Quais são as características de um equilíbrio químico?

Perguntado por: Bruno Matias  |  Última atualização: 1. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

- Duas condições são fundamentais para que se estabeleça o equilíbrio químico: que o sistema esteja fechado e que a temperatura e pressão permaneçam constantes.

Quais são as características do equilíbrio?

O equilíbrio é estabelecido quando a soma das forças que agem sobre um corpo é nula. Ele pode ser classificado como estático ou dinâmico. Um corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, ou seja, igual a zero.

Quais são os equilíbrios químicos?

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

Quais são os três fatores que alteram o equilíbrio químico?

Os fatores que podem afetar um sistema em equilíbrio químico são: concentração, pressão e temperatura.

Como saber se uma reação está em equilíbrio químico?

O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Quando esse equilíbrio é alcançado, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas na reação permanecem estáveis.

Equilíbrio Químico: Características [Módulo 20 - Aula 01]

26 questões relacionadas encontradas

O que é necessário para que ocorra o equilíbrio químico?

Para calcular a constante de um equilíbrio químico, utilizamos a concentração molar ou as pressões parciais dos participantes da reação. O cálculo da constante de equilíbrio envolve uma relação entre os participantes do produto e do reagente de uma reação química que se encontra em equilíbrio.

Quais são os tipos de equilíbrio?

Ao todo, existem duas três diferentes tipos de equilíbrio: estável, instável e indiferente.

Quais são exemplos de equilíbrio químico no dia a dia?

Em nosso cotidiano muitos sistemas se caracterizam como um equilíbrio químico. A formação de estalactites e as lentes fotocromáticas dos óculos são exemplos que estão relacionados à reversibilidade das reações químicas.

Como a temperatura afeta o equilíbrio químico?

Assim, se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita. Isso ocorre para que o calor seja absorvido e se atinja novamente o equilíbrio.

O que acontece com o equilíbrio químico quando aumenta a pressão?

Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume.

Quais fatores alteram o equilíbrio químico e como alteram?

Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.

O que é equilíbrio químico e exemplos?

No cotidiano temos vários exemplos de reações que se encontram em equilíbrio químico, isto é, aquelas em que a taxa de desenvolvimento da reação direta é igual à taxa de desenvolvimento da reação inversa. Um exemplo que podemos citar ocorre em nosso estômago no momento em que ingerimos remédios.

Quais são os dois tipos principais de equilíbrio?

Na Física são considerados dois tipos de equilíbrio, o equilíbrio estático que determinado pelo corpo em repouso, ou seja, com velocidade nula e o equilíbrio dinâmico em que corpo possui velocidade constante.

O que influencia o equilíbrio?

Equilíbrios ocorrem em reações reversíveis, onde as substâncias podem ser convertidas umas nas outras. A posição do equilíbrio sofre influência de fatores como concentração, temperatura e pressão.

O que é o grau de equilíbrio químico?

O grau de equilíbrio, simbolizado por “α”, é usado em equilíbrios químicos para indicar a relação entre a quantidade de matéria (número de mol) depois que determinado reagente foi consumido e a quantidade de matéria inicial.

Em qual instante o equilíbrio químico e atingido?

Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: Se a reação for reversível; Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases).

Qual é o objetivo do equilíbrio?

O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.

Como ocorre o equilíbrio?

Quando movimentamos nosso corpo, a força da gravidade atrai os otólitos que se encostam nas células sensoriais, gerando impulsos nervosos que são enviados ao cérebro, permitindo determinar qual a real posição da cabeça em relação à força gravitacional. Dessa forma podemos perceber em que posição estamos.

Onde usamos o equilíbrio no dia a dia?

O equilíbrio no cotidiano é observado ao caminhar, andar de bicicleta/moto, subir escadas, ao praticar esportes como surf, slackline, skate, dentre outros.

Onde ocorre o equilíbrio químico?

O equilíbrio químico é um fenômeno que ocorre em reações reversíveis e é caracterizado por velocidades iguais das reações direta e inversa, implicando iguais taxas de formação e de consumo das espécies envolvidas na reação química.

Como deslocar o equilíbrio químico?

O deslocamento do equilíbrio pode ser provocado por mudanças na concentração de produtos ou de reagentes, ou por mudanças na temperatura ou na pressão. Em qualquer uma dessas alterações, o sistema responde imediatamente, aumentando ou diminuindo a velocidade da reação direta ou da inversa.

O que diz a Lei de Chatelier?

Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força. Alterações da acidez e basicidade agem como forças externas em equilíbrios químicos. O sistema precisa então se deslocar para amenizar os efeitos dessa força.

O que é um equilíbrio de uma partícula?

Resumindo: Uma partícula se encontra em equilíbrio, quando a resultante das forças que atuam sobre ela for igual a zero. Considere, a seguir, um corpo rígido (um corpo cujas dimensões não podem ser reduzidas a um ponto), submetido às mesmas forças, F1: e F2; da situação anterior, porém, como mostrado na figura ao lado.

Artigo anterior
Para que serve um SSD m2?
Artigo seguinte
Quantos litros de gasolina cabe na Bros 125 2014?