Quais os três subprocessos do gerenciamento de capacidade de serviços?

Perguntado por: Yasmin Coelho  |  Última atualização: 31. März 2022
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vc informa que a resposta correta é : Administração de capacidade, gerenciamento de capacidade de serviço e componente do gerenciamento de capacidade.

Quais são as principais atividades de gerenciamento de capacidade?

As principais atividades do Gerenciamento de Capacidade são: monitoração, análise, ajuste e implementação. Elas são essencialmente interativas, sendo executadas de modo contínuo.

Quais são os processos do ITIL?

Os processos do ITIL variam de acordo com sua biblioteca, ou seja, eles são divididos por um conjunto de livros, cujas fases estão descritas abaixo.
  • Estratégia de Serviço. ...
  • Design de Serviço. ...
  • Transição de Serviço. ...
  • Operação de Serviço. ...
  • Melhoria contínua de Serviço. ...
  • Melhora no desempenho dos funcionários. ...
  • Redução de gastos.

O que é gerenciamento de continuidade?

O gerenciamento da continuidade visa a suportar o processo de gerenciamento da continuidade do negócio com a garantia de que a infraestrutura técnica e de serviços sejam recuperadas dentro do prazo especificado e acordado com o cliente.

Qual o nome da atividade dentro do processo de Gerenciamento da Capacidade cujo propósito é gerenciar a demanda por capacidade?

Gerenciamento da Demanda: O Gerenciamento da Demanda é responsável pelo gerenciamento da carga de trabalho na infra-estrutura com o objetivo de utilizar melhor a capacidade atual ao invés de aumentá-la.

ITIL4: Gerenciamento de Capacidade e Desempenho

21 questões relacionadas encontradas

Que atividade faz parte do processo de gerenciamento de disponibilidade?

No processo de gerenciamento de disponibilidade, o gerente tem como responsabilidades: Monitorar a disponibilidade, de modo a garantir que os serviços existentes entreguem os níveis de disponibilidade definidos com o negócio no ANS.

O que faz a função PPCP?

O PPCP se encarrega de planejar, programar e controlar a produção de acordo com as informações obtidas por todos os departamentos envolvidos no processo, a fim de gerar novas informações que por sua vez possam contribuir para o desenvolvimento de novos processos, produtos ou métodos, visando suprir a demanda e cumprir ...

Qual é o objetivo dos processos de gerenciamento de continuidade e disponibilidade de serviços?

O gerenciamento de continuidade de serviço de TI garante que o provedor de serviço de TI pode sempre prover o mínimo nível de serviço acordado, através da redução do risco a um nível aceitável e planejamento da recuperação dos serviços de TI, em caso de desastres.

Qual conceito faz parte do gerenciamento da continuidade dos serviços em TI?

Na ITIL 4, o gerenciamento de continuidade de serviços é um processo destinado a dar suporte ao gerenciamento de continuidade de negócios (BCM). O objetivo do processo é garantir que os serviços voltem a funcionar dentro dos prazos de negócios acordados após interrupções graves de serviço.

O que é gerenciamento de capacidade?

O gerenciamento de capacidade deve produzir, e manter, um plano de capacidade que reflita as necessidades atuais e futuras do negócio, garantindo com isso que as metas para níveis de desempenho sejam atingidas, ou, se possível, superadas (OGC, 2011).

O que é um processo em ITIL?

Conceitos da ITIL

Um processo é uma combinação de atividades coordenadas, recursos e habilidades que geram valor para um cliente ou às partes interessadas. Dessa forma, ele descreve as ações e as suas dependências e sequências.

Quais são os 5 volumes do ITIL?

A biblioteca é baseada em 5 volumes:
  • Estratégia de Serviço: define os requisitos e necessidades do negócio;
  • Desenho de Serviço: escolhe a solução adotada para o projeto;
  • Transição de Serviço: gerencia qualquer mudança no plano;
  • Operação de Serviço: garante que as solicitações sejam atendidas de acordo com o SLA;

Quantos processos têm o ITIL V3?

O ITIL V3 contém descrições detalhadas de 26 processos ITIL, organizados ao longo do ciclo de vida do serviço: Estratégia de Serviço. Design de Serviços. Transição de Serviço.

Quando se trata de gestão de capacidade?

DISCURSIVA FINAL 18: QUESTÃO: Quando se trata de gestão de capacidade, faz-se necessário conhecer toda a estrutura da organização, realizando buscas dentro da empresa, a mão de obra e os equipamentos necessários para que se possa produzir o produto ou serviço solicitado pelo cliente.

Como gerenciar a capacidade em serviços?

Existem duas estratégias básicas para gestionar a capacidade em serviços. A primeira consiste em “perseguir” a demanda. Se a demanda sobe, a capacidade sobe; se a demanda diminui, a capacidade também diminui.

O que é gestão de problemas?

O gerenciamento de problemas é o processo de identificação e gerenciamento das causas dos incidentes em serviços de TI. É um componente central das estruturas de ITSM.

Qual é o gerenciamento focado em restaurar os serviços de TI?

O gerenciamento de serviços de TI (GSTI) é o conjunto de processos que abrangem o planejamento, a execução e o monitoramento dos serviços de TI. Pode ser também referenciado pelo seu nome em inglês, IT Service Management (ITSM).

Quais são os serviços de TI?

Os serviços de TI referem-se a um conjunto de atividades e soluções que envolvem banco de dados, hardware, software e banco de redes.
...
O serviço de TI divide-se em três principais áreas de atuação dentro do mercado:
  • Infraestrutura;
  • Software;
  • Banco de dados e redes.

O que melhor define o componente Gerenciamento de Recursos TI?

O que melhor define o componente Gerenciamento de recursos? O gerenciamento de recursos avalia os investimentos e a alocação de recursos para aferir se estão alinhados com as necessidades atuais e futuras do negócio. ... O gerenciamento de recursos avalia os investimentos que deverão ser realizados a curto e a médio prazo.

O que é disponibilidade para o ITIL v3?

A disponibilidade de um serviço é o mínimo esperado pelos clientes de TI, sejam eles internos ou externos. ... Conforme o próprio ITIL diz, é na operação que o cliente percebe o valor do serviço. A integração com os processos da operação é fundamental.

Como fazer a gestão de fornecedores?

Elencamos quatro boas práticas de gestão de fornecedores, confira:
  1. Identificação do Fornecedor. ...
  2. Gerenciamento de Informações do Fornecedor. ...
  3. Gerenciamento de Risco de Suprimento. ...
  4. Gerenciamento de Desempenho do Fornecedor.

O que significa urgência de um incidente?

É a etapa de definir se o incidente deve ser atendido agora ou pode esperar um pouco. Para isso, é preciso usar critérios relacionados à urgência e ao impacto. Um incidente urgente é aquele que precisa ser atendido imediatamente. Já um incidente impactante é aquele que pode gerar grandes riscos ao negócio.

O que é a área de PPCP?

O que é o PPCP? O Planejamento, Programação e Controle da Produção é uma área do negócio que trata da gestão e tomada de decisão relacionada à manufatura e da administração dos recursos de produção. O objetivo é gerar produtos e serviços com o máximo de eficiência e qualidade, gerando o mínimo possível de dispêndios.

Qual é a principal meta do Gerenciamento da disponibilidade?

O principal objetivo do gerenciamento da disponibilidade é o fornecimento de um determinado nível de disponibilidade dos serviços de TI, proporcionando ao cliente atingir seus objetivos com eficiência de custo. As necessidades do cliente precisam estar alinhadas ao que a infraestrutura de TI pode oferecer.

Quais são os processos da etapa de transição de serviços?

Principais Processos de Transição de Serviços de TI
  • Gerenciamento de Mudanças.
  • Gerenciamento de Ativos e Configuração.
  • Gerenciamento de Liberação e Implantação.
  • Validação e Teste de serviço.
  • Avaliação da Mudança.
  • Gerenciamento do Conhecimento.
  • Planejamento e Suporte a Transição.

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