Quais os tipos de resíduos perigosos?

Perguntado por: Melissa Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

Quais são os resíduos perigosos?
  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

Quais são os 3 tipos de resíduos?

Tipos de resíduos: entenda como é feita a classificação
  • Os diferentes tipos de resíduos.
  • Resíduos urbanos.
  • Resíduos industriais.
  • Resíduos de construção civil.
  • Resíduos de serviços de saúde.
  • Resíduos agrícolas.

São resíduos perigosos?

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.

Quais são os resíduos perigosos e porquê?

Alguns dos resíduos considerados perigosos são: Pilhas e baterias (sua composição apresenta metais que em contato com a natureza podem causar inúmeros malefícios); Lâmpadas fluorescentes (dentro de seu vidro, há mercúrio, metal pesado que intoxica animais e pessoas);

Quais são as classificações dos tipos de resíduos?

Classificação dos Resíduos:

a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

O que são Resíduos Perigosos?

30 questões relacionadas encontradas

O que são resíduos e quais os tipos?

Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...

O que são resíduos classe 1 e 2?

Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I. Os resíduos de classe II, por sua vez, não apresentam periculosidade.

Qual é o lixo mais perigoso?

– Lixo nuclear ou radioativo: produzido por atividades nucleares como projetos de pesquisa, procedimentos de saúde, fabricação de armas nucleares e funcionamento de usinas, esse é um lixo bastante tóxico e potencialmente perigoso.

Quais são os resíduos não perigosos?

Os resíduos não perigosos tipo A são materiais orgânicos, papel, vidro e metal, por exemplo. Já os resíduos não perigosos tipo B são materiais como entulho, sucata de ferro e aço.

Quais são os principais resíduos são prejudiciais ao meio ambiente fale sobre cada um deles *?

Os principais causadores da poluição hídrica são os efluentes industriais (produtos químicos, metais pesados), agrícolas (fertilizantes outros tipos de agrotóxico) e o esgoto doméstico. As consequências deste tipo de poluição são gravíssimas e afetam a saúde da população.

Quais características tornam os resíduos perigosos?

Resíduos Perigosos (Classe I)

De modo geral, para serem rotulados como perigosos, esses resíduos precisam apresentar ao menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e/ou patogenicidade.

O que são rejeitos exemplos?

Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado, absorventes femininos, camisinha e fraldas descartáveis.

Como é descartado resíduos perigosos?

A classificação dos materiais pode ser feita em laboratório, tomando como base a ABNT NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação. Se o produto for considerado classe I (perigoso), deve ser levado para aterro especial ou para passar por tratamento antes do descarte, como o coprocessamento.

Quais são os resíduos Classe 2?

Em resumo, os resíduos Classe II são todos aqueles que não se encaixam na Classe I. Ou seja, resíduos que não apresentam em suas composições características consideradas como perigosas. No entanto, mesmo não apresentando periculosidade, os resíduos Classe II também necessitam de atenção no descarte.

Quais são os resíduos de limpeza urbana?

Composição dos Resíduos Sólidos Urbanos
  • Matéria orgânica: restos de comida;
  • Papel e papelão: caixas, embalagens, jornais e revistas;
  • Plástico: garrafas e embalagens;
  • Vidro: garrafas, copos, frascos;
  • Metais: latas;
  • Outros: roupas e eletrodomésticos, por exemplo.

Quais os tipos de resíduos existentes e como devem ser descartados?

Segundo a lei federal 12.305/2010 que conciliou a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, existem vários grupos de resíduos existentes, mas os três tipos principais e que são mais comuns são os rejeitos, resíduos sólidos e líquidos, e dentre as diretrizes impostas na PNRS, cada um deve ter seu devido descarte ...

O que difere resíduos perigosos de não perigosos?

Resíduos Classe I – Perigosos

Para um resíduo ser considerado perigoso, esses devem apresentar pelo menos uma das características a seguir: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e/ou patogenicidade.

Qual a diferença entre resíduos perigosos e não perigosos?

Resíduos não perigosos não inertes (Classe II A)

Assim são classificados os resíduos não inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. Porém, não é correto dizer que os resíduos classe II A não oferecem riscos aos seres vivos ou ao meio ambiente.

Quais são os resíduos de classe 1?

A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.

O que são os 5 Rs?

Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar são as cinco palavras necessárias
  • Reduzir a diminuição de lixo.
  • Reciclar é reaproveitar os materiais reduzindo o consumo de matérias primas. Repensar é poder refletir nas ações.
  • *Colaboração: Umapaz.

O que é o lixo verde?

O lixo verde é composto por todos os resíduos resultantes dos processos de remoção ou poda da vegetação, especialmente plantas e árvores. O conceito descreve os restos da arborização e engloba sobretudo os troncos, galhos e cascas de árvores, bem como folhas (secas ou verdes) e flores.

Quais são os 9 tipos de lixo?

A seguir, entenda melhor sobre os nove tipos de resíduos que são descartados pela população:
  1. 1 – Domiciliar: Talvez seja o mais comum e conhecido pelo cidadão. ...
  2. 2 – Comercial: ...
  3. 3 – Industrial. ...
  4. 4 – Público: ...
  5. 5 – Radioativo. ...
  6. 6 – Agrícola: ...
  7. 7 – Eletrônico. ...
  8. 8 – Hospitalar.

O que é classe II A?

Os resíduos classe II A são aqueles cujas características não se enquadram na classe I e nem na classe II B, podendo ter propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

O que é transporte de resíduos classe II A?

Resíduos classe II A – Não inertes:

Os resíduos classe II A – Não inertes, podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Têm baixa periculosidade, mas ainda oferecem capacidade de reação química em certos meios.

O que são resíduos Classe 3?

Classe 3 – Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo.

Artigo anterior
O que é signo linguístico exemplos?
Artigo seguinte
Qual o significado do número 520?