Quais são as características da produção em massa?

Perguntado por: Sérgio Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

São características típicas de um sistema de Produção em Massa: A fabricação intermitente realizada em lotes, com montagem seqüencial e em linha. Não há necessidade de mão de obra muito qualificada. Ela pode ser pouco habilidosa desde que treinada para praticar tarefas repetitivas.

Quais são os princípios da produção em massa?

- Máquinas Especializadas; Sistema Universal de Fabricação e Calibragem; Controle da Qualidade; Simplificação das Peças; Simplificação do Processo Produtivo.

Quais os tipos de produção de massa?

Podemos citar como exemplos de produção em massa: as montadoras de automóveis, manufaturas de eletrodomésticos e indústria alimentícia.
...
Processos de manufatura
  • de projeto;
  • de jobbing;
  • em lotes ou bateladas;
  • em massa;
  • contínuos.

O que é sistema de produção em massa?

O modelo de produção em massa

Isso significa a redução de custos de insumos e infraestrutura, já que há mais entrega em um mesmo ambiente e a aquisição de insumos em maior quantidade resulta na redução do investimento, quando este é distribuído em maior número de peças finais.

São características de produção?

Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva. Atualmente, temos também como alguns dos principais fatores o gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra.

FORDISMO Produção em Massa

18 questões relacionadas encontradas

O que são fatores de produção exemplos?

Os fatores de produção são os bens necessários à realização de um dado produto final. ... Classicamente, a teoria económica considera três fatores de produção: o capital (usualmente representado por K), o trabalho (L) e os recursos naturais ou terra (T).

Quais são os três tipos de sistema de produção?

3 tipos de sistemas de produção
  • Produção contínua.
  • Produção intermitente.
  • Produção para grandes projetos.

Qual a diferença entre produção em massa e produção unitária?

A produção em oficina é orientada para produção de uma grande variedade de produtos sendo cada um deles produzido em muito pequenas quantidades. Por outro lado na produção em massa há uma reduzida variedade de produtos sendo cada produto produzido em enormes quantidades.

Como surgiu o sistema de produção em massa?

A Produção em Massa, ou seriada, surgiu no início do século XX, quando Henry Ford criou e desenvolveu o sistema de linha de montagem e a combinou com a divisão do trabalho e a alta padronização para atingir grandes volumes de produção e baixos custos.

O que é um serviço de massa?

– Serviços de massa: serviços de massa apresentam alto volume e baixa variedade. São baseados em equipamentos com orientação para o produto. Como não é um serviço profissional, deve seguir procedimentos preestabelecidos. Exemplo: Supermercados, rodovias, aeroportos.

Quais são os quatro tipos de produção?

Aí temos os diferentes tipos de sistema de produção que, para a manufatura, são: projeto, jobbing, lotes ou bateladas, produção em massa e processos contínuos; e para os serviços são: serviços profissionais, loja de serviços e serviços de massa.

Quais são os 5 tipos existentes de classificação dos sistemas de produção?

Classificações
  • produção em massa;
  • produção contínua ininterrupta;
  • produção intermitente; em lotes; jobbing; produção de projetos;

Quais são os sistema de produção?

Tradicionalmente, classificam-se os sistemas de produção de acordo com três categorias: sistema de produção contínua, sistema de produção intermitente, e sistema de produção para grandes projetos.

Quais são os princípios básicos do Fordismo?

O Fordismo funciona a partir de três princípios básicos: intensificação, economia e produtividade. A intensificação consiste na redução do tempo de produção e, consequentemente, do tempo de espera até que o produto chegue ao consumidor.

Quem inventou a produção em massa?

O sistema criado por Henry Ford foi denominado de Sistema de Produção em Massa, ou Fordista. Foi na primeira década do século XX que teve início a contribuição que Henry Ford para a produção de automóveis, e na seqüência para a indústria em geral.

Qual a principal vantagem da produção em série?

Esta situação conduz à diminuição dos custos de produção. O modelo de produção em série do início do século XX caracteriza-se pela fabricação de grandes quantidades de produto sem que haja encomendas prévias. ... Caracterizam-se também por terem um custo de produção reduzido e por não serem produtos de elevada qualidade.

Como surgiu o sistema de produção?

A partir da Revolução Industrial, em meados de 1780, surgiu a necessidade de se aplicar sistemas de produção na organização do trabalho. Anteriormente, os produtos eram fabricados regidos somente pela divisão do trabalho, com funções específicas, e sua execução era nas residências dos trabalhadores.

Em que ano surgiu a produção em massa?

O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos.

Como originou a produção?

Inicialmente, a produção era através de um sistema estritamente artesanal, onde o artesão respondia por todo o processo de transformação. ... Por isso, diversas modificações consideráveis nas linhas de produção surgiram e vem surgindo, por exemplo, a linha de montagem, criada por Henry Ford (seguidor de Frederick Taylor).

O que é produção unitária?

a) Produção unitária ou oficina – O processo produtivo é menos padronizado e menos automatizado. É o caso da produção de navios, aviões, locomotivas, geradores e motores de grande porte e confecções sob medida. b) Produção em massa ou mecanizada – A produção é feita em grande quantidade.

Quais são os cinco tipos de processos de produção de bens?

São eles:
  • 1- Manufatura Repetitiva. ...
  • 2- Manufatura Discreta (Processos de Projetos) ...
  • 3- Manufatura por Oficinas. ...
  • 4- Manufatura Contínua. ...
  • 5- Lote. ...
  • 6- Manufatura Aditiva. ...
  • Caraterísticas da Manufatura Aditiva.

Quais são os três principais sistemas de programação utilizados?

Os principais tipos de linguagens de programação
  • Java. Essa linguagem orientada a objeto apareceu por volta de 1995, prometendo ser rápida, segura, confiável e multiplataforma. ...
  • JavaScript. ...
  • Python. ...
  • Linguagem C. ...
  • PHP. ...
  • SQL. ...
  • Ruby. ...
  • Escolha a sua especialidade.

Quais são os três tipos de processos dentro do modelo tradicional da produção exemplifique quem a usa e por quê?

SISTEMAS DE PRODUÇÃO • No modelo tradicional há três tipos de processos diferentes: – Produção contínua - produção em massa – de fluxo em linha. – Produção por lotes ou por encomenda. – Produção em grandes projetos – sem repetição. ... As etapas de produção fluem numa seqüência prevista de um posto de trabalho para outro.

Quais são as três funções centrais da administração de produção?

A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente, a mais importante. Há 3 funções centrais para a organização, são elas: Função Marketing, Função Desenvolvimento de Produto / Serviço e a Função Produção.

Quais são os sistemas de produção industrial?

O Taylorismo, o Fordismo, o Toyotismo e o Volvismo são modalidades de produção industrial.

Artigo anterior
Qual é a dieta que o dr Nowzaradan passa?
Artigo seguinte
Como alterar CNAE MEI na prefeitura?