Quais são as 3 funções da pena?

Perguntado por: José Santos Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (9 avaliações)

Logo, não serão abordadas todas as teorias que tratam sobre as funções da pena, também conhecidas como teorias justificadoras da pena, mas apenas aquelas consideradas imprescindíveis para a conclusão do tema, sendo elas: retributiva, preventiva (geral e especial) e mista.

Quais são as funções da pena?

A pena é aplicada como retribuição a infração praticada, como também, prevenção de novos delitos. É totalmente diferente da medida de segurança, já que esta possui uma finalidade terapêutica ou curativa. Ou seja, é aquela aplicada ao inimputável, que é aquele que não pode ser responsabilizado por seus atos.

Quais são as três finalidades da pena?

No Brasil, esta sanção penal tem tríplice finalidade: retributiva, preventiva geral e especial e reeducativa ou ressocializadora. As finalidades da pena não ocorrem ao mesmo tempo, ou seja, cada finalidade tem o seu momento específico.

Quais são as funções da pena criminal?

Assim é que os fundamentos contidos nas citadas teorias estabelecem uma idéia global da função da pena: realização de Justiça (teoria retributiva, absoluta); proteção da sociedade por meio da ameaça da pena (prevenção geral); proteção da sociedade evitando a reincidência do delinqüente (prevenção especial).

Quais são os tipos de pena?

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

Finalidades da Pena (Sistemas: Retributivo, Prevencionista e Misto/Unificador)

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de penas privativas de liberdade?

Os tipos de pena privativa de liberdade previstos na legislação penal são: reclusão (crimes graves), detenção (crimes menos graves) e prisão simples (contravenções penais).

Quais são os princípios da pena?

Consistem nos seguintes: princípio da intranscendência da pena; princípio da legalidade; princípio da Inderrogabilidade; princípio da proporcionalidade; princípio da Individualização da pena e princípio da humanidade.

Qual é a função social da pena?

A pena seria um meio de se prevenir, de modo geral, que novos delitos venham a ser praticados por outros indivíduos, que evitariam a todo custo ter de sofrer tal sanção. E a prevenção especial seria aplicada ao próprio indivíduo que, evitando sofrer novo castigo, não mais cometeria crimes.

Quais são as classificações da função preventiva da pena?

Esta teoria pode ser dividida em preventiva geral, a qual tem por característica a intimidação da sociedade para a não prática do ilícito, e preventiva especial, que possui como objeto o próprio delinqüente.

Qual o conceito e a finalidade da pena?

A pena é sanção penal, imposta pelo Estado, em execução de uma sentença ao culpado pela prática de infração penal, consistente na restrição ou na privação de um bem jurídico, com finalidade de retribuir o mal injusto causado à vítima e à sociedade bem como a readaptação social e prevenir novas transgressões pela ...

Quanto à finalidade da pena Três são as teorias que explicam a sua aplicabilidade quais são elas e qual delas é adotada como regra pelo nosso Código Penal?

A finalidade da pena criminal levanta discussões sem, contudo se chegar a um consenso. A doutrina, para conceituar a finalidade da pena, utiliza três grandes grupos de teorias, a teoria absoluta, a teoria relativa, e a teoria mista, sendo que cada qual com seu grau de punição.

Quais são os fundamentos da pena em nosso ordenamento jurídico?

A previsão constitucional da penas

Especificamente ao tratar da pena, a Constituição expressa o caráter personalíssimo da pena, não podendo atingir qualquer outro que não o autor do delito (art. 5º, XLV), trazendo, em seguida o princípio da individualização da pena: Art.

Qual é a função da pena para Beccaria?

“Finalidades da pena”. “O fim das penas”, diz Beccaria, “não é atormentar e afligir um ser sensível, nem desfazer o delito já cometido”. A finalidade da sanção penal é “apenas o de impedir que o réu cause novos danos aos seus concidadãos e demover os outros de agir desse modo”.

O que é função preventiva?

A função educativa ou preventiva visa desestimular a reiteração de atos lesivos.... O STJ adota os critérios da proporcionalidade e razoabilidade visando a observância da tríplice função do dano moral – compensatória + punitiva + educativa.

Qual a função Ético-social do direito penal?

A função ético-social do direito penal, também chamada de função criadora ou configuradora dos costumes, estabelece para esse ramo do direito o desempenho de uma função educativa, criando um efeito moralizador, para se atingir um mínimo ético que deve reinar em toda a coletividade.

Qual a função da pena para o STF?

Atualmente a função da pena é desempenhada sobre eficácia em sua aplicação como forma de impedir e inibir a prática de futuros crimes, bem como a conduta reprovada do indivíduo em relação ao seu ato praticado.

Quais os tipos de princípios?

Os princípios constitucionais são os valores básicos da ordem jurídica. Incluem os princípios políticos-constitucionais (ou fundamentais) e os princípios jurídicos-constitucionais. Os princípios políticos-constitucionais são os valores do estado democrático de Direito (respeito aos direitos e garantias fundamentais).

O que é uma pena privativa de liberdade?

Conceito e Previsão Legal

A Pena Privativa de Liberdade consiste em uma sanção penal aplicada ao condenado por sentença condenatória proferida por juízo competente que restringe o direito de locomoção do sujeito.

Quais são as espécies de penas privativas de liberdade previstas na legislação penal brasileira?

A espécie privativa de liberdade, que está prevista no Código Penal para os crimes ou delitos, são as de reclusão ou detenção.

O que é pena restritiva de liberdade?

As penas restritivas de direitos são sanções penais impostas em substituição à pena privativa de liberdade e consistem na supressão ou diminuição de um ou mais direitos do condenado.

O quê Beccaria pensa sobre a pena de morte?

Cesare Beccaria (1738-1794), iluminista italiano, autor do livro Dei delitti e delle pene (Dos delitos e das penas) é considerado um dos pais do Direito Penal moderno. Sua obra preconiza a abolição da pena de morte e da tortura, consideradas como inúteis, ineficazes e desumanas.

Qual a posição de Cesare Beccaria sobre a pena de morte explicar o pensamento do autor e qual o pensamento dele sobre a pena perpétua?

Acreditava que a pena não deveria ter caráter de punição e, sim, de sanção para aqueles que agissem contra a legislação. Portanto, o criminoso não é mais alguém paralelo à sociedade, mas alguém que não se adaptou às normas preestabelecidas, criadas para buscar a ordem social.

Quais os fundamentos de justificação da pena?

A pena se justifica pela existência do delito . Doutro modo, se deduz na ideia de Kant que a pena não tem finalidade alguma, apenas existe para punir o delito. Hengel (1959) assevera, por meio da teoria da retribuição lógico-jurídica, que a pena é a negação do delito, que, por sua vez, é a negação do direito.

Qual o fundamento para o limite das penas no Brasil?

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 estabelece que "a lei não deve estabelecer mais do que penas estritamente e evidentemente necessárias" (artigo 8º).

Qual a finalidade da pena no ordenamento jurídico brasileiro?

Entende-se que a pena deve servir como um meio capaz de inibir a sociedade a praticar condutas criminosas. Considera-se esta teoria como prevenção geral, pois está voltada para a sociedade e não apenas para o infrator.

Artigo anterior
Quais são os direitos para quem trabalha no turno noturno?
Artigo seguinte
Qual Exame de sangue detecta problemas no fígado?