Quais são as 5 vias medicamentosas?

Perguntado por: Cristiana Mendes de Gaspar  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (54 avaliações)

Quais são as principais vias de administração de medicamentos?
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Quais são as vias de administração de medicamento?

Compreende a via enteral as vias oral, sublingual e a retal. Do grupo da via parenteral fazem parte as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?

As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

O que é uma via parenteral?

A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço. Um exemplo clássico de vacina intradérmica é a BCG.

Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as vias parental?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

Quais as vantagens da via parenteral?

Vantagens da via parenteral

Possibilita a administração de medicamentos mesmo sem a cooperação do paciente; Proporciona maiores níveis sanguíneos em tempo menor; Permite reposição rápida de líquidos, eletrólitos e outras substâncias orgânicas, perdidos pelo paciente em casos acidentais ou patológicos.

Quais as principais diferenças entre as vias de administração de medicamentos?

Vias de administração de medicamentos parenterais
  • Endovenosa: É quando a agulha é inserida diretamente na veia. ...
  • Subcutânea: É inserida uma agulha no tecido adiposo, logo abaixo da pele.

Quais as vias de administração da nutrição parenteral?

A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa. A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.

O que é uma nutrição enteral?

A nutrição enteral é uma forma de alimentação para pacientes que não devem ou conseguem se alimentar por via oral (boca), como em casos de cirurgia da região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago, etc.

Qual a via de administração mais rápida?

1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

Qual a via de absorção mais rápida do medicamento?

Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.

O que é um efeito sistémico?

Tópica - tem efeito local, a substância é aplicada diretamente onde se deseja a ação. Enteral - tem efeito sistêmico (não local), em geral a substância é ingerida e absorvida via trato digestivo.

Quais são as vias de administração?

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Qual a diferença de intravenosa e endovenosa?

As Diferenças são na gramática!

Os prefixos INTRA significa “no interior; parte interna” e ENDO denota situação interna e significa “dentro , interno”. Onde VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias (Ambos os procedimentos consistem na introdução de medicamentos diretamente na corrente sanguínea).

Quais são as vias orais?

A absorção de fármacos por via oral ocorre na boca (sublingual ou mucosa), reto, intestino delgado, estômago e intestino grosso. Deste modo podem atravessar uma série de barreiras fisiólogicas.

Quais são as vias de acesso da nutrição enteral?

Essa via alternativa de alimentação pode ser introduzida pelo nariz e posicionada no estômago (a sonda nasogástrica) ou no intestino delgado (a sonda nasoentérica). Também pode ser acoplada direto no abdômen com uma punção ou pequeno corte e direcionada ao estômago (gastrostomia) ou ao intestino (jejunostomia).

Qual o local de instalação da dieta parenteral?

Instalação da Nutrição Parenteral Total
  1. Auxiliar o médico na punção do acesso central;
  2. Realizar curativo no local de inserção do cateter após a punção;
  3. Instalar a nutrição parenteral conforme prescrição médica usando técnica asséptica;
  4. Fazer programação da bomba de infusão para controle rigoroso do gotejamento;

Quais são as vias de alimentação?

Nutrição enteral: quando o paciente não consegue se alimentar por via oral (boca), a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno. ... Nutrição parenteral: é a alimentação administrada por via endovenosa.

Qual a diferença entre intramuscular e subcutânea?

Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

O que é uma via cutânea?

Via Cutânea:

A pele apresenta efetiva barreira à passagem de substâncias. No entanto medicamentos podem ser administrados por via cutânea para obtenção fundamentalmente de efeitos tópicos. Sob certas circunstâncias produzem efeitos sistêmicos, terapêuticos ou tóxicos.

Artigo anterior
Qual a fórmula da crioscopia?
Artigo seguinte
Qual a participação da sociedade no SUS?