Quais os tipos de servidão?

Perguntado por: Samuel Domingues Amaral  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

Servidão de passagem
  • servidão coativa;
  • servidão coerciva;
  • servidão predial.

Quais os tipos de servidões?

Dentre os critérios de classificação, considerando o seu modo de exercício, as servidões podem ser contínuas ou descontínuas, bem como aparentes ou não aparentes.

O que é servidão exemplo?

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subseqüente registro no Cartório de Registro de Imóveis. Exemplo é a de passagem ou de trânsito.

O que caracteriza servidão?

A servidão tem natureza jurídica de direito real sobre coisa alheia de gozo ou fruição. É um direito exercido sobre uma coisa imóvel pertencente a outrem, uma vez que não se admite servidão sobre coisa própria. Nisso a servidão se distingue da propriedade, que é um direito real sobre coisa própria.

Quais os tipos de servidão administrativa?

Servidão administrativa
  • bem imóvel;
  • encargo;
  • indemnização;
  • utilidade pública.

Servidão (Direitos Reais) - Resumo Completo

20 questões relacionadas encontradas

O que significa servidão pública?

183) a servidão pública é o direito público real constituído por pessoa jurídica de direito público sobre imóvel de domínio privado para que este, como prolongamento do domino público, possa atender os interesses coletivos.

Quais são os sujeitos que compõem a servidão?

Servidão é o provento ou facilidade prestado por um prédio, em favor de outro, pertencentes a donos diversos. O prédio prestador é o SERVIENTE, e o favorecido é o DOMINANTE.

Como funciona a lei da servidão?

O dono de uma servidão pode fazer todas as obras necessárias à sua conservação e uso, e, se a servidão pertencer a mais de um prédio, serão as despesas rateadas entre os respectivos donos. As obras devem ser feitas pelo dono do prédio dominante, se o contrário não dispuser expressamente o título.

Quem é o dono de uma servidão?

A servidão não se presume, pois, constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

Qual a diferença de servidão?

A servidão é diferente da escravidão, já que que a condição dos servos era distinta da dos escravos. A relação que os servos tinham com os seus senhores, embora de clara dependência, era bilateral. O senhor concedia aos servos terra (gleba) para viverem e cultivarem, assegurando-lhes protecção contra ataques externos.

É necessário o registro da servidão?

Para que se institua uma servidão de passagem, é necessário o acordo entre os donos dos dois imóveis, que deve ser por escrito e registrado na matrícula do imóvel que irá ceder a servidão, no Registro de Imóveis.

Quantos metros tem que ter uma servidão?

Segurança e preservação. Faixa de servidão é uma faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão. Por determinações legais, essa faixa deve ter a largura de 20 metros, alinhada pelo centro do duto, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.

Como legalizar uma servidão?

O direito real de servidão somente se obtém mediante o registro do título no Registro de Imóveis competente, como previsto no art. 167, inciso I, item 6, da Lei dos Registros Público.

O que é terreno de servidão?

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subseqüente registro no Cartório de Registro de Imóveis.”

O que é uma servidão não aparente?

A servidão não aparente é uma servidão predial que não se revela por sinais visíveis e permanentes, para utilizar a expressão constante do nº 2 do artigo 1548º do Código Civil.

Quais são as causas de extinção da servidão?

Extinção das servidões
  • Renúncia da servidão pelo titular;
  • Quando tiver cessado, para o prédio dominante, a utilidade ou comodidade da servidão;
  • Quando o dono do prédio serviente resgatar a servidão.

Qual a lei da servidão de passagem?

Nestes casos, o artigo 1550º do Código Civil concede ao titular do prédio encravado o direito de exigir o acesso à via pública através de um dos prédios vizinhos. A esta possibilidade de utilizar prédio alheio em seu proveito chama-se servidão de passagem.

O que é servidão em nome de rua?

A servidão é uma "rua" geralmente estreita, onde carro não passa e muito comum em áreas de povoação açoriana. Geralmente fica em areas maia pobres. Sem planejamento urbano ou em lotes que foram partilhados em varios menores e onde precisa ser criado algum caminho para que as moradias possam acessar as vias principais.

Pode fechar servidão de passagem?

Se o vizinho ou terceiro faz o uso desta passagem mediante autorização do proprietário/possuidor do imóvel, é possível fechar a passagem (art. 1.210 e 1.288, CC), contanto que o outro imóvel não esteja encravado, ou seja, sem saída para qualquer estrada.

É possível usucapião de servidão?

O art. 1.242 a que a legislação civil se refere é a modalidade ordinária de usucapião. Assim, os requisitos para usucapir alguma servidão, em regra, são: exercício manso, pacífico, incontestado e ininterrupto por dez anos da servidão, animus domini, justo título e boa-fé.

O que é uma servidão forçada?

A servidão de trânsito constitui direito real de gozo sobre coisa alheia e deriva, na maioria das vezes, de acordo entre as partes, ao passo que a passagem forçada é restrição involuntária, infligida pela lei, dizendo respeito à falta de saída de um prédio para a via pública, exigindo-se, portanto, o encravamento do ...

Qual a diferença entre servidão de passagem e direito de passagem?

A servidão exige tão somente que proporcione utilidade, nos exatos termos do art. 1.378 CC. Já a passagem forçada é hipótese de direito de vizinhança na qual o dono do prédio que não tiver acesso à via pública pode, mediante pagamento de indenização cabal, constranger o vizinho a lhe dar passagem.

Porque chama servidão?

A servidão era uma espécie de escravidão mais branda, pois, ainda que os servos não fossem vendidos, estavam obrigados por toda a vida a entregarem produtos e prestarem serviços a seus senhores. Além disso, não eram proprietários das terras em que trabalhavam, pois estas lhes eram "emprestadas" pelos senhores.

O que é servidão no Brasil?

O Código Penal Brasileiro caracteriza a condição similar a escravidão como a submissão a trabalhos forçados ou jornadas exaustivas, sujeição a condições degradantes de trabalho e a restrição de locomoção do trabalhador.

Qual a diferença entre desapropriação e servidão?

A desapropriação retira a propriedade do particular, enquanto a servidão apenas lhe impõe o ônus de suportar um uso público. Na desapropriação, indeniza-se a propriedade e sempre há indenização. Na servidão, indeniza-se o prejuízo que o uso público pode vir a causar para o proprietário.

Artigo anterior
Quais são os animais homeotérmicos?
Artigo seguinte
Como preencher queixo?