Quais os tipos de psicomotricidade?

Perguntado por: William Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

Conheça quais são as áreas psicomotoras
  • Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
  • Coordenação motora fina. ...
  • Lateralidade. ...
  • Organização espacial-temporal. ...
  • Esquema corporal.

Quais os tipos de psicomotricidade na educação Infantil?

Profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos para trabalhar com a psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem podem realizar uma especialização em Psicomotricidade: Clínica, Institucional, Relacional ou o curso de Ludopedagogia e/ou Psicomotricidade.

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Quais são os 7 Elementos da psicomotricidade?

Psicomotricidade
  • Esquema Corporal;
  • Equilíbrio;
  • Lateralidade;
  • Ritmo;
  • Organização espaço-temporal;
  • Tônus;
  • Imagem Corporal;
  • Coordenação global ou motora ampla;

Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

O que é Psicomotricidade? Entenda o conceito | 5 Minutos

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as áreas de atuação da psicomotricidade?

De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade, os campos de atuação profissional para quem tem formação na área são: Psicomotricidade Educacional: ensino básico e ensino superior, incluindo educação especial e outras modalidades. Psicomotricidade Hospitalar: UTI, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas.

Quais os três campos de atuação da psicomotricidade na Educação Infantil e suas atividades?

Hoje em dia, a psicomotricidade na educação infantil e suas atividades se dão por meio de três campos de atuação principais, considerados primordiais para análise e concepção de seus elementos: educação, reeducação e terapia.

Quais são os elementos da psicomotricidade e suas principais características?

A estruturação especial, portanto, é parte integrante de nossa vida; alias, é difícil dissociar os três elementos fundamentais da psicomotricidade corpo, espaço tempo e, quando operamos com toda dissociação, limitamo-nos a um aspecto bem preciso e restrito da realidade.

Qual é o elemento principal para o movimento psicomotor?

Esquema corporal – Considerado o principal elemento relacionado à Psicomotricidade na Educação, o esquema corporal é caracterizado pelo conhecimento pré-consciente do indivíduo em relação ao seu próprio corpo, de modo que seja possível executar movimentos e lidar de forma madura com objetos e pessoas em seu entorno, ...

Quais são os fatores da psicomotricidade?

Fonseca (1995) indica que os fatores psicomotores são tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estruturação espaço temporal, praxia fina e praxia global.

Qual a tríade da psicomotricidade?

Pode-se entender que a psicomotricidade está associada ao processo de evolução do corpo. O corpo é a origem não somente das aquisições cognitivas e orgânicas como também sustenta a tríade dos conhecimentos: o movimento, o intelecto e o afeto.

O que diz Piaget sobre a psicomotricidade?

Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.

Quais os conceitos de psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

Quais são os elementos psicomotores na infância?

Para saber como estimular corretamente as áreas psicomotoras e contribuir no processo de desenvolvimento da criança, é preciso conhecer cada uma elas.
  • Coordenação motora global. ...
  • Coordenação motora fina. ...
  • Lateralidade. ...
  • Organização espacial-temporal. ...
  • Esquema corporal.

Quais são os tipos de lateralidade?

Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. Na lateralidade cruzada é a mesma salientada acima, ou seja, a criança é, por exemplo, destra da mão e do olho, canhota do pé.

O que é Psicomotricista infantil?

O que é a psicomotricidade infantil

A psicomotricidade infantil trata-se de uma ciência que estuda a relação das funções motoras da criança com as funções psíquicas. Ou seja, a relação que existe entre o corpo e a mente. Desde o ventre materno o bebê passa por diversos estágios de amadurecimento dos seus movimentos.

O que é o elemento psicomotor equilíbrio?

É a capacidade de manter-se sobre uma base reduzida de sustentação do corpo utilizando uma combinação adequada de ações musculares, parado ou em movimento. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar. Pode ser estático ou dinâmico.

Qual a importância dos elementos psicomotores na infância?

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.

Quais são as etapas do desenvolvimento psicomotor?

estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade; estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7; estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e. estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.

Qual a importância das atividades psicomotoras na educação infantil?

Por meio de atividades psicomotoras desenvolve as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, propiciando a criança melhor coordenação. As atividades psicomotoras também auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, pois o desenvolvimento físico-motor e cognitivo caminha juntos.

Qual a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil no seu cotidiano e nas suas atividades de vida diária?

A psicomotricidade na educação infantil é de grande importância, pois prevê a formação da base indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança possibilitando através de jogos e atividades lúdicas, que a mesma se conscientize sobre seu corpo.

Como trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil?

Na escola, os professores, devem propiciar oportunidades para que, através de jogos e atividades lúdicas, o aluno possa se conscientizar de seu corpo. Atividades para crianças pequenas (até 3 anos): Gincanas, exercícios com bolas, atividades táteis, pintura de corpo, encher e esvaziar recipientes, entre outras.

Qual é a função do Psicomotricista?

O especialista em psicomotricidade é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na sua relação com o ambiente e os processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões afetivas, cognitivas e motoras.

Quais são as duas ciências básicas que sustentam a psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada basicamente por dois campos: a psicologia e a neurologia.

Artigo anterior
Qual a importância da Psicologia do desenvolvimento para a formação e atuação do professor?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura a faculdade de Pedagogia infantil?