Quais os tipos de lúpus que existem?

Perguntado por: Lourenço Fábio Assunção Freitas  |  Última atualização: 13. November 2024
Pontuação: 4.7/5 (55 avaliações)

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo (“V” do decote) e nos braços) e o sistêmico, no qual um ou mais ...

Quais são os 4 tipos de lúpus?

Existem quatro tipos de lúpus: sistêmico, discoide, neonatal e o induzido por drogas.
  • Lúpus sistêmico. Acomete diversos órgãos do organismo como pele, articulações, sistema nervoso, pleura, rins e pulmões.
  • Lúpus discoide. Doença que acomete exclusivamente a pele. ...
  • Lúpus neonatal. ...
  • Lúpus induzido por drogas.

Qual o tipo de lúpus que é mais grave?

Lúpus Sistêmico

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

Como fica o corpo de uma pessoa que tem lúpus?

Lúpus Discoide

Doença restrita à pele, que apresenta lesões arredondadas, vermelhas e descamativas, sendo notadas principalmente no rosto, couro cabeludo, região cervical e tronco. Estas lesões podem se tornar mais evidentes quando a pessoa se expõe ao sol.

Quais são os primeiros sinais do lúpus?

Os principais sintomas do lúpus são:
  • Dor, inchaço ou rigidez em uma ou mais articulações;
  • Rigidez muscular ou falta de flexibilidade;
  • Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto em forma de asa de borboleta;
  • Febre acima de 37,5º C;
  • Cansaço excessivo;
  • Lesões na pele que aparecem depois da exposição ao sol;

Quantos tipos de lúpus existem?

18 questões relacionadas encontradas

Quais órgãos o lúpus ataca?

O lúpus erite matoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos.

Qual é o exame que detecta o lúpus?

Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.

Como é a crise de lúpus?

Muitas pessoas se sentem muito cansadas ou têm dor, erupções na pele, febre, dor de estômago, dor de cabeça ou tonturas imediatamente antes de um surto. O paciente pode perceber que seus sintomas se intensificam depois da exposição ao sol ou depois de um longo dia de trabalho.

Quais doenças podem ser confundidas com lúpus?

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo. A fibromialgia, por exemplo, é diagnosticada através de um processo de exclusão de outras doenças, como o lúpus.

O que pode ser confundido com lúpus?

Como já dissemos, lúpus é uma doença e artrite é um dos principais sintomas do lúpus eritematoso sistêmico. Ou seja: existe uma relação lúpus-artrite, mas essa relação não pode ser vista como se fossem duas doenças distintas, mas sim como sendo a artrite um sintoma do lúpus.

Quais as dores que o lúpus causa?

ARTRALGIAS E MIALGIAS:

A dor nas articulações é conhecida como artralgia e nos músculos, como mialgias. Ambos os tipos de dor são frequentes nas pessoas com lúpus.

Qual a principal causa de morte no lúpus?

As principais causas associadas de morte foram: insuficiência renal, pneumonias, DAC e septicemias.

Quem tem lúpus tem direito a algum benefício?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto que inclui a epilepsia e o lúpus entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (PL 7797/10).

O que uma pessoa com lúpus não pode fazer?

Evitar fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade do lúpus, como o sol e outras formas de radiação ultravioleta; tratar as infecções; evitar o uso de estrógenos e de outras drogas; evitar a gravidez em fase ativa da doença e evitar o estresse são algumas condutas que os pacientes devem observar, na medida ...

Quem tem a doença lúpus tem direito a aposentadoria?

Tanto o lúpus quanto a epilepsia podem ser incapacitantes e ser causa de aposentadoria por invalidez quando a inspeção médico-pericial detectar um grau de disfunção social e laboral que inviabilize os serviços.

Quanto tempo dura o lúpus?

PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.

Qual doença autoimune e mais perigosa?

Causada por um desequilíbrio no sistema imune e na produção de anticorpos, a Lúpus é uma doença autoimune e inflamatória.

Como saber se estou em crise de lúpus?

Outros sintomas gerais acompanham as inflamações provocadas pelo lúpus, como cansaço, desânimo, febre, perda de apetite e emagrecimento. Mas a doença também pode provocar inflamações em outros órgãos, tecidos e células, como as membranas que cobrem pulmões e coração, células sanguíneas e rins.

Quais as 5 doenças autoimunes mais comuns?

Conheça algumas doenças autoimunes
  • Lúpus. De origem desconhecida, causa inflamação nas articulações (juntas), na pele e em outros órgãos. ...
  • Diabetes tipo 1. ...
  • Artrite reumatoide. ...
  • Tireoidite de Hashimoto. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Vitiligo. ...
  • Doença de Crohn. ...
  • Doença celíaca.

O que é lúpus emocional?

É o caso do lúpus, que atinge uma a cada 1.700 mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Com o estado emocional debilitado, os sinais da doença, como lesões na pele, feridas na boca, erupções cutâneas e fadiga tendem a aparecer ou se intensificar.

Quem tem lúpus sente dor nas pernas?

Estudos indicam que até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dores articulares e musculares. Artralgias e mialgias são comuns, juntamente com dores lombares e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM). No entanto, é crucial destacar que a dor nem sempre reflete a presença de inflamação.

O que é lúpus é perigoso?

O Lúpus é uma doença autoimune, na qual o sistema imunitário, em vez de proteger, ataca o próprio organismo, como se fosse uma guerra civil. Pode afectar quase qualquer órgão ou sistema do corpo. O Lúpus é grave? O Lúpus é uma doença crónica e potencialmente incapacitante.

Quando desconfiar de lúpus?

O lúpus cutâneo fica restrito à pele. Os sintomas mais comuns são lesões avermelhadas, principalmente, nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, couro cabeludo, colo “V” do decote e nos braços). Em alguns casos, podem evoluir para o lúpus sistêmico.

Como é a dor articular do lúpus?

PONTOS RELEVANTES. O lúpus pode afetar seus ossos e articulações. A artralgia e a artrite estão entre as manifestações mais frequentes do lúpus e podem aparecer no início ou ao longo da doença, como parte de um “surto", ou ser a única manifestação de atividade de doença no momento.

Qual remédio quem tem lúpus não pode tomar?

Uso de corticoides no tratamento do lúpus

Quando utilizados em doses elevadas (acima de 40 mg por dia) e por um período longo, podem causar problemas como sobrepeso, catarata, hipertensão (pressão alta), depressão etc.

Artigo anterior
Quanto ganha um engenheiro químico no brasil?
Artigo seguinte
Como saber se meu cartão pode fazer compra internacional?