Quais os tipos de passivo?

Perguntado por: Camila Costa Pinheiro  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Existem vários tipos de passivos, de acordo com o setor e tipo de obrigações que eles se relacionam.
  • Passivos circulantes.
  • Passivos não circulantes.
  • Ambientais.
  • Passivos a descoberto.
  • Passivos permanentes.
  • Operacionais.
  • Passivos flutuantes.

Quais são os passivos?

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.

Qual a classificação do passivo?

O passivo, pela mesma lei n. 6404/76, é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: passivo circulante e passivo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do passivo, são o grau de exigibilidade e o ciclo operacional da entidade.

Como é dividido o passivo?

Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.

O que é passivo Exigivel e não Exigivel?

Passivo exigível são dívidas que vencerão em algum momento, então a organização da empresa deve ser primorosa. O não exigível, por sua vez, é composto pela diferença entre os ativos e passivos da companhia, assim ele não implica em uma dívida a ser paga.

ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE

39 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de passivo e passivo Exigivel?

Sendo assim, a principal diferença entre um passivo exigível para um passivo não exigível, está na representação de crédito entre ambos. No primeiro caso, é realizada para terceiros, enquanto no segundo é realizado para os proprietários da empresa.

O que é passivo exigível exemplos?

Dessa forma, também é conhecido como Passivo Exigível a Longo Prazo. Um exemplo são as contas parceladas e que serão quitadas em um prazo maior que um ano, como empréstimos tomados de instituições financeiras.

Quais os tipos de ativos e passivos?

Ativos Circulantes: Dinheiro em caixa, contas a receber, estoques de produtos. Passivos Circulantes: Contas a pagar, empréstimos de curto prazo, salários a serem pagos. Ativos Não Circulantes: Propriedades, máquinas, equipamentos. Passivos Não Circulantes: Empréstimos de longo prazo, debêntures, financiamentos.

Quais são os elementos do passivo?

Passivos = Dívidas de curto prazo + dívidas de longo prazo. Ativos = Bens, valores, créditos ou patrimônios.

Qual a ordem das contas do passivo?

Já os passivos — que ficam sempre no lado direito — vão seguir uma organização decrescente de prioridade de pagamentos das exigibilidades, como a seguir:
  • contas a pagar, comerciais e outras;
  • provisões;
  • obrigações financeiras (exceto as citadas acima);
  • obrigações relativos à tributação;
  • impostos diferidos;

Quais são os 5 elementos contábeis?

Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receita e Despesa.

Qual é a natureza do passivo?

As contas do passivo (passivo exigível e patrimônio líquido) são de natureza credora. Desta forma, quando tais contas são creditadas seu valor é aumentado e quando debitadas é diminuído.

Quais são os tipos de passivos financeiros?

Se esses passivos são as despesas, dívidas e obrigações financeiras que vencem em até um ano, são exemplos de passivos circulantes:
  • Empréstimos;
  • Notas promissórias;
  • Boletos;
  • Faturas;
  • Aluguel;
  • Luz;
  • Água;
  • Telefone;

Quais são passivos financeiros?

O que são passivos financeiros? Os passivos financeiros são as obrigações e dívidas de uma pessoa ou empresa. Por exemplo, os passivos de uma pessoa pode ser um serviço que assinatura que quase não é usado. Já em uma empresa,os salários dos funcionários são exemplos de passivos.

O que é passivo não financeiro?

No Passivo Não-Financeiro sao demonstrados os saldos das obrigações a curto e longo prazo e valores pendentes que nao provocaram efeitos financeiros durante o exercicio e sao considerados a divida fundada.

O que compõem o passivo circulante?

Alguns exemplos comuns de passivos circulantes incluem contas a pagar a fornecedores, salários a pagar, impostos, empréstimos de curto prazo, dividendos, entre outros. Os passivos circulantes são importantes porque podem impactar o fluxo de caixa da empresa a curto prazo.

Qual é a diferença entre o ativo e o passivo?

Diferença entre Ativo e Passivo

De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.

Quais tipos de ativo existem?

Tipos de ativos do balanço patrimonial
  • Ativo circulante.
  • Ativo não circulante.
  • Ativo financeiro.
  • Ativos fixos.
  • Ativos intangíveis.
  • Ativos tangíveis.

Quais são os passivos operacionais?

Entre os passivos podemos citar pagamento para fornecedores e funcionários, impostos e empréstimos, entre outras obrigações fiscais ou sociais. Em meio aos ativos e passivos temos o capital de giro, que é o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento da sua empresa.

É um exemplo de ativo?

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

O que é passivo a descoberto exemplo?

Passivo a Descoberto é o termo contabilístico que denota quando o valor da soma de bens e direitos não cobre o valor da soma das obrigações contraídas, ou seja, o Passivo (P) supera o Ativo (A). Sendo P > A, na equação contábil PL (Patrimônio Líquido) = A - P, conclui-se que PL < 0.

Qual é o passivo não circulante?

O que é passivo não circulante? O passivo não circulante é o conjunto de obrigações e dívidas de uma empresa que devem ser pagas dentro de um prazo superior a um ano. Ele é parte de um dos três componentes que constituem o balanço patrimonial de uma empresa: o grupo de passivos.

Quais as características do passivo?

O conceito de passivo envolve todas as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa. Quando consideramos o patrimônio da organização – e seu Balanço Patrimonial -, os passivos são apresentados como a conta credora, ao contrário dos ativos, que formam a conta devedora.

Artigo anterior
Quanto é 10 por cento de 7 bilhões?
Artigo seguinte
O que são recursos didáticos audiovisuais?