Quais são as características de uma substância covalente?

Perguntado por: Rafael Amorim  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

As substâncias covalentes apresentam as temperaturas de ebulição mais elevadas que as moleculares, sempre superiores a 1000ºC. Isso ocorre porque como suas moléculas estão unidas mais intensamente, formando as redes cristalinas, é preciso fornecer mais energia para fazê-las mudar de estado.

Quais são os compostos covalentes?

Um composto covalente é um composto constituído por moléculas. Por isso, também é chamado de compostos moleculares. Esses compostos têm uma ligação covalente entre eles e compartilham elétrons. Geralmente é composto de 2 não metais.

O que são ligações covalentes exemplos?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. ... Uma molécula de cloreto de hidrogênio (HCl) é formada por uma ligação covalente entre um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.

Como saber se é uma ligação covalente?

De acordo com a natureza dos elementos químicos envolvidos na ligação covalente, ela pode ocorrer da seguinte forma:
  1. Entre dois átomos de Hidrogênio;
  2. Entre um átomo de ametal e o Hidrogênio;
  3. Entre átomos de um mesmo elemento químico (ametal);
  4. Entre átomos de elementos químicos diferentes (ambos ametais).

São exemplos de compostos moleculares?

A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).

Aula 6 - Substâncias Moleculares X Substâncias Covalentes

28 questões relacionadas encontradas

São compostos moleculares que fazem ligações covalentes?

Os compostos moleculares são substâncias formadas a partir de uma associação entre um ametal e um hidrogênio ou ametal, resultando na chamada ligação covalente.

São exemplos de compostos iônicos?

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Como saber se o composto é iônico?

Compostos iônicos são aqueles formados por íons de cargas opostas através de interação eletrostática (forte), ou seja, para uma substância ser considerada iônica, deve possuir pelo menos uma ligação iônica na sua estrutura.

Qual é o composto não é iônico?

Os compostos podem ser tanto covalentes quanto iônicos. Em compostos covalentes, os átomos formam ligações covalentes que consistem no compartilhamento de pares de elétrons entre dois núcleos atômicos adjacentes. Um exemplo de composto covalente é a amônia.

Como se forma um composto iônico?

Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion.

Quem faz ligação Ionica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Como as ligações covalentes podem ser classificadas?

As ligações covalentes podem ser classificadas em dois tipos: ligações covalentes polares e ligações covalentes apolares. Observando a polaridade das ligações e a geometria da molécula, somos capazes de verificar se uma molécula será polar ou apolar.

O que são formadas as moléculas?

A molécula é formada por meio da ligação covalente dos átomos. Uma molécula pode ser formada por átomos do mesmo elemento químico (homonuclear) ou de elementos químicos diferentes (heteronuclear). A ligação covalente é uma modalidade de ligação química em que os átomos compartilham elétrons.

Quais os componentes moleculares de uma célula?

As células são constituídas, basicamente, por três ti- pos de polímeros: ácidos nucleicos – formados pelos nucleotídeos (monômero); proteínas – constituídas pelos aminoácidos; e carboidratos ou polissacarídeos – cujos monômeros são os açúcares ou monossacarídeos.

Como são as substâncias moleculares?

As substâncias moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que as compostos iônicos; são más condutoras de eletricidade nos estados sólido e líquido; e as forças intermoleculares são fracas, consistindo apenas de forças de Van der Walls. ... São reações entre não-metais.

Como classificar uma ligação?

Simples: possui uma ligação sigma; Dupla: Das duas ligações, apenas uma é sigma; Tripla: Um das três ligações é sigma.

Quais são as principais características da ligação covalente?

Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.

O que é ligação iônica é ligação covalente?

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Qual é o composto que apresenta ligação iônica?

Química. Ligação iônica: formada por íons positivos e negativos. A ligação iônica, também conhecida como ligação eletrovalente, ocorre entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), em razão da força de atração eletrostática existente entre eles. Como exemplo, temos o carbonato de cálcio (CaCO3).

Como se faz uma ligação iônica?

Química
  1. Escreve-se sempre primeiro o cátion e depois o ânion;
  2. Visto que todo composto iônico é eletricamente neutro, as cargas individuais dos íons não precisam ser escritas;
  3. Os números em subscrito que aparecem do lado direito de cada íon indica a proporção entre os átomos do cátion e os do ânion.

Quais materiais apresentam ligação iônica?

As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade.
...
Alguns exemplo de ligações iônicas:
  • Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha)
  • Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio)
  • Al3+O2- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)

Como ocorre a formação do composto iônico MgCl2?

2) Formação do MgCl2 : Mg(s) + Cl2(g)→ MgCl2(s) ∆Hf = ?

Artigo anterior
Qual é o curso menos concorrido no Sisu?
Artigo seguinte
Qual a cor preferida das abelhas?