Quais são as 4 virtudes da filosofia estóica?

Perguntado por: Nicole Vicente de Gonçalves  |  Última atualização: 18. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria.

Quais são os 4 pilares do estoicismo?

Tudo o que enfrentamos na vida é uma oportunidade de responder com essas quatro virtudes:
  • Coragem. ...
  • Temperança. ...
  • Justiça. ...
  • Sabedoria.

Quais as quatro virtudes do estoicismo?

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria. Estou convencido que essas virtudes não só se aplicam no exercício da liderança, como são um bom parâmetro para viver uma vida mais virtuosa e liderar melhor.

O que são as 4 virtudes?

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

O que é a virtude no estoicismo?

A virtude estoica está baseada principalmente na capacidade de resistir às paixões que contrariam nossa essência (hormé). Ou seja, buscar aquilo que nos conserva e resistir àquilo que nos faz mal. Virtude é a ação que entra em relação de harmonia com a natureza à nossa volta e nossa natureza racional.

AS 4 VIRTUDES do Estoicismo para APLICAR NA SUA VIDA | 5:06

17 questões relacionadas encontradas

Qual é uma das principais virtudes do estoicismo?

A dicotomia do controle nos lembra que enquanto algumas coisas estão sob nosso controle, outras estão além dele. A chave é focar nossos esforços e preparo, em vez de se preocupar com os resultados.

Quais os valores estoicos?

A virtude nos estoicos tem a ver com a excelência e com o alcance do potencial destinado. Para isso, eles destacam quatro qualidades: sabedoria, justiça, coragem e disciplina. Todas elas são sempre peneiradas pela razão, que nos levaria a buscar sabedoria, agir com justiça, utilizar a coragem e cultivar a disciplina.

Quais são as virtudes na filosofia?

Virtudes na Filosofia

As chamadas Virtudes Cardeais foram definidas por Platão no livro IV da República e são: prudência (sabedoria), justiça, temperança e fortaleza (coragem, força). O texto diz que essas são as virtudes centrais do ser humano.

Quais são as 4 virtudes de Platão?

Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Nos diálogos socráticos de Platão, Sócrates examina as principais virtudes: sabedoria, piedade, coragem, temperança e justiça.

Quem pensou nas 4 virtudes cardeais?

As virtudes cardeais em Tomás de Aquino.

Quem é o pai do estoicismo?

O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre.

Quais são as três fases do estoicismo?

A história do estoicismo é dividida em 3 fases, que são:
  • Estoicismo antigo;
  • Estoicismo Helenístico Romano;
  • Estoicismo do Império Romano.

Qual é o ponto central do estoicismo?

Estoicismo é a corrente de pensamento cuja característica central é o pensamento de que todo o cosmos é regido por uma harmonia que determina todos os acontecimentos.

Qual é a grande lição do estoicismo?

O que é estoicismo

Ela é uma escola de filosofia prática que ensina como as pessoas podem viver uma boa vida, focando naquilo que é possível controlar. Ela parte do pensamento que precisa escolher um problema que te incomoda e que esteja ao seu alcance para mudar.

Quais são as frases do estoicismo?

Use as seguintes frases do estoicismo para inspirar o seu dia:
  • “Se um homem não sabe para qual porto navega, nenhum vento lhe é favorável.” – Sêneca.
  • “A alma é tingida com a cor de seus pensamentos.” – Marco Aurélio.
  • “Primeiro diga a si mesmo o que você seria; e então faça o que você tem que fazer.” – Epicteto.

Como aplicar o estoicismo na sua vida?

Conheça 5 aplicações do Estoicismo para a sua vida
  1. 2.1. Superando sua raiva.
  2. 2.2. Lidando com críticas e haters.
  3. 2.3. Valorizando o que importa na vida.
  4. 2.4. Refletindo sobre amor e relacionamentos.
  5. 2.5. Aceitando o que está fora do seu controle.

Qual a maior virtude da Filosofia?

A virtude filosófica tem em Platão seu maior artífice. Para Ele são Virtudes Cardeais: Prudência (sabedoria), Justiça, Temperança e Fortaleza (coragem e força). ...

Qual o nome em grego para as quatro virtudes?

É difícil falar das virtudes que compõem a prática moderna: 1) Sabedoria (sophia), 2) Justiça (dikaiosyne), 3) Coragem (andreia) e 4) Moderação (sophrosyne), somente com definições, mas certamente podemos dar exemplos nos quais cada uma é exercida.

Quais são as virtudes?

Tradicionalmente, as sete virtudes cristãs ou celestiais combinam as quatro virtudes cardeais clássicas da prudência, justiça, temperança e coragem (ou fortitude) com as três virtudes teologais da fé, esperança e caridade. Estas foram adotados pelos Padres da Igreja como as sete virtudes.

Quais são as 4 principais virtudes Segundo Aristóteles?

Por exemplo, considerando quais são as virtudes mais importantes, Aristóteles propôs as seguintes nove: sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade; temperança.

O que é sabedoria no estoicismo?

Na visão estoica, a Sabedoria é o conjunto de virtudes do Sábio, que inclui Moderação, Justiça e Coragem. Além disso, também engloba a compreensão da ordem cósmica, a qual se vincula à ordem moral do autodomínio e da justiça.

O que é a virtude filosofia?

Segundo o autor, a virtude é entendida por Aristóteles como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural de cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária a sua prática constante como um hábito. A prática da virtude inclina a pessoa para o bem, que é a busca pela felicidade.

Quem são os filósofos estoicos?

Estoicismo Helenístico Romano – Tem como principais representantes os filósofos Panécio de Rodes, Posidônio de Apameia e Cícero. A stoá média, como também é chamada, já era mais eclética. Estoicismo Imperial Romano – Desenvolvida por filósofos como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.

Como saber se sou estoico?

Controle das emoções e paixões: O estoicismo enfatiza o controle das emoções e paixões, promovendo a serenidade. Os estoicos acreditavam que a razão deveria guiar as emoções, e não o contrário. Isso não significa suprimir as emoções, mas sim cultivar um equilíbrio emocional e reagir de maneira ponderada às situações.

Artigo anterior
Tem crase entre as datas?
Artigo seguinte
Qual a relação entre a biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas?