Quais são as agravantes de um crime?

Perguntado por: Érika Núria Monteiro  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Outras agravantes são o motivo fútil ou torpe (matou por dívida, por exemplo), a prática para ocultar ou assegurar a execução, ocultação, impunidade ou vantagem de outro crime (o sujeito que esconde o cadáver da vítima), a traição, emboscada, dissimulação ou recurso que dificulte a defesa do ofendido (dopar a vítima), ...

Quais os tipos de agravantes?

Circunstâncias agravantes
  • Reincidência.
  • Motivo fútil ou torpe.
  • Crime cometido para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime.
  • Crime cometido à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido.

O que pode ser considerado agravante?

Agravantes: previstas no artigo 61 (Parte Geral) do CP; circunstâncias genéricas, que podem ser aplicadas a diversos crimes (tipos penais); eleva a punição, desde que não seja considerada parte ou ato do crime, ou uma causa de aumento.

O que agrava o crime?

Circunstâncias agravantes

II - coage ou induz outrem à execução material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime alguém sujeito à sua autoridade ou não-punível em virtude de condição ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa.

O que são consideradas circunstâncias agravantes?

São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: I - a reincidência; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo fútil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) à traição, de emboscada, ou mediante ...

Atenuantes e Agravantes - Aplicação da Pena - Aula 04 - Teoria da Pena (Direito Penal)

19 questões relacionadas encontradas

Quais são as agravantes e atenuantes?

As atenuantes são fatores que diminuem a culpabilidade do acusado e, consequentemente, a sua pena. Já as agravantes são circunstâncias que aumentam a gravidade do crime e a culpabilidade do acusado, o que pode resultar em uma pena mais severa.

Quais são as agravantes objetivas?

São objetivas o meio e o modo de execução (veneno, fogo, explosivo etc.) e a condição da vítima (criança, velho, enfermo e mulher grávida); são subjetivas as que dizem respeito aos motivos (fútil, torpe, dissimulação etc.)." (DOTTI, René Ariel. Curso de Direito Penal: Parte Geral.

Quais as agravantes do homicídio?

Atualmente, já são agravantes a reincidência, motivo fútil ou torpe, traição, emboscada uso de veneno, fogo ou explosivo e abuso de autoridade e de poder, entre outras circunstâncias.

É exemplo de circunstância agravante conforme o artigo 61 do Código Penal?

Circunstâncias agravantes

i) quando o ofendido estava sob a imediata proteção da autoridade; j) em ocasião de incêndio, naufrágio, inundação ou qualquer calamidade pública, ou de desgraça particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada.

Quanto aumenta a pena uma agravante?

Agravantes genéricas não podem ser usadas para aumentar a pena em mais de um sexto. Com esse entendimento, o ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, reduziu de quase metade para um sexto a elevação da pena relacionada à agravante de um condenado por estelionato.

O que diz a Súmula 241 do STJ?

A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.

Pode ter duas agravantes?

Havendo duas qualificadoras reconhecidas pelo Corpo de Jurados, não há óbice na utilização de uma delas como agravante, quando prevista como agravante genérica, ou como circunstância judicial negativa, enquanto a outra permanecerá para qualificar o tipo penal”.

O que significa agravamento de pena?

É quando o magistrado avalia, por exemplo, as chamadas circunstâncias judiciais (culpabilidade, antecedentes, conduta social, entre outras), os elementos que podem agravar ou atenuar a pena e as causas de aumento ou diminuição.

Como identificar causa de aumento de pena?

2º - A pena aumenta-se de um terço até metade : I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; II - se há o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vítima está em serviço de transporte de valores e o agente conhece tal circunstância.

Quais são as causas de aumento de pena?

Causas do aumento de pena
  • crime cometido por motivo egoístico, torpe ou fútil.
  • vítima menor ou com capacidade de resistência diminuída.
  • crime cometido por meio da rede de computadores, rede social ou transmitido em tempo real.
  • agente é líder ou coordenador de grupo ou de rede virtual.

O que diz o artigo 65 do Código Penal?

Art. 65. Revogado o livramento, não pode ser novamente concedido, e, salvo quando a revogação resulta de condenação por outro crime ou contravenção anterior àquele benefício, não se desconta na pena o tempo em que esteve solto o condenado.

O que é agravante genérica?

"Agravantes e atenuantes genéricas são circunstâncias legais, de natureza objetiva ou subjetiva, não integrantes da estrutura do tipo penal, mas que a ele se ligam com a finalidade de aumentar ou diminuir a pena.

O que diz o artigo 77 do Código Penal?

1. A suspensão condicional da pena constitui medida penal substitutiva e deve ser necessariamente aplicada no lugar da pena privativa de liberdade quando presentes os requisitos objetivos e subjetivos previstos pelo art.

Quais são as causas de diminuição de pena?

As circunstâncias atenuantes são consideradas na segunda fase da dosimetria da pena e estão previstas no artigo 65 do CP, sendo elas: (I) ser o agente menor de 21 – data do fato, ou maior de 70 anos de idade – data da sentença; (II) o desconhecimento da lei e; por fim, alguma das hipóteses do inciso III (motivo de ...

Tem agravante em crime culposo?

As agravantes (tirante a reincidência) não se aplicam aos crimes culposos.

Quais são as agravantes do roubo?

I - com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa; II - com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Quais são as qualificadoras de um crime?

As qualificadoras objetivas são as que dizem respeito ao crime, en- quanto as subjetivas vinculam-se ao agente. Enquanto as objetivas dizem com as forma de execução (meios e modos), as subjetivas conectam-se com a motivação do crime.

O que é motivo torpe e fútil?

"Fútil é o motivo de somenos importância, insignificante, desproporcional, ínfimo, banal, que seja desprovido de qualquer justificativa lógica que possa explicar a conduta praticada. Torpe é o motivo repugnante, imoral, vil, reprovável, que revela malvadeza, perversidade, egoísmo, cupidez etc."

Quando é que um crime é qualificado?

Já o crime qualificado é aquele que foi cometido com um elemento mais grave se comparado com a forma simples. Ou seja, há uma circunstância específica no caso concreto que amplia a gravidade do ato, motivo pelo qual será punido de forma mais expressiva.

O que diz a Súmula 231 do STJ?

Não pode ultrapassar para mais ou beneficiar para menos. A pena cominada ao roubo, com a causa especial de aumento de pena do § 2º, será de quatro anos mais 1/3, totalizando, portanto, cinco anos e quatro meses. A atenuante do art. 65, I, CP, menoridade entre 18 e 21 anos não tem quantum determinado.

Artigo anterior
Como tirar escritura de imóvel 2021?
Artigo seguinte
Qual a planta que cura hipertensão?