Quais os tipos de poluição sonora existentes?

Perguntado por: Sara Luana de Gaspar  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)

Seguem-se alguns exemplos:
  • Ruídos de trânsito: buzinas, carros de som, barulho do fluxo dos carros.
  • Ruídos domésticos: sons de liquidificadores, aspiradores de pó, batedeiras, aparelhos de som, secadores de cabelo, cortadores de grama etc.
  • Ruídos industriais: equipamentos nas indústrias, máquinas, serras etc.

Quais são os tipos de poluição sonora?

As principais fontes de poluição sonora são: os transportes urbanos; aeroportos; as buzinas e sirenes; as construções; as máquinas; casas de show e templos religiosos; os aparelhos de som, entre outros.

Quais são os 7 tipos de poluição?

Abordaremos, a seguir, os principais tipos de poluição, destacando como eles são gerados e como prejudicam a vida humana e dos demais seres vivos.
  1. Poluição atmosférica. ...
  2. Poluição hídrica. ...
  3. Poluição do solo. ...
  4. Poluição térmica. ...
  5. Poluição sonora e visual. ...
  6. Poluição luminosa. ...
  7. Poluição radioativa.

Quais são as principais causas da poluição sonora?

A poluição sonora pode vir de várias fontes; a seguir revisamos as principais:
  • Tráfego automobilístico.
  • Tráfego aéreo.
  • Obras de construção.
  • Restaurantes e lazer noturno.
  • Animais.

Quais são os três tipos de poluição existentes no trânsito?

Dentre eles, cabe destacar: Monóxido de carbono: gás letal e imperceptível (não é possível ver ou sentir o seu cheiro), por isso muito perigoso. Resultante da queima inadequada de combustíveis. Gás carbônico (dióxido de carbono): resultante da queima de combustíveis fósseis.

Quais os tipos de poluição que existem?

44 questões relacionadas encontradas

O que é poluição e quais são os tipos?

Poluição é uma degradação do ambiente que causa efeito nocivo ao meio ambiente e aos seres vivos que ali se desenvolvem. A poluição pode ser causada pelo humano, porém também devido a processos naturais. Existem diferentes tipos de poluição, como a atmosférica, a hídrica, a dos solos, a sonora e a visual.

O que é poluição sonora e exemplos?

Seguem-se alguns exemplos: Ruídos de trânsito: buzinas, carros de som, barulho do fluxo dos carros. Ruídos domésticos: sons de liquidificadores, aspiradores de pó, batedeiras, aparelhos de som, secadores de cabelo, cortadores de grama etc. Ruídos industriais: equipamentos nas indústrias, máquinas, serras etc.

O que é considerado poluição sonora?

Essas práticas consistem em poluição sonora, que ocorre quando há excesso de ruídos que afetam a saúde mental e humana. Sabe aquela buzina no trânsito ou o vizinho que ouve o som alto? Essas práticas consistem em poluição sonora, que ocorre quando há excesso de ruídos que afetam a saúde mental e humana.

O que é poluição sonora e seus efeitos?

Poluição sonora ocorre quando os sons ultrapassam o limite auditivo normal e torna-se um instrumento nocivo à saúde. De modo geral, a partir de 60 decibéis os sons já podem ser considerados ameaças. Trata-se de um problema de saúde pública mundial e seus efeitos podem causar danos à saúde física e mental das pessoas.

Qual é o pior tipo de poluição?

Poluição sonora

Embora não se acumule no meio ambiente como outros tipos de poluição, ela causa vários danos ao corpo. Além da qualidade de vida das pessoas e, por isso, é considerada um problema de saúde pública mundial.

Quais são os tipos de poluição sonora e visual?

A poluição sonora se resume ao excesso de ruídos gerados pelo trânsito, construções e equipamentos eletrônicos. Estes ruídos causam desconforto e prejuízos à saúde dos cidadãos. Já a poluição visual está relacionada às excessivas formas de publicidade e comunicação visual, como anúncios, placas e outdoors.

Qual o tipo de poluição que mais afeta o meio ambiente?

De acordo com o Pnuma, a poluição do ar é o maior risco à saúde ambiental mundial, matando cerca de 6,5 milhões de pessoas prematuramente a cada ano no mundo e expondo nove em cada dez pessoas a níveis de poluição do ar ao ar livre.

Quais são os problemas causados pela poluição sonora?

Quais são os malefícios da poluição sonora? Muitos associam a poluição sonora com a perda auditiva, mas ela vai além. São alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, perda de desempenho cognitivo e outras várias doenças, que abordamos em mais detalhes abaixo.

Qual é a principal causa da poluição?

Para a FAO, entre as causas antropogênicas mais comuns da poluição do solo destacam-se: a indústria, a mineração, as atividades militares, a gestão de resíduos — incluindo o lixo tecnológico — e as águas residuais, a agricultura, a pecuária e a construção de infraestruturas urbanas e de transportes.

Qual a menor poluição sonora?

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.

Qual a lei de poluição sonora?

Qual é a definição jurídica de poluição sonora? R.: A Lei nº 6.938/81, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente, em seu art.

O que diz a lei sobre poluição sonora?

De acordo com a lei é proibido perturbar o sossego e o bem-estar público com ruídos, vibrações, sons excessivos e incômodos de qualquer natureza produzidos por qualquer forma que contrariem os níveis máximos de intensidade fixados por lei, ou seja, no período noturno são permitidos apenas 65 decibéis, equivalente a uma ...

Qual o número da poluição sonora?

III – COMO DENUNCIAR:

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.

O que é poluição sonora e como evitar?

A poluição sonora ocorre quando em um determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. O crescimento desordenado das cidades faz com que as pessoas fiquem expostas cada vez mais a elevados índices de ruídos.

Qual o artigo da poluição sonora?

Quanto à poluição sonora, é determinada pelo artigo 54 da Lei n. 9.605/1998, também chamada de Lei de Crimes Ambientais. Essa lei compreende poluição de qualquer natureza e que possa causar danos à saúde humana ou à de animais, além de destruição da flora.

Qual o órgão que controla a poluição sonora?

O decibelímetro precisa estar calibrado pelo Inmetro ou entidade integrante da Rede Brasileira de Calibração e ser manuseado por um agente capacitado a fim de evitar interferência de outros ruídos.

Quais são as consequências da poluição sonora e visual?

Pode-se constatar que um indivíduo, quando submetido diariamente à poluição sonora e a poluição visual, pode apresentar sérios problemas de saúde, como distúrbios neurológicos, psicológicos, físicos e cardíacos.

Quais podem ser as possíveis fontes de poluição em cada caso?

Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.

Artigo anterior
Qual a quantidade de acucar por dia?
Artigo seguinte
Quais são os processos organizacionais de uma empresa?