Quais os tipos de resíduos do serviço de saúde?

Perguntado por: Carlos Simão Gaspar de Neto  |  Última atualização: 14. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

São resíduos constituídos, por exemplo, de agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos, etc.

Quais são os 5 grupos de resíduos do serviço de saúde?

A RDC Anvisa nº 306/2004 classifica os RSS em cinco grupos, a saber: Grupo A: resíduos biológicos; Grupo B: resíduos químicos; Grupo C: rejeitos radioativos; Grupo D: resíduos comuns; e Grupo E: resíduos perfurocortantes( 6. Ministério da Saúde.

O que são resíduos do serviço de saúde?

RSS são aqueles resultantes de atividades exercidas em estabelecimentos que prestam serviços de saúde e que, por suas características, geram resíduos que necessitam de processos específicos de gerenciamento, que podem, ou não, exigir tratamento prévio à sua disposição final.

Quais são os 5 tipos de resíduos hospitalares?

agora, como:
  • GRUPO A (potencialmente infectantes) Que tenham presença de agentes biológicos que. ...
  • GRUPO B (químicos) que contenham substâncias químicas capazes de. ...
  • GRUPO C (rejeitos radioativos) ...
  • GRUPO D (resíduos comuns) ...
  • GRUPO E (perfurocortantes) ...
  • Informe Saúde. ...
  • MAIS ESPECÍFICA DOS RESÍDUOS DE SAÚDE.

Quais são os 4 tipos de resíduos?

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Web Aula: Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de resíduos e como são classificados?

Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.

Qual é a classificação dos resíduos?

4.2 Classificação de resíduos

Para os efeitos desta Norma, os resíduos são classificados em: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.

Quais são os resíduos do Grupo A?

Grupo A – Resíduos Infectantes

– Resíduos resultantes de atividades de vacinação com microrganismos vivos ou atenuados, incluindo frascos de vacinas com expiração do prazo de validade, com conteúdo inutilizado, vazios ou com restos do produto, agulhas e seringas.

Quais são os resíduos do grupo D?

Grupo D: resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Grupo E: materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas e lâminas de vidro, contaminados ou não.

Qual é o tipo de resíduo do hospital?

Alguns exemplos de lixo hospitalar são materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas e outros materiais plásticos; além de uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas.

Qual a cor do saco de lixo hospitalar?

Cada cor de saco de lixo hospitalar tem um propósito claro e definido: O saco preto ou cinza é utilizado para resíduos comuns que não apresentam riscos à saúde. O saco vermelho ou amarelo alerta para resíduos biológicos infectantes, lembrando que o seu conteúdo pode conter agentes patogênicos.

Quais são os lixos infectantes?

Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras.

É um exemplo de resíduo de serviço de saúde do grupo B?

Grupo B – Resíduos químicos

Ex.: Medicamentos para tratamento de câncer, reagentes para laboratório e substâncias para revelação de filmes de Raio-X.

O que descartamos no Grupo A?

Deve ser descartado em saco branco somente materiais não perfurocortantes que tiveram contato com material biológico, como kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores; sobras de amostras de fezes, urina e secreções sem agentes, luvas, máscaras, etc.

Em qual grupo está o resíduo químico?

Resíduos com risco químico se enquadram nesta definição e são classificados pela ANVISA, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada 222/2018, como Resíduos de Serviço da Saúde (RSS) do grupo B.

O que são os resíduos do grupo C?

Grupo C : rejeitos radioativos. Grupo D: resíduos comuns e todos os demais que não se enquadram nos grupos anteriores.

Quais são os resíduos grupo C?

RESÍDUO RADIOATIVO GRUPO C - São considerados rejeitos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02 - "Licenciamento de Instalações Radiativas", e para os quais a reutilização é ...

O que são os resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

Em qual grupo está o resíduo infectante?

A RDC 222/2018 da Anvisa classifica os resíduos perigosos do grupo A (Infectantes) em cinco subgrupos: A1, A2, A3, A4 e A5. Resíduos perfurocortantes (Grupo E) também podem estar contaminados com material possivelmente infectante.

São exemplos de resíduos do Grupo E?

Podemos exemplificá-los: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e ...

Como é feito o descarte do grupo C?

O descarte desse grupo deve ser feito através de sacos brancos leitosos e impermeáveis, contendo um símbolo de risco infectante.

Como é feito o descarte do grupo B?

Os resíduos do grupo B devem ser sempre acondicionados em embalagens rígidas, com tampa rosqueada ou na própria embalagem de origem, devidamente identificadas com o símbolo de substância química e a identificação da substância nelas contidas.

O que significa a sigla PGRS?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que define diretrizes de gerenciamento ambientalmente adequado de todos os resíduos que são gerados no estabelecimento, determinando estratégias de controle e monitoramento dos processos produtivos, visando evitar descartes/destinações inadequadas que ...

O que são os tipos de resíduos?

Resíduos sólidos e líquidos podem ser de dois tipos, de acordo com sua composição química: resíduos orgânicos, provenientes de matéria viva (por exemplo, restos de alimento, restos de plantas ornamentais, fezes, etc) e resíduos inorgânicos, de origem não viva e derivados especialmente de materiais como o plástico, o ...

Quais são os tipos de coleta de resíduos?

Tipos de Coleta
  • Coleta Seletiva. A Coleta Seletiva teve início nos anos 90 por meio da implantação do Projeto Adote uma Escola e recebeu significativa ampliação nos anos de 2000. ...
  • Coleta Conteinerizada (resíduos orgânicos) ...
  • Coleta Domiciliar. ...
  • Coleta Hospitalar.

Artigo anterior
Qual a diferença entre a quimioterapia branca e vermelha?
Artigo seguinte
Como ligar o ar condicionado no quente?