Quais os três campos de atuação da psicomotricidade?

Perguntado por: Cátia Neuza Moreira de Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
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Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

Quais os três campos de atuação da psicomotricidade na Educação Infantil e suas atividades?

Hoje em dia, a psicomotricidade na educação infantil e suas atividades se dão por meio de três campos de atuação principais, considerados primordiais para análise e concepção de seus elementos: educação, reeducação e terapia.

Quais os campos da psicomotricidade educativa?

1. ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE
  • Educação Psicomotora :
  • Reeducação Psicomotora:
  • Terapia Psicomotora :
  • Locomoção: Quando nos deslocamos de um lugar ao outro.
  • Manipulação: Habilidade de manuseio.
  • Tono Corporal: Ajustamento da postura.

Quais são os elementos da psicomotricidade?

Psicomotricidade
  • Esquema Corporal;
  • Equilíbrio;
  • Lateralidade;
  • Ritmo;
  • Organização espaço-temporal;
  • Tônus;
  • Imagem Corporal;
  • Coordenação global ou motora ampla;

O que é elemento psicomotor?

O principal exemplo deste elemento psicomotor é a ação de caminhar: para que haja o deslocamento do corpo, os músculos e membros inferiores e superiores movimentam-se através da coordenação motora ampla, de forma alternada.

A PSICOMOTRICIDADE E O MUNDO DO TRABALHO: possibilidades e campos de atuação

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Quais são os pilares essenciais da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Qual a finalidade da área educativa na psicomotricidade?

A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo.

O que caracteriza a psicomotricidade educacional?

De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), a área está relacionada à concepção do movimento interligado com as interações cognitivas, psíquicas, sensoriomotoras e sociais dos indivíduos.

Qual é o objetivo da educação psicomotora na escola?

A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.

Quais as principais atividades da psicomotricidade na Educação Infantil?

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

Quais os tipos de psicomotricidade na Educação Infantil?

Profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos para trabalhar com a psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem podem realizar uma especialização em Psicomotricidade: Clínica, Institucional, Relacional ou o curso de Ludopedagogia e/ou Psicomotricidade.

Qual a importância das atividades psicomotoras na educação infantil?

Por meio de atividades psicomotoras desenvolve as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, propiciando a criança melhor coordenação. As atividades psicomotoras também auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, pois o desenvolvimento físico-motor e cognitivo caminha juntos.

O que é desenvolvimento psicomotor na educação infantil?

Psicomotricidade na educação infantil é uma prática pedagógica e psicológica que usa como referência a educação física para auxiliar o desenvolvimento global da criança por meio de seus movimentos, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. As ações psicomotoras trabalham os aspectos motor, cognitivo e afetivo.

Como utilizar os elementos psicomotores em sala de aula?

Sendo assim, quando for realizar exercícios em sala de aula opte por atividades que valorizem:
  1. a descoberta do próprio corpo;
  2. o controle da respiração;
  3. a velocidade na realização de movimentos;
  4. a ajuda para com os demais colegas da sala;
  5. o uso de sons;
  6. o uso de objetos, como bolas e cordas;

Como trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil?

Na escola, os professores, devem propiciar oportunidades para que, através de jogos e atividades lúdicas, o aluno possa se conscientizar de seu corpo. Atividades para crianças pequenas (até 3 anos): Gincanas, exercícios com bolas, atividades táteis, pintura de corpo, encher e esvaziar recipientes, entre outras.

O que a psicomotricidade defende?

3 A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança. A educação psicomotora refere-se à formação de base indispensável a todo ser humano, assegurando o desenvolvimento funcional e a interação com seu semelhante.

Como se caracteriza a psicomotricidade funcional?

Segundo Negrine (2002), a psicomotricidade funcional compreende o desenvolvimento psicomotriz a partir de bases teóricas de neuroanatomia funcional. Tal fundamento situa-se na concepção de que o processo de desenvolvimento humano é decorrente dos processos de maturação.

Qual a importância da psicomotricidade na aprendizagem?

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.

Quais são as etapas do desenvolvimento psicomotor?

estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade; estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7; estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e. estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.

Qual a importância do desenvolvimento dos elementos psicomotores na infância?

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.

O que é psicomotricidade e sua importância?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Qual a importância da psicomotricidade na Educação Infantil que benefícios ela proporciona às crianças?

A psicomotricidade na educação infantil é de grande importância, pois prevê a formação da base indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança possibilitando através de jogos e atividades lúdicas, que a mesma se conscientize sobre seu corpo.

Por que é importante que os professores de educação infantil conheçam os conceitos psicomotores?

Os conceitos de psicomotricidade são apresentados para buscar maior compreensão da necessidade do trabalho corporal, integrando mente e corpo de modo a permitir que a criança perceba o seu corpo, domine os seus movimentos e melhore sua expressão corporal, paralelo a isso assegura o desenvolvimento intelectual ...

Qual é o papel do educador frente aos desafios das atividades psicomotoras?

O desenvolvimento psicomotor requer o auxílio constante do professor por intermédio de diferentes estimulações, tornando possível à criança dominar o seu corpo e os comandos motores dentro do contexto social e afetivo em que vive.

Quais os tipos de psicomotricidade?

Conheça quais são as áreas psicomotoras
  • Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
  • Coordenação motora fina. ...
  • Lateralidade. ...
  • Organização espacial-temporal. ...
  • Esquema corporal.

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