Quais penalidades o TCU pode aplicar?
Perguntado por: Ariana Luna de Vieira | Última atualização: 30. Mai 2024Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)
Quais são as penalidades que o TCU pode aplicar? Além da multa, o TCU pode decretar, no curso de qualquer apuração de irregularidade, a indisponibilidade dos bens do responsável por prazo não superior a um ano.
Quais penalidades poderiam ser aplicadas no caso de irregularidades na licitação?
O pregão é a modalidade de licitação disposta na Lei Federal nº 10.520/02 e também na Lei 14.133/2021. Advertência, suspensão temporária, multa e declaração de inidoneidade, são as penalidades previstas na Lei 8.666/93, no art.
Quais são as competências do TCU?
- Apreciar as contas anuais do presidente da República. ...
- Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos. ...
- Apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal e de concessão de aposentadorias, reformas e pensões civis e militares.
O que pode ser denunciado ao TCU?
A TCE é iniciada diante da omissão no dever de prestar contas, da falta de comprovação da aplicação de recursos, de desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos, ou, ainda, em razão de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano (art.
Qual a única sanção que pode ser aplicada juntamente com outra penalidade?
A única sanção que pode ser aplicada cumulativamente com as demais é a multa, conforme permissivo contido no art. 87, § 2°, da Lei 8.666/1993.
Rito de aplicação de sanções administrativas - Jurisprudência do TCU
Quais são os tipos de sanção?
Tipos de sanção de acordo com ramo do Direito. Direito civil: sanção civil, sanção compensatória, sanção de anulação, sanção de nulidade, sanção direta, sanção patrimonial, sanção reparadora, sanção repressiva, sanção restitutiva.
Qual a diferença entre sanções e penalidades?
Nesse sentido, a sanção é parte fundamental da norma jurídica e visa mudar o comportamento do infrator”, ressalta. O especialista acrescenta que há penalidades mais rígidas, conforme sua gravidade. Tanto na penalidade primária (pecuniária), quanto na secundária (pontuação).
O que o TCU investiga?
TCU continua investigação sobre fraudes em licitações promovidas pela Companhia Docas do Pará O Tribunal de Contas da União (TCU) deu continuidade à análise de indícios de irregularidades constatadas em contratos e licitações da Companhia Docas do Pará (CDP), objeto de investigação da denominada “Operação Galileia”.
Quem julga atos do TCU?
A competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar, originariamente, mandado de segurança contra ato do Tribunal de Contas da União decorre de expressa previsão no art. 102, I, "d", da Constituição da República.
Quem pode denunciar irregularidades ao TCU?
A previsão constitucional de apresentação de denúncia ao TCU é regulada pela Lei nº 8.443/92 que, nos seus artigos 53 a 55, estabelece: “Art. 53 Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.
Quem o TCU fiscaliza?
Descrição: Conheça a atuação do Tribunal de Contas da União (TCU). Órgão responsável pela fiscalização dos recursos e patrimônios públicos federais e pela melhoria da administração pública em benefício da sociedade.
Quem é o responsável pelo TCU?
O Tribunal de Contas da União é um órgão colegiado e suas decisões são tomadas pelo Plenário da corte ou por uma de suas Câmaras. Ele é composto por nove Ministros. O nono ministro é escolhido pelo Presidente da República, escolha essa que deve ser aprovada pelo Senado Federal.
O que diz o artigo 71 da Constituição Federal?
71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: Art. 72.
O que são sanções ou penalidades administrativas?
Sanção Administrativa: penalidade prevista em lei, instrumento editalício ou contrato, aplicada pelo Estado no exercício da função administrativa, como consequência de um fato típico administrativo com a observância dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, garantidos por meio do devido ...
Quem pode aplicar as sanções administrativas?
87 da Lei n° 8.666/1993. A aplicação da sanção administrativa decorre do poder-dever de agir do Administrador Público, que não pode se omitir diante da verificação de uma con- duta culposa ou dolosa do contratado, que inviabilize o atendimento ao interesse público a ser atingido com a celebração do contrato.
O que é aplicação de sanções?
A aplicação de sanções administrativas tem previsão legal e visa a preservar o interesse público, quando este é abalado por atos ilícitos cometidos por licitantes ou contratadas, em procedimentos de aquisição pública ou na execução de contratos administrativos.
Como funciona o processo no TCU?
Em geral, o Tribunal possui dois tipos de processos: de contas e de fiscalização. Os processos de contas podem ser ordinários ou anuais, que devem ser prestados pelos jurisdicionados do TCU, ou a tomada de contas especial (TCE). As TCE são processos instaurados quando é necessário apurar um dano ao erário.
Como funciona um processo no TCU?
- De modo geral o processo no TCU se inicia no âmbito de uma unidade técnica (Secretaria de Controle Externo – Secex).
- A Secex providencia a autuação do processo e o instrui com proposta de mérito ou de decisão preliminar, conforme a fase processual.
Qual é a natureza jurídica do TCU?
O Regimento Interno do Tribunal de Contas da União, aprovado pela Resolução Adminis- trativa nº 15/93, também se refere àquele ente como órgão de controle externo. Consagra-se, mais uma vez, a natureza de ente administrativo autônomo ao Tribunal de Contas da União.
Como saber se tenho um processo no TCU?
- Consulte o ato de seu interesse por meio do seguinte procedimento: menu consultas > Atos (E-Pessoal) > consulta de atos de pessoal > pesquisar;
- Clique no ato pesquisado;
- Clique no botão visualizar espelho.
O que é um acórdão do TCU?
Os acórdãos proferidos pelo TCU não constituem norma, mas atos concretos. A súmula do TCU é mero verbete que consolida o entendimento do tribunal, desprovido de eficácia normativa. E no seu órgão, como são analisadas as decisões do TCU e como elas são ou não incorporadas como base para a tomada de decisão?
Como acionar o TCU?
As manifestações podem ser encaminhadas por formulário eletrônico disponibilizado na in- ternet, carta ou pelo telefone 0800 644 1500. Após receber e cadastrar a manifestação, a Ouvidoria aciona as unidades responsáveis do TCU pelo atendimento da manifestação e encaminha ao cidadão a devida resposta.
Quais são as penalidades disciplinares?
As penalidades disciplinares são: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo de direção e destituição de função comissionada (Art. 127 da Lei 8.112/90).
Quais as penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor público?
- repreensão verbal;
- repreensão escrita;
- suspensão;
- destituição de cargo de confiança;
- demissão simples;
- demissão qualificada; e.
- cassação de disponibilidade.
Quais são as sanções penais?
Sanção penal é a resposta do Estado ao responsável pela prática de um crime ou contravenção penal tida após o devido processo legal. É uma reação cujo direto subjetivo de manifestação pertence somente ao Estado, único possuidor do poder de polícia.
Qual a diferença entre tumor e abscesso?
Quando termina o colostro da vaca?