Quais provas podem ser produzidas?

Perguntado por: Carolina Gomes de Jesus  |  Última atualização: 26. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

O CPC descreve como meios de prova: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

Quais provas podem ser produzidas no processo?

Quais são os Tipos de Provas no Processo Civil?
  • Depoimento Pessoal. É aplicado tanto ao autor quanto ao réu em virtude do ônus de comparecimento em juízo e esclarecimento de pontos questionados de ambas as partes. ...
  • Confissão. ...
  • Prova Testemunhal. ...
  • Prova Indiciária. ...
  • Prova Ilícita. ...
  • Prova Emprestada. ...
  • Ata Notarial.

Quais são os tipos de prova que existe?

Quais são os tipos de provas aplicadas em concursos públicos?
  • Objetiva;
  • Discursiva;
  • Prática;
  • Oral;
  • Prova de títulos;
  • Teste Físico – TAF;
  • Prova psicológica e médica; e.
  • Formação Profissional.

Quais são os 3 tipos de provas?

Assim, as provas documental, testemunhal e pericial são as formas mais comuns usadas pelas partes no processo com o intuito de convencer o juiz.

Quais são os tipos de provas documentais?

A prova documental é qualquer documento que seja usado para estabelecer a veracidade de um fato ou para confirmar a existência de algum direito. Estes documentos podem incluir contratos, notas fiscais, correspondências, registros médicos, fotografias, vídeos, mensagens de texto, e-mails, entre outros.

Não cometa esse erro na produção de provas:

19 questões relacionadas encontradas

O que são provas legais?

São meios de prova legais, que serão estudados e especificados em seguida: depoimento pessoal, confissão, exibição de documento ou coisa, prova documental, prova testemunhal, prova pericial e inspeção judicial.

Quais os principais tipos de provas objetivas?

As provas objetivas costumam ser de duas maneiras: múltipla escolha ou certo ou errado. São as mais comuns nos concursos e na maioria dos casos a única fase. Múltipla escolha: nesta modalidade cada questão possui quatro ou cinco alternativas e somente uma correta.

O que diz o artigo 371 do CPC?

371. O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

Qual prova vale mais documental ou testemunhal?

Como comprovar? Testemunha. Esse e um caso clássico no qual a prova testemunhal possui muito mais valor do que a prova documental.

Quais as provas podem ser antecipadas no CPC?

Pelo CPC/1973, diante da necessidade de a parte produzir antecipadamente determinadas provas, que só podem ser a pericial, o interrogatório da parte ou inquirição de testemunhas, se preenchidos os requisitos poderá valer-se de Medida Cautelar específica.

O que pode ser considerado prova documental?

A prova documental pode ser um documento público ou particular. Enquanto documento público, possui autenticidade entre as partes e fé pública conferida aos órgãos estatais e são elaborados em repartição pública.

O que é uma prova formal?

Em lógica, uma derivação formal (ou prova formal) é uma sequência finita de sentenças onde cada sentença pode ser um axioma ou então pode ser obtida como consequência direta de sentenças anteriores na sequência utilizando-se uma regra de inferência. A última sentença na sequência é um teorema do sistema formal.

O que é especificação de provas?

a) Especificação de Provas: O juiz proferirá um despacho para que as partes especifiquem as provas que pretendem produzir justificando-as (O prazo será fixado pelo juiz, não havendo será em 5 dias).

O que diz o artigo 212 do Código Civil?

Art. 212. Os atos processuais serão realizados em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas.

Qual artigo que fala sobre provas?

De acordo com o Código de Processo Civil em seu artigo 369, a prova é todo meio legal, bem como os meios moralmente legítimos, que tem a finalidade de provar a verdade dos fatos, seja na propositura da ação pelo autor, seja na defesa pelo réu.

Quais os tipos de provas criminais?

Provas diretas ou indiretas:

A prova direta incide sobre o próprio fato probando. A prova indireta, se parte de um fato ou circunstância conhecida ou provada, e por dedução se chega aquilo que se pretende provar. A prova indireta também é conhecida como prova indiciária.

Quando Cabe prova testemunhal?

“A prova testemunhal é sempre admissível, não dispondo a lei de modo diverso” (art. 442, CPC/2015). Entretanto, não se admite a prova testemunhal quando se referir a fatos já provados por documento ou confissão da parte; ou que só por documento ou por exame pericial puderem ser provados (art.

Quando a prova testemunhal não é admitida?

O Código Civil, no artigo 393.º, estabelece que, nos casos em que a lei ou a vontade das partes estabeleça que as declarações negociais têm de ser reduzidas a escrito ou provadas por escrito, a prova testemunhal não é admitida.

Qual a natureza jurídica da prova?

OBJETIVO E NATUREZA JURÍDICA

As provas possuem como objetivo obter o convencimento do julgador, que decide de acordo com o livre convencimento motivado ao apreciá-las, segundo o sistema adotado pelo ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, têm a natureza jurídica de direito subjetivo.

O que diz o artigo 513 do CPC?

513 , § 4º , do CPC/2015 - do qual exsurge a necessidade de intimação pessoal do executado - deve ser contado da decisão que ultimar a liquidação de sentença, homologando os respectivos cálculos, mediante interpretação teleológica do dispositivo legal em comento.

O que diz o artigo 726 do CPC?

Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.

O que diz o artigo 489 do CPC?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

Quando a prova é objetiva?

A prova objetiva consiste em perguntas com respostas predefinidas, geralmente múltipla escolha, visando avaliar conhecimentos de forma rápida e objetiva.

O que é uma prova Manuscrito?

O manuscrito consiste em um documento em versão finalizada do livro, mas que ainda está sujeita a alterações. Ou seja, é o arquivo que será enviado às editoras de sua escolha para que conheçam o trabalho e avaliem se estão interessadas em publicá-lo.

Como se chama a prova de escrita?

Redação ou prova objetiva, por onde começar?

Artigo anterior
Quantas pessoas tem Haki do Rei em One Piece?
Artigo seguinte
Como retificar ITCD?