Quais são as 5 dimensões da sustentabilidade especifique as?

Perguntado por: Vasco João Pinho Marques Garcia  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (10 avaliações)

A partir disto, o conceito de sustentabilidade é apresentado a partir de cinco perspectivas, cinco dimensões primordiais, sendo elas: sustentabilidade social; sustentabilidade econômica; sustentabilidade ecológica; sustentabilidade espacial (ou geográfica); sustentabilidade cultural. ...

Quais são as 5 dimensões do desenvolvimento sustentável?

a sustentabilidade ecológica (SEC); • a sustentabilidade espacial (SEP); • a sustentabilidade econômica (SE); • a sustentabilidade social (SS); e • a sustentabilidade cultural (SC).

Quais são as dimensões da sustentabilidade?

A sustentabilidade referida neste trabalho contempla três dimensões: sustentabilidade ecológica, sustentabilidade econômica e sustentabilidade soci al.

Quais são as 6 dimensões da sustentabilidade?

A sustentabilidade precisa ser encarada como necessidade/prioridade e não como uma opção, sob a perspectiva de diferentes dimensões: ambiental, espacial, cultural, econômica e social.

Quais são as 7 dimensões da sustentabilidade?

Na pesquisa em apreço, serão retratadas dez dimensões da sustentabilidade, quais sejam, ecológica, econômica, social, cultural, espacial, política (nacional e internacional), jurídi- co-política, ética, psicológica e tecnológica, que serão con- ceituadas e analisadas a seguir.

Cinco Dimensões da Sustentabilidade.wmv

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as 7 dimensões da responsabilidade social?

Neste sentido, apresenta-se a visão mais contemporânea da sustentabilidade,
  • fundamentada em suas sete dimensões, conforme Schutel (2010), que são: ...
  • políticas assistencialistas; ...
  • formando cidadãos protagonistas responsáveis; ...
  • ambiental para manutenção da saúde psico-orgânica; ...
  • deveres para garantia dos direitos;

Quais são os 8 Rs da sustentabilidade?

Os 8 R's são: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar. São 8 semanas de postagem, cada semana postamos 1 artigo que irá emitir a nossa opinião a respeito de uma teoria que em si é muito bonita, mas na prática ainda não vemos com frequência.

Quais são os tipos de sustentabilidade?

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.

O que é o tripé da sustentabilidade?

O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.

Quais as dimensões do tripé da sustentabilidade?

No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.

Quais são as 4 dimensões do desenvolvimento sustentável?

Em relação às dimensões do desenvolvimento sustentável, o autor Ignacy Sachs, economista polonês e naturalizado francês conceitua o termo a partir de 8 dimensões específicas da sustentabilidade, a saber: dimensão ambiental, econômica, social, cultural, espacial, psicológica, política nacional e internacional.

Quais são as 4 dimensões dos indicadores do desenvolvimento sustentável?

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalha com 59 indicadores de sustentabilidade, que se baseiam nos 58 indicadores da Commission on Sustainable Development (CSD, 2005) formando um escopo de quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.

O que é uma dimensão do desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável está encoberto por 08 dimensões, quais sejam, ecológica, econômica, social, cultura, psicológica, territorial, política nacional e internacional. ... Ao final conclui-se que o desenvolvimento sustentável transcende o simples crescimento econômico prevendo a proteção do meio ambiente.

Quais os 5 pilares de sustentabilidade e os 3 eixos?

A partir daí, podemos refletir sobre o que são conhecidos como os "três pilares da sustentabilidade": econômico, ambiental e social. O caminho para que um negócio seja verdadeiramente sustentável precisa passar por uma abordagem de práticas que equilibre estes 3 pilares, inclusive no agronegócio.

Quais são os 5 componentes principais da Agenda 2030?

No âmago da Agenda 2030 encontram-se cinco dimensões críticas: pessoas, prosperidade, planeta, parceria e paz, também conhecidas como os 5Ps.

Qual o tripé da sustentabilidade exemplos?

Os três pilares do tripé da sustentabilidade, também conhecidos como 3P, são: Peoples, Planet and Profit. Traduzindo ao português, eles significam Pessoas, Planeta e Lucro.
...
Quais são os pilares do tripé da sustentabilidade?
  • Social;
  • Ambiental;
  • Financeiro.

Como aplicar o tripé da sustentabilidade?

Quais são as pernas do tripé da sustentabilidade?
  1. Social. Como o nome já diz, essa perna é relacionada ao capital social da empresa, que são as pessoas que estão envolvidas nela. ...
  2. Ambiental. Esse costuma ser o primeiro termo que vem à mente quando se fala em sustentabilidade. ...
  3. Econômica.

Quais os 5 pilares da sustentabilidade?

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

Quais os tipos de sustentabilidade Cite exemplos?

Exemplos de Sustentabilidade
  1. Usar fontes de energia renováveis e limpas. ...
  2. Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais. ...
  3. Reciclagem do lixo. ...
  4. Usar meios de transporte não-poluentes. ...
  5. Racionalizar o consumo de energia e água. ...
  6. Reflorestamento e valorização das áreas verdes.

Quais os tipos de sustentabilidade e qual o conceito de cada um?

Social: Engloba a sociedade e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer. Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas. Econômico: Relacionado com a produção, crescimento, distribuição e consumo de bens e serviços.

Quais são os princípios da sustentabilidade?

O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta. ... A economia deve considerar a questão social e ambiental.

Qual a importância dos 8 RS?

Procure potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos; – Reduzir: Exagere no carinho e no amor, mas evite desperdícios de produtos, serviços, água e energia; – Reutilizar: Use até o fim, não compre novo por impulso.

Como os 8 RS podem contribuir?

1 – Refletir: Lembre-se de que qualquer ato de consumo causa impactos do consumo no planeta. Procure potencializar os impactos positivos e minimizar os negativos; 2- Reduzir: Evite desperdícios de produtos, serviços, água e energia; 3- Reutilizar: Use até o fim, não compre novo por impulso.

Quais são os 9 erres?

Os Rs da sustentabilidade
  • Reduza – o consumo de água e energia, a produção de lixo, o consumo de bens materiais. ...
  • Recicle – roupas, sapatos, embalagens, vidro etc. ...
  • Reutilize – Reutilize tudo o que for possível, desde uma folha de papel sulfite usando os dois lados, até embalagens e roupas.

Quais são as 3 dimensões da responsabilidade social?

Com base na definição do conceito da RSC pela Comissão Europeia, podemos deduzir que, para o organismo europeu, a RSE tem três dimensões: económica, ambiental e social.

Artigo anterior
Como elaborar um projeto para a educação infantil?
Artigo seguinte
Qual o objetivo das técnicas projetivas?