Quais recursos minerais são utilizados na construção civil?

Perguntado por: Joel António Abreu  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Os materiais mais consumidos pela construção civil são: areia, brita, saibro, arenito, cascalho, ferro. Importante lembrar que estes minerais podem ser utilizados de forma bruta.

Em que são utilizados os recursos minerais?

Os recursos minerais têm utilidade como matéria prima para a fabricação de vários produtos, desde objetos domésticos, até automóveis, pontes, satélites artificiais, foguetes espaciais etc.

Quais recursos minerais se destacam?

Os principais minerais são: quartzo, pirita, hematita, etc.
  • Rutilo.
  • Ouro.
  • Minério de ferro.
  • Nióbio.
  • Manganês.
  • Alumínio.
  • Estanho.
  • Cobre.

Quais os 3 tipos de recursos minerais?

Os recursos metálicos são, entre outros, o ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, cromo, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio. Outros recursos minerais são o cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.

Quais são os principais recursos minerais no Brasil?

Como visto no post Mineração no Brasil, os minérios explorados que mais se destacam no país são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.

Recursos Minerais - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}

32 questões relacionadas encontradas

Qual a importância dos recursos minerais no nosso Dia-a-dia?

Os recursos minerais estão entre os recursos naturais mais importantes do Planeta, capazes de ditar o desenvolvimento econômico e industrial de um país, pois fornecem matérias-primas para os setores primário, secundário e terciário da economia.

Como podem ser explorados os recursos minerais?

Os tipos de exploração de recursos minerais podem ser classificados em dois grandes grupos: Lavra subterrânea e lavra a céu aberto. Isso porque os dois possuem diferentes técnicas de explotação do minério, chamadas de métodos de lavra.

Onde os recursos minerais são explorados?

Em Minas Gerais, o ferro é explorado no Quadrilátero Ferrífero (região centro-sul do Estado), enquanto que no Pará é explorado na Serra dos Carajás, localizada no sudeste do Estado. Segundo o Ministério de Minas e Energia do Brasil, o minério de ferro representa 93% das exportações do setor de mineração do país.

O que pode ser feito com os minerais?

Se observarmos os objetos de nossas casas, podemos identificar que vários deles são feitos de minérios, como o alumínio (das panelas e utensílios de cozinha) e o ferro (das ferramentas e das máquinas pesadas, utilizadas na agricultura, construções das cidades, prédios, pontes, metrôs, etc., fabricação de carros, etc.).

Qual o método mais simples de exploração de minérios?

Lavra Subterrânea

Nele, o acesso ao minério é realizado primeiramente por shafts e secundariamente pelas galerias, que são escavações horizontais realizadas para se permitir a exploração do minério e podem ser chamadas de drifts.

Como é feita a extração do minério?

A extração do minério de ferro consiste na retirada do minério do solo e possui diferentes etapas. A escavação pode ser feita a partir de minas subterrâneas ou minas a céu aberto, dependendo da localização e forma do depósito mineral.

O que é extração de minérios?

Mineração é uma atividade que consiste na extração de minérios do subsolo. A mineração corresponde à uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo.

O que se extrai do minério?

Ela produz, além de minério de ferro, carvão, níquel, cobre, cobalto, pelotas (pequenas bolinhas feitas a partir de minério de ferro fino, usadas na fabricação de aço) e outros metais.

Como extrair o minério de ferro?

Dentre as formas utilizadas temos a extração através das escavadeiras, que raspam a rocha ou através de explosivos. As escavadeiras utilizadas na mineração possuem dimensões e capacidade especiais devido a magnitude dos processos de extração.

Quais são os métodos mais conhecidos de mineração?

Os dois principais métodos de lavra são:
  • A lavra a céu aberto corresponde à extração de minério em depósitos pouco profundos.
  • A lavra subterrânea corresponde à extração de minérios em depósitos profundos.
  • A mineração do ouro pode ser feita por meio do método de lavra a céu aberto.

O que é a exploração mineral?

A mineração corresponde à uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo.

Quais os 4 tipos de métodos de lavra mineira subterrânea?

Principais métodos de lavra
  • Bancadas. São feitas camadas horizontais na superfície. ...
  • Tiras. O estéril retirado é depositado em cortes que foram feitos em outras etapas da lavra. ...
  • Pedreiras. É mais utilizado para rochas e minerais utilizados na construção civil. ...
  • Realce auto-portantes. ...
  • Suporte das encaixantes. ...
  • Abatimento.

Quais são os tipos de mineração?

Temos dois tipos de mineração que se diferenciam pelas técnicas utilizadas ao longo da extração do minério. Essas práticas se dividem em lavra a céu aberto e lavra subterrânea.

O que é lavra por recalque?

É um método que não se presta bem à mecanização. O volume relativo ao empolamento do material desmontado é extraído durante o desmonte e o restante ao final da lavra, quando então, o realce fica vazio, sendo então abatido ou preenchido com estéril.

Quantas minas subterrâneas existem no Brasil?

A atividade de lavra subterrânea no Brasil é muito pouco desenvolvida existindo um número restrito de minas subterrâneas, cerca de 30 minas, que representam menos de 2% das minas existentes no país (não foram consideradas as atividades de garimpo em subsolo).

O que é exploração geológica?

Após um depósito mineral se formar geologicamente, o segundo passo rumo à extração do minério é a exploração geológica. Essa etapa é primordial para a descoberta de um depósito e para a constatação de sua exploração.

O que é a extração de minerais do subsolo?

O extrativismo mineral é caracterizado pela exploração de recursos minerais do subsolo, como o ouro, manganês, diamante, bauxita, minério de ferro, água mineral, petróleo, cobre, cobalto, urânio, prata, entre tantos outros. O extrativismo mineral tem por característica a alteração drástica do ambiente onde é realizado.

Como é feita a mineração no Brasil atual?

Atualmente a mineração no brasil é a atividade responsável por quase 5% do PIB nacional e é capaz de oferecer produtos que são amplamente utilizados em indústrias bem diversificadas, tais como metalúrgicas, fertilizantes, siderúrgicas e, principalmente as petroquímicas.

Qual é a principal área de extração do minério de ferro?

Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.

Que tipo de material é extraído da mineradora?

Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros). Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima.

Artigo anterior
Como funciona depilação egípcia?
Artigo seguinte
Qual o valor do seguro do Onix 2020?