Quais os tipos de moldeiras Odontologicas?

Perguntado por: Carolina Henriques  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

As moldeiras convencionais (de estoque) podem ser divididas, conforme sua apresentação, em lisas ou perfuradas. As perfuradas são geralmente utilizadas quando há a necessidade de maior retenção do material de moldagem à moldeira, caso do alginato. Já as moldeiras lisas são utilizadas para godiva.

Como escolher a moldeira correta?

Para saber se uma moldeira é adequada ou não para o nosso paciente, ao experimentá-la devemos verificar se ela cobre todos os dentes, verificando se os últimos também estão incluídos neles, ou seja, se não estão impressionados com o material sem qualquer suporte fixo sob ele.

Quais os materiais das moldeiras dentárias?

São três os materiais de moldagem mais utilizados: alginato, godiva e silicone. Todos eles permitem fazer uma boa moldagem, mas trazem particularidades que podem ser vantajosas ou não para o seu consultório. Conheça melhor cada um deles.

Qual a função da moldeira quais os tipos de moldeiras encontramos no mercado?

A moldeira individual com o material de moldagem têm por função reproduzir fielmente em suas três dimensões o maxilar e a mandíbula, no seu comprimento, largura e altura. A moldeira individual é específica para o paciente em tratamento.

Quando usar moldeira parcial?

São utilizadas com intuito de reproduzir a arcada do paciente utilizando como material de moldagem alginatos ou outros materiais de impressão.

TIPOS DE MOLDEIRAS ODONTOLÓGICAS/2021

38 questões relacionadas encontradas

Para que serve a moldeira individual?

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

Quais das situações podem ser indicadas para a moldagem com alginato?

- Os alginatos são indicados para moldagem para a confecção de: modelos de estudos, modelos de trabalhos ortodônticos, modelo antagonista, modelo de transferência; modelo para placa de clareamento.

O que é uma moldeira?

Significado de Moldeira

substantivo feminino Utensílio em que se põem as substâncias para as moldagens. Etimologia (origem da palavra moldeira). Molde + eira.

Quais são os tipos de moldagem?

Existem dois tipos de moldagem e vocês vão entender a diferença a seguir.
  • Moldagem:é o ato de moldar o paciente, de obter o molde.
  • Molde: é a reprodução em negativo da parte da boca que foi moldada.
  • Modelo: é a réplica da boca do paciente oriunda do preenchimento do molde (geralmente em gesso)

Quais características que a moldeira individual deve possuir?

A moldeira individual deve conter espessura de aproximadamente 1 a 2 mm em toda a sua extensão (ASSAOKA, 2010), lisura, e manter distância de 2 a 3 mm entre a borda da moldeira e o fundo de sulco, além de desgastes nas regiões dos freios e inserções musculares, e retenções em toda a extensão da moldeira, para evitar o ...

Quais são os materiais Anelasticos?

MATERIAIS DE MOLDAGEM ANELÁSTICOS Gesso tipo l Godiva Pasta óxido de zinco e eugenol MATERIAIS ANELÁSTICOS Grupo de materiais que não sofrem distorções.

Qual a diferença entre silicone de adição e condensação?

Além disso por não sofrer alterações pode ser vazado em até 14 dias depois mantendo a mesma fidelidade inicial. Outro ponto é que diferentemente do silicone de condensação o molde feito com o silicone de adição pode ser vazado até 3 vezes sem problema algum.

Quais são os materiais de moldagem utilizados na odontologia e sua composição e características?

Existem inúmeros materiais de moldagem, dentre eles destacam-se os elastômeros, que são materiais elásticos não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição, silicone polimerizado por condensação, poliéter e polissulfeto.

Quais são os 5 cinco requisitos para julgar como adequada uma moldagem?

5 dicas para a obtenção de moldagens de qualidade
  • 2 – TAMANHO DA MOLDEIRA. A escolha de uma moldeira de estoque adequada contribui para uma moldagem bem sucedida. ...
  • 3 – SELAMENTO DA MOLDEIRA. ...
  • 4 – PREPARO DA MOLDEIRA. ...
  • 5 – INSERÇÃO DE MOLDEIRA EM BOCA.

É altamente recomendado o uso de adesivo próprio aplicado na moldeira?

Utilize o adesivo apropriado para moldeiras

Uma precisão máxima só pode ser alcançada com o uso de adesivo. Isto garante que o material de moldagem seja mantido na moldeira durante o endurecimento e a remoção da moldeira da boca do paciente.

Precisa de fazer molde da boca para usar aparelho fixo?

É preciso fazer molde para colocar aparelho fixo? Para todos os tipos de tratamentos com aparelho dentário é necessário fazer o molde.

Quais são as técnicas de moldagem?

As técnicas de moldagem avaliadas foram: 1-técnica de moldagem em fase única; 2- técnica do reembasamento, com alívio de 1mm para o material leve; 3 – técnica do reembasamento com alívio de 2mm para o material leve e 4- técnica do reembasamento com alívio em plástico de polietileno ("PVC").

Quais as etapas de uma moldagem?

A moldagem por injeção é um processo dinâmico e cíclico que pode ser dividido, simplificadamente, em seis etapas sucessivas: fechamento do molde, dosagem, preenchimento, recalque, resfriamento e extração.

Como são classificados os materiais de moldagem?

Os materiais de moldagem se dividem em anelásticos e elásticos. Os materiais anelásticos possuem como exemplo a Godiva e a Pasta de Óxido de Zinco e Eugenol. Já os materais Elásticos ainda podem ser divididos em Hidrocolóides ou Elastômeros. Os Hidrocolóides podem ser reversíveis ou irreversíveis (alginato).

O que é alginato odontológico?

O alginato ou hidrocolóide irreversível é um dos materiais de moldagem mais aceitos e utilizados na Odontologia. Os fabricantes produzem o pó de alginato contendo vários componentes, com diferentes finalidades.

Qual a diferença entre moldeira individual e base de prova?

Quais as diferenças entre base de prova e a moldeira individual? Moldeira individual: presença de cabo, maior espessura, limite aquém do fórnice de vestíbulo, maior alivio de áreas retentivas e é obtida pelo modelo anatômico.

Como é feita a moldagem funcional?

A moldagem funcional consiste em duas etapas - o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita - e tem como objetivos reproduzir os tecidos da área chapeável e determinar a extensão da prótese total12,13,19.

Porque uma moldagem com alginato deve ser vazada imediatamente?

4.3.6 Estabilidade dimensional

O molde de alginato, ao ficar exposto ao ar, perde água e sais (sinérese) e, ao ficar em contato com água, sofre embebição (ganho de água). Assim, o gesso deve ser vazado no molde de alginato o mais rápido possível.

Qual ou quais critérios devemos analisar antes de iniciarmos as moldagens para confecção de uma prótese total?

O passo inicial para a moldagem anatômica é a seleção adequada da moldeira de estoque para desdentados totais, que deve apresentar uma menor profundidade (ser mais rasa) e apresentar, nas bordas, a anatomia semelhante ao que é encontrado na região de fundo de vestíbulo oral, com os recortes correspondentes às inserções ...

Quais os requisitos para os materiais de moldagem?

O material de moldagem, considerado ideal, deve apresentar as seguintes propriedades:
  • Gosto e Odor Neutros, e ser atóxico;
  • Facilidade de manipulação;
  • Ser hidrofílico e ter um bom escoamento;
  • Tempo de trabalho e tempo de presa satisfatórios;

Artigo anterior
Por que bateria não dá choque?
Artigo seguinte
Quais são os seis reinos dos seres vivos?