Quais são as características de um bom fungicida?

Perguntado por: Gaspar Sandro Freitas Monteiro Simões  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM FUNGICIDA
Geralmente aplicadas aos protetores de folhagem. Fungitoxidade: deve ser tóxico ao patógeno em pequenas concentrações. Especificidade: alguns fungicidas são específicos, outros são gerais ou de amplo espectro.

Quais as características de um bom fungicida?

A tenacidade ou resistência às intempéries deve estar presente no fungicida, principalmente se for protetor. Um bom produto antifúngico não deve ser decomposto por hidrólise e por reações fotoquímicas, pela volatilização ou sublimação e principalmente não deve ser lavado pela água da chuva ou irrigação por aspersão.

Quais os fatores devem ser observados na escolha de um fungicida?

O controle eficiente das doenças por uma escolha assertiva do fungicida
  • É necessário saber o que se quer controlar. ...
  • Diversas doenças podem ocorrer simultaneamente na lavoura, como por exemplo, manchas, antracnose, ferrugem e oídio. ...
  • Alguns fungicidas respondem melhor quando aplicados preventivamente.

Como os fungicidas podem ser classificados?

A divisão entre fungicidas sistêmicos e fungicidas de contato é relativa à mobilidade deles na planta. Os sistêmicos são considerados móveis. Já os de contato, imóveis. Mas os fungicidas também podem ser classificados pelo seu princípio de controle, alvo biológico e modo de ação.

Quais os princípios ativos dos fungicidas?

Principais princípios ativos:
  • Propiconazol,
  • Cyproconazol,
  • Flutriafol,
  • Tetraconazol,
  • Tebuconazol,
  • Epoxiconazol,
  • Ciproconazol,
  • Miclobutanil.

Quais são as PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS dos FUNGOS?

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de fungicidas?

Princípio de controle
  • Fungicidas protetores (fungicidas preventivos) Os fungicidas protetores, também conhecidos como preventivos, são aqueles que conseguem evitar a penetração do fungo na planta. ...
  • Fungicidas curativos. ...
  • Fungicidas erradicantes. ...
  • Fungicidas antiesporulantes. ...
  • Fungicidas sistêmicos. ...
  • Fungicidas de contato.

O que são os fungicidas?

Um fungicida é um tipo específico de pesticida que controla doenças fúngicas por inibir ou matar especificamente o fungo causador da doença. Nem todas as doenças causadas por fungos podem ser adequadamente controladas por fungicidas.

Qual foi o primeiro fungicida utilizado?

Em 1886, uma formulação comercial de enxôfre e cal líquida foi introduzida nos EUA, para controlar a cochonilha e a crespeira do pessegueiro. A mistura de enxôfre-cal tornou-se, assim, o primeiro fungicida erradicante.

Qual o modo de ação dos fungicidas?

Existem muitos Modos de Ação (MoA) dos fungicidas. Podem agir na síntese de ácidos nucléicos, na divisão celular, na respiração, na síntese de aminoácido e proteínas, na síntese da metionina, na ruptura da membrana e tantas mais.

O que é fungicidas na agricultura?

São produtos capazes de proteger as plantas e outros organismos vivos contra o crescimento desenfreado de fungos capazes de desencadear doenças. De fato, os fungicidas são por definição agentes químicos capazes de matar os microrganismos conhecidos como fungos.

Como escolher fungicida?

Para conseguirmos entender a hora da decisão, o Elevagro listou diversas dicas para auxiliar.
  1. Saber o que se quer controlar. ...
  2. Eficácia de controle e espectro de ação. ...
  3. Conhecer quando inicia cada doença. ...
  4. Momento em relação a infecção e dinâmica na planta. ...
  5. Risco de falhas de controle. ...
  6. Residual de controle. ...
  7. Misturas de tanque.

Qual critério é utilizado para determinar a potência de um fungicida como saber se um fungicida é mais potente que outro?

Potência de um fungicida.

Quando se compara o valor da CI50 de alguns fungicidas para um mesmo fungo, diz-se que aquele que apresenta a menor CI50 tem maior potência.

Qual melhor fungicida?

Disponível no Brasil desde a safra 2019/20, o fungicida Fox Xpro atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade às plantas. Segundo a empresa, dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.

Quais são as características que tornam os produtos Cúpricos eficientes no controle de doenças nas plantas?

Ou seja, a eficiência dos fungicidas cúpricos está diretamente ligada ao teor de cobre insolúvel que o produto apresenta, haja visto que a absorção de cobre não permite o contato com o fungo e por consequência o efetivo controle.

O que provoca fungos no corpo?

Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.

Qual é o fungicida eficiente para o controle de Pythium?

O Trichoderma harzianum pode ser considerado um produto eficiente no controle de Pythium sp.

Quanto ao modo de ação dos fungicidas é incorreto afirmar que?

14) Quanto ao modo de ação dos fungicidas é INCORRETO afirmar que: (C)fungicidas curativos têm ação em fase pós – infecção e de pós – sintomas, os efeitos visíveis são semelhantes aos produzidos pelos fungicidas protetores tópicos. ... Esse sintoma pode inicialmente ocorrer num lado da planta ou metade da folha.

Como agem os fungicidas protetores?

Os fungicidas protetores atuam prevenindo a infecção nas plantas, atuam impedindo a penetração dos fungos. Os curativos atuam em um momento após a infecção, mas antes do aparecimento dos sintomas visíveis, impedindo a colonização do fungo.

Como agem as carboxamidas?

Tecnicamente, o mecanismo de ação das carboxamidas apresenta efeito inibidor sobre a produção da enzima Succinato Desidrogenase (SDHI), atuante no Complexo II da cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria do fungo, impedindo a oxidação de Succinato para Fumarato (Figura 2).

Quando devo fazer a primeira aplicação de fungicida na soja?

A primeira aplicação acontece ainda no estádio vegetativo da planta, com até 30 dias após a emergência. As aplicações seguintes já acontecem no estádio reprodutivo, com até 45 dias, e não conseguem proteger a soja da ameaça presente na palhada, por isso o conceito de Aplicação Zero é tão importante.

Para que serve o fungicida Nativo?

Fungicida Nativo®. Solução contra fungos de de forte ação preventiva e residual. Indicado para as principais culturas de plantio.

Qual a diferença entre fungicida e Fungistatico?

Os fungicidas podem agir de diversas formas, nem sempre matam os fungos propriamente, há os antiesporulantes, que inibem a produção de esporos, bem como os que inibem a germinação de esporos por determinado tempo, bem como os, denominados assim, de fungistáticos.

Qual é a função dos herbicidas?

Dessa forma, os herbicidas matam as plantas. Para ser seletivo, o herbicida deve: – afetar o local de ação na planta daninha, mas não na cultura; – ser metabolizado ou degradado pela cultura e não o ser pela planta daninha; – atingir somente a planta-alvo.

Quais são os fungicidas protetores?

Dentre os fungicidas protetores com maior importância no manejo de doenças da soja, podemos destacar o Mancozebe, o Oxicloreto de Cobre e o Clorotalonil. Navarini explica que esses três fungicidas apresentam ação multissítio.

O que é um fungicida sistêmico?

Fungicidas são defensivos agrícolas utilizados na lavoura para combater os fungos que provocam doenças nas plantas. Os fungicidas sistêmicos são aqueles que, uma vez aplicados sobre a lavoura, conseguem penetrar nos tecidos internos e, em seguida, se deslocar de um ponto a outro dentro da planta.

Artigo anterior
De quem são os cartórios?
Artigo seguinte
Qual novela passou em 2007 na Globo?