Quais são as atenuantes?

Perguntado por: Emanuel Duarte Santos  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

Circunstâncias atenuantes são as causas de diminuição de pena por um crime, como o fato do réu ser menor de 21 anos, por exemplo. Elas estão previstas no Artigo 65 do Código Penal (CP). Um réu com mais de 70 anos de idade no ato da sentença também deve ter sua pena reduzida. ...

Quais são as atenuantes e agravantes?

Para o direito penal brasileiro, os atenuantes e agravantes são circunstâncias de um crime ou delito que atuam na aplicação da pena. São elementos em torno do ato, mas que não afetam substancialmente sua ação. O atenuante reduz a pena, e o agravante aumenta a condenação.

O que é atenuantes no Código Penal?

São circunstâncias legais, objetivas ou subjetivas, que influem na quantificação da pena, diminuindo-a, em razão da particular culpabilidade do agente. Servem de orientação para o juiz diminuir a pena na segunda fase da fixação.

São considerados circunstâncias atenuantes?

89 – São consideradas circunstâncias atenuantes: I – Ter o infrator procurado, logo após a infração, por sua espontânea vontade e com eficiência, evitar ou minorar as conseqüências do seu ato. II – Ter bons antecedentes profissionais. III – Realizar atos sob coação e/ou intimidação.

Quais as agravantes?

Circunstâncias agravantes

II - coage ou induz outrem à execução material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime alguém sujeito à sua autoridade ou não-punível em virtude de condição ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa.

Atenuantes e Agravantes - Aplicação da Pena - Aula 04 - Teoria da Pena (Direito Penal)

18 questões relacionadas encontradas

O que são consideradas circunstâncias agravantes?

São consideradas circunstâncias agravantes: ser reincidente; causar danos irreparáveis; facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou a vantagem de outra infração; realizar atos sob emprego real de força física.

O que é uma agravante de pena?

Já as agravantes são aquelas circunstâncias que devem ser levadas em consideração na segunda fase da dosimetria da pena, após a fixação da pena base e da consideração das atenuantes.

São consideradas circunstâncias atenuantes para o técnico no momento do julgamento de sua pena?

São circunstâncias que podem ser consideradas na atenuante inominada o arrependimento sincero do agente, sua extrema penúria, a recuperação do agente após o cometimento do crime, a confissão, embora não espontânea, ter o agente sofrido dano físico, fisiológico ou psíquico em decorrência do crime, ser portador de doença ...

São consideradas circunstâncias agravantes exceto?

Referente às infrações e penalidades, conforme a resolução do COFEN nº 564/2017, são consideradas circunstâncias agravantes, EXCETO:
  • Ser reincidente.
  • Realizar atos sob emprego real de força física.
  • Cometer infração dolosamente.
  • Aproveitar-se da fragilidade da vítima.
  • Cometer a infração por motivo fútil ou torpe.

O que são as circunstâncias preponderantes Quais são elas?

"(...): Quando ocorre concurso de circunstâncias agravantes e atenuantes, devem prevalecer, sobre as circunstâncias objetivas, as de cunho subjetivo, que o CP classifica como preponderantes, ou seja, as que resultam ou se originam dos motivos do crime, personalidade do agente e reincidência.

O que é atenuação da pena?

No âmbito jurídico, existem fatores atenuantes da pena, ou seja que diminuem ou minoram a pena ou o grau de culpabilidade do reú. Segundo o Código Penal Brasileiro, se um réu colabora com as investigações ou se confessa o crime de forma espontânea, a sua pena pode ser atenuada.

Quais são as circunstâncias atenuantes do artigo 65 do Código Penal?

Artigo 65 - São circunstâncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de vinte e um, na data do fato, ou maior de setenta anos, na data da sentença; II - o desconhecimento da lei; primeiramente ninguem pode alegar o desconhecimento da lei.

Quanto vale uma atenuante?

240-241) entende que o limite máximo (teto) das agravantes e das atenuantes deve ser 1/6 da pena-base, pois, se assim não fosse, haveria o inconveniente da equiparação das agravantes e atenuantes com as majorantes e minorantes. Para o autor, o limite mínimo (piso) das agravantes e das atenuantes deve ser de 1 (um) dia.

O que é agravante?

São circunstâncias legais, objetivas ou subjetivas, que influem na quantificação da pena, aumentando-a, em razão da particular culpabilidade do agente. Servem de orientação para o juiz elevar a pena na segunda fase da fixação.

Pode aplicar duas atenuantes?

59 do Código Penal , estando a pena-base dosada de forma adequada e proporcional, não há que se falar em redução para o mínimo legal - Havendo duas circunstâncias atenuantes, preponderantes, em favor do réu (art. 65 , incisos I e III , d , do CP ) e uma circunstância agravante preponderante em seu desfavor (art.

Qual a diferença entre agravante é agravado?

Os agravantes são as circunstâncias que geram o aumento da pena, posto que tornam o crime mais grave. Já o agravado corresponde à parte da decisão a ser recorrida pelo recurso de agravo. Já tratamos aqui no dicionário direito sobre temas como jurisprudência, lei ordinária, lei complementar e medida provisória.

São consideradas circunstâncias agravantes no exercício da profissão de Enfermagem exceto?

O código de ética dos profissionais de enfermagem considera como circunstâncias agravantes, EXCETO,
  • ser reincidente;
  • B. realizar atos sob coação e/ou intimidação;
  • C. causar danos irreparáveis;
  • D. cometer infração dolosamente;
  • E. aproveitar-se da fragilidade da vítima.

São consideradas circunstâncias agravantes da infração cometida pelo profissional de acordo com o Código de Ética e deontologia de Enfermagem?

Segundo o Código de Ética dos profissionais de enfermagem é

considerada circunstância agravante de uma infração realizar atos sob coação e/ou intimidação.

São direitos dos profissionais de Enfermagem exceto?

São direitos dos profissionais de enfermagem, EXCETO;
  • Ser informado sobre o diagnóstico provisório ou definitivo de todos os clientes que estejam sob sua assistência;
  • Realizar atividades que não sejam de sua competência legal, desde que determinadas sob a responsabilidade do empregador;

Quais são as causas de diminuição de pena?

a) causas de diminuição de pena: artigo 14, inciso II e parágrafo único (tentativa); artigo 16 (arrependimento posterior); artigo 21, parte final (erro evitável sobre a ilicitude do fato); artigo 24, § 2º (estado de necessidade); artigo 26, parágrafo único (inimputabilidade); artigo 28, § 2º (embriaguez) e artigo 29, § ...

É considerada circunstância atenuante da pena o fato de o agente?

O artigo 65 do Código Penal dispõe sobre essas circunstâncias atenuantes do crime. Uma das circunstâncias que pode atenuar o crime é a idade penal do agente. ... Porém se o agente comete o crime na idade que esteja entre dezoito e vinte e um anos de idade, terá sua pena atenuada.

São circunstâncias que sempre atenuam a pena mas a sua incidência não pode conduzir a redução da pena abaixo do mínimo legal?

Nesse sentido, dispõe a Súmula 231 do STJ: “A incidência de circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal.” No caso, todavia, de incidir causa de diminuição (v.g., crime tentado), a pena pode ser fixada aquém do mínimo legal.

São circunstâncias agravantes de penalidades?

São circunstâncias que sempre agravam as penalidades dos crimes de trânsito ter o condutor do veículo cometido a infração: I - com dano potencial para duas ou mais pessoas ou com grande risco de grave dano patrimonial a terceiros; ... VII - sobre faixa de trânsito temporária ou permanentemente destinada a pedestres.

O que é agravada no direito?

A forma correta é Agravado! 1)Conceito: o agravado é o réu, o sujeito ofendido no processo, aquele que está sendo acusado por algum motivo. 2) Exemplo Prático: pessoa contra a qual se entremeou um recurso legal de agravo.

E circunstância que agrava a pena pela condição pessoal do autor?

QUESTÃO CERTA: É circunstância que agrava a pena pela condição pessoal do autor: a reincidência. Correta. Trata-se de agravante que leva em consideração a condição pessoal do autor – Art. 61, I, do Código Penal.

Artigo anterior
Que animal é o rei do mar?
Artigo seguinte
Qual a situação da fome no Brasil?