Quais os tipos de recursos terapêuticos utilizados pela fisioterapia?

Perguntado por: Gaspar José Paiva  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (22 avaliações)

Recursos utilizados nos tratamentos fisioterapêuticos
  • Cinesioterapia.
  • Eletroterapia.
  • Termoterapia.
  • Fototerapia.
  • Mecanoterapia.
  • Massoterapia.

O que são recursos Fisioterapeuticos?

São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objectivo recuperar a função dos mesmos.

Quais os tipos de recursos terapêuticos manuais?

Dentre o conjunto de técnicas manuais, destacam-se a massoterapia, a pompagem, a mobilização articular e tração, a mobilização neural e as técnicas de quiropraxia e osteopatia, baseando-se nos conhecimentos da anatomia palpatória, biomecânica e cinesiologia.

O que são recursos terapêuticos manuais?

Os Recursos Terapêuticos Manuais (RTM) vem sendo uma ferramenta muito utilizada entre todos os tipos de pessoas no combate aos mais diversos tipos de dores, pois a técnica abrange resultados rápidos e eficazes contra; Dor Muscular; Dor Nervosa; ... Dor Cartilaginosa.

Quais são as técnicas de RTM?

As técnicas consistem em manobras de tração cervical, torácica, lombar e global, realizadas de diversas formas, com o objetivo de tratar disfunções de ordem neurológica ou osteomioarticular.

AULA SOBRE RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS - INDICAÇÕES DA TERAPIA MANUAL

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de mobilização?

Estique e dobre o cotovelo lentamente.
  • 1 - Mobilização do ombro.
  • 2 - Mobilização do cotovelo.
  • 3 - Mobilização das mãos e dedos.

Quais são os recursos terapêuticos?

Recursos terapêuticos podem ser atividades, objetos, técnicas e métodos utilizados com o objetivo de auxiliar o cliente durante seu processo de reabilitação.

Quais são os princípios para uso do recurso terapêutico manual?

As técnicas de terapia manual são manipulações, mobilizações e exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, produzir elasticidade a fibras aderidas, estimular o líquido sinovial e promover a redução da dor.

Como funciona a terapia manual?

A Terapia manual é um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Seu objetivo é obter de forma direta reações fisiológicas que equilibram e normalizam alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como as manifestações de dores.

Como funciona a fisioterapia manual?

O que é Terapia Manual? É uma área da Fisioterapia voltada para o tratamento de condições neuro-musculoesqueléticas. É baseada em raciocínio clínico e utiliza abordagens de tratamento específicas, incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos.

Como surgiu a terapia manual?

A medicina manual é tão antiga quanto a ciência e a arte da medicina propriamente dita. Há fortes indícios de que o uso dos procedimentos da medicina manual na Tailândia antiga, como mostram esculturas de pelo menos 4000 anos. O uso das mãos no tratamento de traumatismos e doenças foi praticado pêlos egípcios antigos.

Quais os benefícios da terapia manual?

6 benefícios da terapia manual para o corpo humano
  • Indicações.
  • 1- Cuidado integrativo.
  • 2- Diminuição das tensões.
  • 3- Redução de dores musculares e das articulares.
  • 4- Estimula a lubrificação intra-articular.
  • 5- Previne contra bloqueios intra-articulares.
  • 6- Mais flexibilidade e resistência para tecidos conectivos.
  • Conclusão.

Quais são as áreas que um fisioterapeuta pode atuar?

Veja, a seguir, algumas das principais áreas em que um fisioterapeuta pode atuar!
  1. Acupuntura. ...
  2. Fisioterapia Aquática. ...
  3. Fisioterapia Cardiovascular. ...
  4. Fisioterapia Dermatofuncional. ...
  5. Fisioterapia do Trabalho. ...
  6. Fisioterapia Esportiva. ...
  7. Fisioterapia em Gerontologia. ...
  8. Fisioterapeuta Neurofuncional.

Quanto uma fisioterapeuta ganha por mês?

De acordo com o site Salário.com.br, um fisioterapeuta geral recebe, em média, R $3.025 mensais dentro do mercado de trabalho brasileiro, para uma jornada de trabalho de 31 horas semanais. Porém, o teto salarial, levando em conta todos os profissionais em regime CLT do Brasil em 2021, fica em torno de R $5.883,62.

Quais recursos terapêuticos podem e devem ser usados para se recuperar a função do paciente?

Também podem ser usados exercícios com bolas, resistências, espelhos, pesos, camas elásticas, rampa, faixas elásticas e tudo o que for necessário para melhorar a capacidade física e mental do paciente. Entretanto, também pode-se recorrer ao uso de TENS, ultrassom e bolsas de água quente ou gelo, conforme a necessidade.

Qual é o objetivo da terapia manual?

O objetivo das técnicas de terapia manual aplicadas sobre os tecidos musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos, para obter de forma direta ou reflexa reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas.

Quais os efeitos fisiológicos importantes da terapia manual?

Diversos mecanismos neurofisiológicos estão envolvidos com os efeitos das técnicas de terapia manual. Os principais efeitos da aplicação das técnicas são: hipoalgesia, inibição do espasmo muscular por influência na excitabilidade do motoneurônio, melhora do controle motor e repercussões no sistema nervoso autônomo.

Quem pode fazer terapia manual?

Como ela é guiada por evidências científicas e aspectos biopsicossociais (fatores biológicos, genéticos, bioquímicos, fatores psicológicos e fatores sociais) de cada paciente, a terapia manual pode ser utilizada por pessoas de diferentes idades e classes sociais.

Quais os efeitos fisiológicos do método Kaltenborn?

A ação manual sobre os tecidos é realizada dentro dos limites da mobilidade fisiológica. Este conjunto de métodos e de atos poderão desencadear assim mesmo respostas vegetativas e estimular também a circulação linfática e/ou sangüínea.

Quais os efeitos da mobilização articular?

Os efeitos da mobilização articular incluem a diminuição das restrições capsulares e quebra de aderências, distração de tecidos impactados, promoção do movimento e lubrificação das cartilagens articulares saudáveis.

Quais as indicações e Contra-indicações da mobilização articular e os efeitos?

A principal indicação para a mobilização articular é a disfunção articular do tipo hipomóvel, ou seja, com mobilidade reduzida. Uma vez que a mobilização conjunta mobiliza uma articulação, a mobilização articular é indicada para articulações que tenham perdido mobilidade (hipomóvel).

O que é uma atividade terapêutica?

Proporcionam um contexto apropriado para a partilha e expressão de sentimentos, e uma oportunidade para que os indivíduos aprendam mais sobre si próprios e sobre a relação com os outros.

O que é a mobilização articular?

A mobilização articular refere-se aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares3,4.

Como funciona a eletroterapia?

Como funciona a eletroterapia? Basicamente, a eletroterapia faz uso de estímulos elétricos com dois objetivos: para interferir na transmissão dos sinais de dor para o cérebro, ou para estimular a contração muscular ao influenciar a atividade elétrica muscular.

Artigo anterior
Qual tem mais proteína feijão ou lentilha?
Artigo seguinte
Qual que é a temperatura ambiente?