Quais são as 3 três estratégias genéricas de Michael Porter?

Perguntado por: Alice Isabela de Abreu  |  Última atualização: 6. April 2025
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

Porter (1980, 1985) propôs uma tipologia composta por três estratégias genéricas (Figura 1): liderança no custo total; diferenciação e enfoque. Segundo Porter (1980, 1985), as empresas que apresentariam melhor desempenho seriam aquelas que conseguissem aplicar uma, e apenas uma, das três estratégias genéricas.

Quais são os 3 tipos de estratégias competitivas?

Miles e Snow estabelecem quatro tipos de estratégias competitivas: defensiva, prospectora, analítica e reativa.
  • Defensiva. Organização que foca em ser a melhor em um mercado ou produto específico. ...
  • Prospectora. Está sempre desbravando novos mercados e procurando por inovações. ...
  • Analítica. ...
  • Reativa.

Quais são as 3 estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente?

Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo. Custo; Diferenciação; Foco.

Quais são as três estratégias genéricas de Porter Assinale a alternativa correta?

Porter propôs três estratégias genéricas a serem seguidas pelas organizações: diferenciação, custo e foco.

São estratégias genéricas?

As estratégias genéricas são métodos para superar os con- correntes em uma indústria; em algumas indústrias, a estrutura indicará que todas as empresas podem obter altos retornos; em outras, o sucesso com uma estratégia genéri- ca pode ser necessário apenas para obter retornos aceitáveis em sentido absoluto.

As Estratégias Genéricas de Michael Porter - Estratégia Organizacional

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as estratégias de Porter?

Porter (1980, 1985) propôs uma tipologia composta por três estratégias genéricas (Figura 1): liderança no custo total; diferenciação e enfoque. Segundo Porter (1980, 1985), as empresas que apresentariam melhor desempenho seriam aquelas que conseguissem aplicar uma, e apenas uma, das três estratégias genéricas.

Qual é a estratégia de Porter?

As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes. São os pilares de uma empresa, e se algum mudar, deve-se reavaliar seu posicionamento estratégico.

Quais são as três estratégias genéricas de competição preconizadas por Porter visando alcançar um desempenho acima da média do setor?

Porter (1996a)

apresenta três estratégias genéricas para enfrentar as cinco forças competitivas: criar uma posição defensável em uma indústria, superar as outras empresas e obter um retorno sobre o investimento maior do que a média do setor.

O que é competitividade para Porter?

Para Porter, a concorrência de um setor não se manifesta apenas nos concorrentes, mas também em outros atores que tensionam forças no mercado. Portanto, o nível de competitividade de um setor seria determinado pelo conjunto de todas as forças, que impactam no sucesso e no potencial de lucro de um negócio.

O que é liderança de custo?

A estratégia de liderança em custos consiste em ter o custo mais baixo possível do mercado. Para manter esta estratégia é necessário que a empresa tenha grande escala de produção para o rateio de custos e despesas fixas.

Qual o foco de Porter?

Qual o foco de Porter? Foco. Para finalizar os modelos estratégicos, Porter destacou as vantagens da estratégia de liderança de foco. Caracteriza-se por ser algo que direciona os esforços das suas ações para um público-alvo bem específico, buscando não atingir outros nichos.

Qual a principal proposta de Michael Porter em relação a vantagem competitiva?

Michael Porter definiu os dois tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação a seus rivais: menor custo ou diferenciação. Esta vantagem deriva de atributo(s) que permitem a uma organização superar a sua concorrência, tais como posição superior no mercado, habilidades ou recursos.

Qual é a principal proposta de Michael Porter em relação a vantagem competitiva?

Rivalidade entre os concorrentes

A primeira das forças de Porter é a chamada “rivalidade entre os concorrentes em um mesmo mercado”. Nesse contexto, quanto maior for a disputa por um segmento, mais ativa será a ação de empresas concorrentes no sentido de atrair clientes.

Qual é o objetivo principal da estratégia de diferenciação de acordo com o modelo de Porter?

A estratégia de diferenciação foi criada por Michael Porter, que apontou mais duas estratégias de vendas que formam as chamadas Estratégias Competitivas: a de custo e a de foco. O principal objetivo da estratégia de diferenciação é driblar a concorrência e ser a preferência do seu cliente ideal.

Quais são os 4 tipos de estratégias que uma empresa?

Dependendo do que foi diagnosticado com base na análise inicial, os gestores podem optar por seguir pelo menos 4 tipos de estratégias: sobrevivência, crescimento, manutenção e desenvolvimento.

Quais são as 4 vantagens competitivas?

Existem marcas consagradas que ilustram muito bem os quatro principais tipos de vantagem competitiva: atendimento, precificação, foco e exclusividade.

O que é estratégia de Michael e Porter?

O livro Estratégia Competitiva lembra que, a todo momento, um novo concorrente pode bater à sua porta, para disputar um pedaço de mercado dentro de um segmento (market share). Isso pode representar um problema para uma empresa estabelecida. Assim, o ideal é criar barreiras de entradas.

Quais são as vantagens competitivas de Porter?

Segundo Porter, vantagem competitiva pode ser entendida como uma situação em que uma empresa, ou até mesmo um profissional autônomo, é diferenciada favoravelmente do seu concorrente, atraindo clientes a partir de pontos que não podem ser imitados ou aplicados a outros negócios.

O que é uma estratégia de foco?

O que é uma estratégia de foco? A estratégia de foco visa atender muito bem ao mercado determinado e baseia-se na condição de que a empresa é capaz de atender ao segmento específico mais efetivamente e também eficientemente do que os concorrentes que competem de forma mais ampla (PORTER, 1986).

Quais são três vantagens competitivas genéricas?

De acordo com Michael Porter, são três as vantagens competitivas: Liderança em custo; Diferenciação de produto ou serviço; e Enfoque.

Quais são as estratégias genéricas de competição?

No conjunto de estratégias genéricas estabelecidas por Porter, este contempla as estratégias de (1) liderança em custo, (2) diferenciação e (3) enfoque.

Quando se trata de estratégias genéricas?

Quando se Trata de Estratégias Genéricas: Explorando Abordagens Competitivas. Quando se trata de estratégias genéricas, cada empresa deve avaliar cuidadosamente suas opções e escolher a abordagem que melhor se adapta às suas circunstâncias e objetivos.

O que diz Michael Porter?

De acordo com Michael Porter, lidar com a concorrência está no cerne de uma estratégia de negócio. Já que as empresas estão no mercado disputando a atenção, o interesse e o bolso do consumidor. Todavia, é muito comum que as empresas tenham uma visão defasada sobre quem são seus concorrentes de fato.

O que é a matriz de Porter?

A Matriz de Porter é utilizada para analisar onde uma empresa se situa no mercado em que atua. Essa matriz é importante pois, a partir dessa análise, é possível compreender onde a empresa se enquadra no mercado e, com tais informações, decidir qual estratégia competitiva será utilizada pela companhia.

Quando falou de estratégias competitivas Michael Porter indicou 3 caminhos possíveis para atuação em qualquer mercado Quais são eles?

São eles: estratégico, tático e operacional.

Artigo anterior
Como se divertir sozinha fora de casa?
Artigo seguinte
É normal sentir o coração acelerado?