Quais os tipos de reconhecimento abordados por Zimerman?

Perguntado por: Vicente Coelho  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

Os quatro vínculos : amor, ódio, conhecimento, reconhecimento na psicanálise e em nossas vidas / David E. Zimerman. – Porto Alegre : Artmed, 2010.

Quem é Zimerman?

Zimmermann, David. Psiquiatra e psicanalista, formou-se em 1946 na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul. ... Por duas vezes foi vice-presidente da Associação Psicanalítica Internacional e secretário associado para a América Latina da mesma instituição.

O que Sigmund Freud nós fala sobre o ódio?

Freud afirma que, na origem, amor e ódio não concernem às pulsões. Ele escreve: "O ódio, enquanto relação de objeto, é mais antigo que o amor: nos primódios da origem ele tem sua fonte na recusa do mundo exterior que emite estímulos, recusa que emana do Eu narcísico" (Freud, 1915/1992: 184).

O que é k para Bion?

Bion (1965, 1970) diferencia este estado de K, designando-o O. K representa conhecimento sobre a própria experiência, enquanto O significa o nível mais profundo de quem somos, que nunca pode ser totalmente compreendido pela mente consciente, mas pode ser experienciado. O representa o desconhecido.

O que é a função alfa?

A função-alfa opera sobre as impressões sensoriais e emocionais que o indivíduo experimenta, formando elementos-alfa, esses, são utilizáveis ao pensamento consciente, inconsciente e pelo pensamento onírico.

Aula sobre AS SETE ESCOLAS DE PSICANÁLISE (ZIMERMAN)

42 questões relacionadas encontradas

Quem foi Bion e quais suas principais contribuições para a psicanálise?

Bion se destacou pelo trabalho que realizou como psicanalista em pacientes com transtornos psicóticos. Em um primeiro momento ele baseou seus estudos nas teorias de Melanie Klein e de Sigmund Freud. Posteriormente, criou seu próprio campo teórico e inclusive ampliou conceitos previamente estabelecidos por Klein.

Como já dizia Freud?

Frases de Freud
  • Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro. ...
  • Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! ...
  • Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa. ...
  • A felicidade é um problema individual.

Quanto de você existe naquilo que você odeia Freud?

Sigmund Freud - "Quanto de você existe naquilo que você odeia?" Sigmund Freud | Facebook.

O que seria uma pessoa ambivalente?

A ambivalência caracteriza-se pela presença concomitante de juízos contraditórios sobre o mesmo objeto, isto é, o indivíduo sente-se atraído por dois impulsos de sentido oposto em simultâneo e fica sem saber qual deles seguir.

Quais são para Zimerman 2008 os grandes méritos de Freud?

No período de 1912 a 1915, segundo Zimerman (2008), Freud propôs aos médicos que exerciam a psicanálise as suas cinco regras teóricas: livre associação de ideias, a da abstinência, atenção flutuante, a da neutralidade e a do amor a verdade.

O que é ambivalência exemplos?

substantivo feminino Caráter daquilo que possui dois aspectos muito diferentes. Condição de ambivalente, do que apresenta simultaneamente valores opostos. [Psicologia] Simultaneidade de dois sentimentos ou pontos de vista opostos, em relação a algo ou alguém: sentir amor e ódio ao mesmo tempo é ambivalência.

O que é amor ambivalente?

Ambivalência afetiva: Sim, é possível sentir emoções opostas ao mesmo tempo. Raiva e felicidade, tristeza e alegria, medo e desejo… ... O termo surgiu após o psiquiatra Eugene Bleuler adotá-lo, em 1911, para se referir ao estado de espírito em que duas emoções opostas coexistem, como amor e ódio.

O que é ambivalência sinônimo?

13 sinônimos de ambivalência para 1 sentido da palavra ambivalência: Caráter do que é ambíguo: 1 ambiguidade, confusão, equívoco, dúvida, incerteza, hesitação, indecisão, indeterminação, irresolução, vacilação, insegurança, obscuridade, imprecisão.

Qual a frase mais famosa de Freud?

Freud: frases
  • “Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.”
  • “Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.”
  • “Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo.”
  • “Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.”

Quando falamos do outro existe algo de muito nosso naquilo?

Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, o criador da psicanálise, que traz os seguintes dizeres: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo".

O que incomoda no outro Freud?

O que você vê no outro é sempre um reflexo seu, porque só te incomoda no outro o que tem ressonância em você.

Como dizia Freud?

  • Quem foi Freud? ...
  • Frases de Freud: “
  • “Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte” ...
  • “O outro desempenha sempre na vida de um indivíduo o papel de um modelo, de um objeto, de um associado ou de um adversário” ...
  • “Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida”

O que Freud fala sobre pensamentos?

De acordo com o Freud, o processo de pensamento tem ligação direta com nosso sistema psíquico. O ato de pensar pode ativar ou inibir os complexos de sensações associadas que tornam possível o fenômeno representacional psíquico.

Quando olhares para trás verás que?

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”

Quais são os supostos básicos de Bion?

O líder do grupo, neste pressuposto básico, está por nascer, e pode ser uma "pessoa ou idéia" que salvará o grupo. Bion entende que esta "salvação" é, na verdade, dos sentimentos de ódio, destrutividade e desespero com relação ao seu próprio grupo ou a outro (daí a referência ao messias).

Quais foram as originalidades conceituais de Wilfred Bion?

De forma convergente, Bion também trouxe contribuições originais à nossa compreensão do mito edípico e do Complexo de Édipo, como os conceitos de situação edípica e de pré-concepção edípica.

O que é espírito de grupo para Bion?

MENTALIDADE DE GRUPO, para Bion, designa que um grupo constituído como tal e funciona como uma unidade, com uma atividade mental coletiva própria e que muitas vezes se conflita com a mentalidade de cada um dos indivíduos componentes do todo grupal. ...

Como curar ambivalência?

Como fazer? Podemos tratar em algum outro momento das estratégias para lidar com a ambivalência. Mas um bom começo é: permita-se ter dúvida; permita-se buscar ajuda; vá junto com o seu familiar. A sua ambivalência é feita do mesmo material que a dele.

O que é uma coisa ambígua?

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

O que é ambiguidade e ambivalência?

Embora ambiguidade e ambivalência sejam sentimentos presentes no mundo contemporâneo, primeiro eles são distintos, ambiguidade divide o ser em direções opostas, e ambivalência é a dualidade de valores, entre o bem e o mal, um maniqueísmo moderno.

Artigo anterior
Quantos comprimidos de ibuprofeno 600 Posso tomar por dia?
Artigo seguinte
Qual o valor de uma aula particular de 1 hora?