Quais são as ações de cobrança?

Perguntado por: Mónica Cardoso de Henriques  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Basicamente, existem dois tipos de ação de cobrança empresarial, sendo o primeiro conhecido como “extrajudicial” ou “cobrança amigável”, que visa dar mais flexibilidade e agilidade na solução, e o segundo que seria uma “ação judicial”, nesse caso envolvendo já juízes e advogados.

Quais são os tipos de cobrança?

Veja a seguir um pouco sobre os vários tipos de cobrança que existem e como saber qual o mais adequado para sua empresa.
  1. Ligação telefônica. A ligação telefônica ainda é um dos métodos mais tradicionais de cobrança. ...
  2. E-mail. ...
  3. SMS ou WhatsApp. ...
  4. Terceirização. ...
  5. Protesto cartorial. ...
  6. Assessoria jurídica. ...
  7. Correspondência (carta)

Qual o nome da ação de cobrança?

A ação monitória, por sua vez, tem como principal requisito a existência de uma prova da dívida que não seja um título executivo.

Qual a natureza da ação de cobrança?

Rememora-se que a Ação de Cobrança tem natureza jurídica constitutiva e condenatória com fito de ser constituído título judicial para viabilização da cobrança de valor previamente definido pelas partes.

Qual é a classe de uma ação de cobrança?

Nestes casos, portanto, a CLASSE é o PROCEDIMENTO ORDINÁRIO, entrando como ASSUNTO o TÍTULO que está sendo executado ("cobrado"), conforme exemplificado acima.

AÇÃO DE COBRANÇA e MONITÓRIA passo a passo | PRÁTICA JURÍDICA | PROF CARLOS MOTTA

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de cobrança?

Quais são os três tipos de cobrança?
  • Pagamento à vista. O pagamento com cartão de crédito à vista é a quitação do valor total de um serviço ou produto de uma vez, ou seja, em uma só parcela.
  • Pagamento parcelado. O pagamento parcelado é quando o valor é dividido em várias parcelas. ...
  • Pagamento recorrente.

Qual a diferença entre ação de execução e ação de cobrança?

Verifica-se que a ação de execução é mais objetiva e prática, não dependendo de produção de provas, tal como a ação de cobrança, sendo esse o motivo pelo qual é o procedimento mais célere dentre os que foram demonstrados, considerando os requisitos exigidos.

Qual a diferença da ação monitória para a ação de cobrança?

Portanto, fica claro que a ação monitória e ação de cobrança, ainda que tenham um objetivo comum, possuem diferenças: a primeira é mais célere e a segunda trata-se de um processo mais demorado, pois precisa de apuração.

Onde é proposta a ação de cobrança?

1. Tratando-se de ação que visa à cobrança de dívida, o foro competente é o do local do cumprimento da obrigação, nos termos do art. 4º , inc. II da Lei 9.099 /95, não o do domicílio do réu, na forma do inciso I.

Qual a defesa cabível na ação de cobrança?

Qual a defesa cabível na ação de cobrança? A contestação, também conhecida com contraminuta ou impugnação à inicial, é o documento que formaliza a defesa do réu na ação de cobrança.

O que é uma ação judicial de cobrança?

Cobrança judicial é uma ação tomada para cobrar uma dívida pela Justiça. Quando um credor (quem precisa receber) já tentou de todas as maneiras possíveis negociar o pagamento de dívidas de forma amigável mas não tem sucesso, ele apela para a cobrança judicial.

Quanto tempo prescreve uma ação de cobrança?

​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com base no artigo 206, parágrafo 5º, inciso I, do Código Civil, estabeleceu em cinco anos o prazo prescricional aplicável à cobrança, por meio de ação monitória, de dívida amparada em cédula de crédito bancário.

O que é ajuizar uma ação de cobrança?

Ajuizar uma ação significa entrar com um processo na Justiça. Assim, o ajuizamento da dívida acontece quando o credor (que pode ser uma empresa ou uma pessoa física) já esgotou as formas amigáveis de cobrar os valores e se depara com um devedor que não demonstra intenção de quitar a dívida.

Quando a cobrança é abusiva?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Qual a melhor forma de cobrança?

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos
  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

Como realizar uma ação de cobrança?

Quer ajuizar uma Ação de Cobrança? Saiba quais os documentos necessários
  1. Documentação de identificação do credor pessoa física ou empresa (CPF, CNPJ, contrato social);
  2. Nome e endereço completo do devedor (se tiver CPF ou CNPJ, melhor);
  3. Contrato firmado pelas partes;
  4. Cópia de cheques devolvidos;
  5. Notas promissórias;

Qual artigo da ação de cobrança CPC?

Trata-se do descumprimento da obrigação de pagar, podendo ser culposo ou fortuito, como esclarece o artigo 389 do CC/2002: Artigo 389.

Como fazer um plano de ação para cobrança?

Conheça 4 dicas para fazer o seu plano de ação
  1. Faça análise de crédito. Essa é mais uma ação preventiva, pois visa checar o desempenho para pagamentos de seus potenciais clientes. ...
  2. Foque o pós-venda. ...
  3. Realize cobranças pré-vencimento. ...
  4. Implemente etapas de cobrança.

Quando é cabível a ação monitória?

"Dispõe o art. 700 que: 'A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir do devedor capaz'.

O que diz a Súmula 299 do STJ?

“A divergência entre julgados do mesmo Tribunal não enseja recurso especial.” Súmula n.

Quais são os tipos de ação monitória?

Ação monitória pura: este tipo de ação monitória se basta na alegação do credor, ou seja, se o credor alega que é credor ele já tem direito à ação monitória. Ação monitória documental: nesta, existe uma prova escrita que não tenha eficácia de título executivo comprovando a existência do débito.

Pode entrar com ação de cobrança no juizado especial?

​A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o entendimento de que os juizados especiais podem processar e julgar ação de cobrança movida por associação de moradores, quando o valor da causa não ultrapassar 40 salários mínimos.

Quais são os principais indicadores de cobrança?

  • Qualidade do cadastro. A quantidade e a qualidade das informações disponíveis no banco de dados da empresa reduzem as inconsistências na análise de crédito. ...
  • Prazo médio de recebimento. ...
  • First Payment Default. ...
  • Funil de cobrança. ...
  • Taxa de contato efetivo. ...
  • Taxa de acordo por contato. ...
  • Satisfação do cliente.

Como fazer uma cobrança preventiva?

A primeira comunicação de cobrança preventiva acontece geralmente em até 3 dias antes da data do vencimento do pagamento. Ela procura lembrar o cliente, e a mensagem deve ser clara e sucinta, destacando data do pagamento, valor, e, se possível, o link ou código de barras para facilitar ao máximo a conclusão do débito.

Artigo anterior
Em quais situações o socorrista pode declarar o óbito?
Artigo seguinte
Como está o índice de educação no Brasil?