Quais são as características da gengiva?

Perguntado por: Irina Rocha de Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (47 avaliações)

A gengiva saudável apresenta características clínicas específicas, como cor rosa pálida, superfície fosca e pontilhada, consistência firme, resiliente e margem fina que termina contra o dente como lâmina de faca.

Qual é a função da gengiva?

A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.

Quais as características do tecido conjuntivo gengival?

O tecido conjuntivo subjacente ao epitélio gengival une a gengiva ao cemento radicular e ao processo alveolar adjacente. A gengiva é firme e fortemente aderida ao dente e ao processo alveolar pelas fibras conjuntivas supra-alveolares.

Quais são os tipos de gengivas?

Existem dois tipos de gengiva que são claramente reconhecíveis, e são conhecidos como gengiva marginal, que é móvel e gengiva fixa.

Quais as partes da gengiva?

Anatomicamente, a gengiva está dividida em gengiva marginal, gengiva inserida e áreas intermediárias.
  • Gengiva marginal.
  • Gengiva inserida.
  • Gengiva interdentária.
  • Epitélio.
  • Conjuntivo.

CLASE 02 - COMO RECUPERAR LA DVO DE SU PACIENTE DE UNA FORMA QUE USTED NUNCA VIÓ.

25 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos de fazer uma Gengivoplastia?

Riscos e problemas após a gengivoplastia.

✓ retração gengival isolada ou generalizada; ✓ sensibilidade dentária; ✓ formato final não estético; ✓ aparecimento de “black space” (espaço escuro entre dentes);

O que é periodontite?

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.

Qual a diferença entre uma gengiva saudável é uma gengiva inflamada?

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

O que é gengiva livre?

A gengiva marginal, gengiva livre ou não-inserida, é a margem ou bordo da gengiva que circunda os dentes em forma de colarinho. Em aproximadamente 50% dos casos, delimita-se com a gengiva inserida adjcente através de uma depressão linear rasa, a ranhura ou sulco gengival livre.

O que é gengiva interproximal?

Gengiva Interproximal (papila interdental)

A gengiva interproximal ocupa a ameia gengival e é determinada pelas relações de contato entre o dentes, pela largura da superfície proximal destes e pelo contato da junção cemento-esmalte.

Quais são as característica de uma gengiva clinicamente saudável?

A gengiva saudável apresenta características clínicas específicas, como cor rosa pálida, superfície fosca e pontilhada, consistência firme, resiliente e margem fina que termina contra o dente como lâmina de faca.

Qual a composição epitelial e conjuntivo da gengiva?

Gengiva livre

O epitélio da vertente externa é formado por tecido epitelial estratificado pavimentoso paraqueratinizado, sendo que exisistem projeções papilares de tecido conjuntivo entre as cristas epiteliais. Já epitélio do sulco gengival é constituído de epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.

Quais as características anatômicas da mucosa alveolar?

A mucosa alveolar é de cor mais vermelho escura que a gengiva inserida devido à sua alta vascularização e está localizada apicalmente à junção mucogengival e, por outro lado, tem uma ligação frouxa com o osso, portanto, em contraste com a gengiva inserida, a mucosa alveolar é móvel em relação ao tecido subjacente.

Qual é a função do cemento?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.

É normal a gengiva descolando do dente?

A gengiva quando está neste estágio, ou seja, descolando do dente, indica estar em um processo de inflamação ou infecção das gengivas denominada de periodontite. Isso significa que o paciente apresenta um quadro de gengivite que não foi tratado.

Qual é a especialidade que cuida da gengiva?

Periodontista é indicado para problemas na gengiva

É o dentista que estuda e trata de todas as doenças relacionadas à gengiva e periodontos, conhecidas como doenças periodontais. Ele cuida do sistema de implantação e suporte dos dentes para que eles permaneçam firmes e fortes na boca.

O que pode ser gengiva inchada?

A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.

Qual a importância da gengiva inserida?

A predisposição para formação de placa bacteriana subgengival em áreas onde há movimentação da margem gengival vem justificar a importância da gengiva inserida, pois essa seria capaz de produzir uma imobilização da mesma60.

Como se chama a gengiva?

Existem dois tipos de gengiva, a saber: Gengiva inserida ou gengiva aderida - corresponde ao tecido rosa espesso que se estende desde a linha muco-gengival (transição mucosa/gengiva) até próximo à coroa dos dentes, e que se encontra aderido firmemente ao periósteo (membrana que recobre o osso alveolar);

Como é uma gengiva inflamada?

Quais são os sinais de uma gengiva inflamada? A Associação Americana Dental (ADA) lista os sinais de inflamação da gengiva. Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental.

Como saber se a sua boca e saudável?

Indicativos de uma boca saudável
  1. 1 – Dentes claros e fortes. Esse é, quase sempre, um sinal evidente e óbvio de ausência de cáries. ...
  2. 2 – Gengivas uniformes e sem sangramento. ...
  3. 3 – Ausência de sensibilidade nos dentes. ...
  4. 4 – Bom hálito. ...
  5. 5 – Língua sem alterações de cor e textura.

O que fazer quando se tem a gengiva inflamada?

O melhor tratamento para a gengiva inflamada ou inchada é remover completamente todo tártaro acumulado, escovando os dentes de forma correta, com uma escova macia ou elétrica e utilizando o fio dental diariamente.

O que acontece se não tratar a periodontite?

A periodontite, ou doença periodontal, é uma infecção bacteriana que acomete o periodonto — tecido de suporte dos dentes. Essa é uma doença que ataca principalmente os adultos. Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.

O que causa a doença periodontal?

A principal causa da periodontite é a placa bacteriana nos dentes, também chamada de placa dental ou biofilme. Outros fatores de risco como o hábito de fumar ou a diabetes não controlada também podem contribuir para o desenvolvimento da periodontite.

Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?

A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.

Artigo anterior
Qual era o plano da Alemanha na Primeira Guerra Mundial?
Artigo seguinte
O que aconteceu com a pequena Lola?