direta ou indiretamente, a vida de todos. Temas como casamento, união estável, divórcio, alimentos, guarda de filhos, partilha de bens e direito de visita são experiências vivenciadas por grande parte da população.

Qual o objetivo do Direito da Família?

O objeto do direito de família é, pois, o complexo de disposições, pessoais e patrimoniais, que se origina do entrelaçamento das múltiplas relações estabelecidas entre os componentes da entidade familiar3.

Qual a importância dos princípios para o Direito de Família?

É preciso entender que eles não são leis, mas sim mecanismos que facilitam a criação de uma legislação. Desta forma, os princípios do Direito de Família servem como uma orientação para que os profissionais da área e os processos jurídicos possam agir corretamente.

Bactéria rara paralisa brasileira nos EUA e família faz apelo e pede R$ 1 milhão para pagar UTI

35 questões relacionadas encontradas

Qual é o papel atual do Direito de Família?

O papel do advogado no Direito de Família

Enfim, ter um olhar para o conflito diferenciado que outras áreas demandam. É na advocacia de Direito de Família que estamos lidando com o ser humano no seu momento mais delicado(divórcio, disputa de bens, guarda de filhos, necessidade alimentar, morte, etc).

Qual a lei que protege a família?

E mais atualmente, a Lei 10.406/02 trouxe mais alterações onde o homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes ou companheiros, sendo responsáveis pelos encargos da família, a saber, fidelidade recíproca, a vida em comum no domicílio conjugal, a mútua assistência e o sustento, guarda e educação dos filhos, ...

O que é considerado família no direito?

A Lei da Adoção (Lei no 12.003/2009) traz o conceito de família extensa como aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adoles- cente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

O que é o conceito de família?

Entende-se família como um agrupamento por parentesco, o qual dá afinidade às pessoas que convivem juntas, assim, uma protege a outra em razão do sentimento de afeto, carinho e pertencimento ao grupo.

O que é família para o Código Civil?

“Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”. A separação dos casais é uma das causas da monoparentalidade.

O que é a função social da família?

A função social da família é propiciar um ambiente saudável para o desenvolvimento de seus membros de forma digna, principalmente para os filhos menores, pois estes estão se moldando de acordo com os valores que lhe são repassados.

Quais são os valores e princípios familiares?

Os principais valores em uma família são: alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole.

Quais são os 3 tipos de família?

Família Matrimonial: formada pelo casamento. Família Informal: formada pela união estável. Família Monoparental: qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho). Família Anaparental: Sem pais, formadas apenas pelos irmãos.

Quais as 4 funções da família?

As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.

Qual é o principal elemento caracterizador das relações de família?

A primeira característica é o afeto, considerado por muitos doutrinadores como o principal elemento caracterizador das relações de família.

Qual a característica principal da família no Código Civil de 1916?

Àquela época, a família patriarcal posicionava-se como coluna cen- tral da legislação e prova disso foi a indissolubilidade do casamento, como também a capacidade relativa da mulher. O artigo 233 do Código Ci- vil de 1916 designava o marido como único chefe da sociedade conjugal.

Qual é a natureza jurídica do Direito de Família?

No Direito Civil, contudo, é considera família o conjunto de pessoas ligadas por relação conjugal ou pelo parentesco. Engloba, assim, os vínculos entre pessoas estabelecido pelo casamento ou por uniões sem casamento, dos filhos em relação aos pais, da sua proteção por meio de tutela ou de curatela.

O que é crime contra a família?

O Código Penal, entre os crimes contra a família, prevê crimes contra a assistência familiar. Enumera a lei os crimes de abandono material (artigo 244), entrega de filho menor a pessoa inidônea (artigo 245), abandono intelectual (artigo 246) e abandono moral (artigo 247).

Qual o dever da família segundo o ECA?

Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

Qual Lei protege os filhos?

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

Onde começa o Direito de Família no Código Civil?

Em 273 artigos, o novo Código Civil trata do direito de família no seu Livro IV, mas precisamente nos arts. 1.511 a 1.783, do CC/2002 . O direito de família goza de especial posição por despertar maior interesse por parte do Estado na sua menor partícula.

O que diz o artigo 226 da Constituição Brasileira sobre a família?

226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 1º O casamento é civil e gratuita a celebração.

Quem pode exercer o poder familiar?

Da mesma forma, o ECA determina que o poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe. A perda ou suspensão do poder familiar podem ser decretadas judicialmente, nos casso previstos em lei e na hipótese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações dos pais.

O que diz o artigo 227 da Constituição Federal de 1988?

A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 2º A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.

Artigo anterior
Quais são as perguntas que mais cai na prova do DETRAN?
Artigo seguinte
Qual o grau de escolaridade que permite fazer o concurso da Polícia Militar?