Quais os tipos de saberes de docência que são importantes para a construção da identidade profissional do professor?

Perguntado por: Cátia Helena Fonseca Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
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Neste sentido, são identificados três tipos de saberes da docência: a) da experiência, que seria aquele aprendido pelo professor desde quando aluno, com os professores significativos etc., assim como o que é produzido na prática num processo de reflexão e troca com os colegas; b) do conhecimento, que abrange a revisão ...

Quais são os saberes docentes essenciais na construção do conhecimento profissional?

Segundo a autora, são três os saberes necessários ao exercício da docência, isto é: 1) saberes da experiência, que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida; 2) saberes da área do conhecimento, conhecimentos específicos, conhecimentos científicos, pois ninguém ensina o que não sabe e; 3) saberes ...

Quais são os 4 saberes docentes?

São eles: 1) saber disciplinar, referente ao conhecimento do conteúdo a ser ensinado; 2) saber curricular, referente à transformação dos saberes produzidos pela ciência num corpus que será ensinado nos programas escolares; 3) saber das ciências da educação, relacionado com o conjunto de conhecimentos profissionais ...

O que são os saberes da docência?

São aqueles saberes, adquiridos pelo educador, relacionados ao conteúdo que será ensinado em sala de aula, ou seja, são os conhecimentos do conteúdo disciplinar, que será repassado aos alunos.

Quais são os saberes necessários à prática educativa?

Saberes necessários à prática educativa
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. ...
  3. CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. ...
  4. A AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. ...
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Saberes docentes e identidade profissional

39 questões relacionadas encontradas

Quais os saberes necessários à prática educativa Segundo Paulo Freire?

A prática educativa envolve afeto, emoção, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança e da construção real da cidadania. A Pedagogia da Autonomia está fundamentalmente alicerçada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando.

Quais são os saberes?

Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de 'saberes': o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático- curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação.

Como saberes docentes podem ser compreendidos?

A prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles. O saber docente então é como um saber plural. Formado pela mistura, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.

Qual a importância dos saberes docentes para a formação do professor?

os saberes pedagógicos são imprescindíveis no processo ensino aprendizagem, uma vez que a principal função do professor é levar o aluno ao conhecimento, tornando-o uma pessoa crítica, autônoma e responsável, num processo de construção de novos saberes e, principalmente, da dignidade e auto-estima do aluno.

O que significa a palavra saberes?

Significado de Saberes

substantivo masculino plural Conhecimentos; a reunião do que expressa sabedoria, sapiência; conjunto de conhecimentos sobre algo ou alguém: saberes científicos. Etimologia (origem da palavra saberes). Plural de saber.

Quais são os saberes profissionais?

Para ele, os saberes da formação profissional são aqueles transmitidos pelas instituições de formação profissional e passam a ser incorporados à prática docente.

O que são saberes específicos?

Os saberes específicos são aqueles que o professor adquire na sala de aula no processo de formação. Esses saberes precisam fazer parte da bagagem do professor através do estudo, da aprendizagem e da participação em projetos de pesquisa sobre o assunto.

Que tipos de saberes docentes caracterizam a profissão professor?

Outro conjunto de saberes identificados por Gauthier et al como pertencentes ao reservatório de saberes da profissão docente são os saberes da tradição pedagógica. Eles referem-se às representações que cada professor possui a respeito da escola, do professor, dos alunos, dos processos de aprender e ensinar, etc.

Quais saberes futuros Você precisa aprimorar para melhor desempenhar as funções docentes na EPT?

Boa leitura!
  • Ser entusiasta das novas tecnologias. ...
  • Estar conectado e ser multidisciplinar. ...
  • Ser bilíngue. ...
  • Desenvolver sua inteligência emocional. ...
  • Promover a educação socioemocional.

Qual a importância dos saberes docentes?

Os saberes e conhecimentos docentes são imprescindíveis para que o professor possa ter boa execução de seu trabalho, por isso, eles devem ser estudados desde o processo de formação deste profissional.

Qual a importância da prática de formação docente?

Portanto, a prática se tornou o meio para o desenvolvimento dos saberes experienciais da pesquisadora enquanto futura professora da EPT, pois proporcionou a relação com os estudantes, os professores, os conhecimentos do mundo de trabalho destes, bem como a realidade da sala de aula, e da escola, com todos seus desafios ...

Qual a importância da formação docente na prática pedagógica?

O processo de formação docente é essencial para que o professor seja provido de conhecimentos teóricos que, unidos às suas experiências cotidianas, o façam vencer as dificuldades e os problemas da profissão, obtendo assim, a sua realização profissional e pessoal.

O que é saberes sociais?

1 Sobre Saberes Sociais

conjunto de conhecimentos e habilidades, valores e atitudes que são produzidos pelas classes, em situação histórica dada de relações, para dar conta de seus interesses” (GRZYBOWSKI, 1986, p.

Qual a diferença entre saberes e conhecimentos?

John Grote (apud LALANDE, 1993) estabeleceu a distinção entre conhecimento e saber, afirmando que o primeiro se refere simplesmente a uma familiaridade com o objeto conhecido; já o segundo é mais intelectual, admite conceitos, juízos do objeto conhecido.

O que são saberes e conhecimentos na educação infantil?

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Qual é o pensamento de Paulo Freire sobre os aspectos prática educativa pedagogia da libertação e critica do diálogo a dialética como ele estabelece essa relação?

Segundo Paulo Freire, é pensando a prática que se é capaz de melhor compreender o que se faz e assim preparar-se para uma prática melhor, percebendo teoria e prática, jamais isolada uma da outra, mas uma relação de processo em que pensar a prática é a forma de aproximação do ato de e se pensar certo.

Quais os saberes necessários para que o docente tenha uma prática educativa com base na ética estética?

A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. ... Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando.

Como é o processo de aprendizagem segundo a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire?

Nas palavras de Freire, o professor deve exercer a prática docente para que os alunos tenham autonomia para aprender sem pressões. Nas diferentes realidades educacionais, a prática docente deve procurar aguçar a curiosidade dos alunos principalmente por meio de pesquisas na troca de saberes.

Como afirma Tardif 2010 a relação dos docentes?

Tardif (2010) afirma que o saber do professor deve ser entendido a partir da relação que mantém com o trabalho escolar e o ambiente da sala de aula. A partir das relações mediadas pelo trabalho, o professor constrói seus princípios norteadores para o enfrentamento as situações cotidianas da atividade docente.

Quais saberes necessários para atuar na educação infantil?

Nesse sentido, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas, considerando a fase de desenvolvimento e a livre-expressão das crianças, como também as diversas linguagens: oral e escrita, matemática, artística, corporal, musical, temporal e espacial.

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